segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

UMA ANÁLISE DE 2 TESSALONICENSES 2:1-8

Como todos sabemos a posição escatológica que é mais difundida em nosso país é a pré-tribulacionista. Neste ensinamento a Igreja deverá ser arrebatada antes da Grande Tribulação e, portanto, antes da manifestação do anticristo, uma vez que esta manifestação ocorrerá na Grande Tribulação.

Apesar da maioria dos cristãos evangélicos hoje serem pré-tribulacionistas há irmãos que pensam de forma diferente e apontam com clareza as falhas deste sistema escatológico. Por exemplo, podemos citar um ótimo estudo publicado pelo Pr. Zwinglio Rodrigues em seu blog com o título: 2 Tessalonicenses 2:1-3: Uma Pedra No Sapato (?) . Neste estudo podemos ver o problema que o texto de 2 Tessalonicenses causa para os pré-tribulacionistas. Gostaria então de dar minha contribuição para se ter uma ideia de como este texto gera problemas para a interpretação pré-tribulacionista.

ANALISANDO O TEXTO

verso 01-02: Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.

Veja que no texto acima Paulo esta falando da vinda de Jesus e nossa reunião com Ele (arrebatamento). Em outras palavras ele esta dizendo o seguinte: “No que se refere ao arrebatamento da Igreja, que ocorrerá na vinda do Senhor Jesus, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós como se o Dia do Senhor estivesse perto”. Em algumas traduções aparece como "Dia do Senhor já tivesse chegado", no sentido de estar muito próximo.

Então o assunto aqui é o arrebatamento da Igreja. E sobre este assunto ele exorta a todos que não se percam no entendimento deste assunto como se o Dia do Senhor estivesse perto.

Existem traduções que traduzem como “Dia de Cristo” e muitos afirmam que “Dia de Cristo” e “Dia do Senhor” se tratam de assuntos diferentes. Eu particularmente acredito que se tratam do mesmo dia, ou período pois Cristo é o único Senhor:

Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, ( como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores" ), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. 
1 Coríntios 8:5-6

Não há diferenças entre os termos Dia de Cristo e Dia do Senhor. De outra forma, o que faríamos então com os termos “Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Corintios 1:8), “Dia de Jesus Cristo” (2 Corintios 1:14), “Dia de Cristo Jesus” (1 Filipenses 1:6) e “Dia de Deus” (2 Pedro 3:12)? Cada um destes termos teriam entendimentos diferentes um dos outros? Creio que não.

De qualquer forma, independente do que se creia sobre estes dois termos, vamos analisá-los separadamente:

DIA DO SENHOR

1 Tessalonicenses 5:1-6 MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.

2 Pedro 3:3-14: Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e 
dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.


No texto de 1 Tessalonicenses 5:1-6 citado acima somos informados que o Dia do Senhor virá como um ladrão e, quando ele vier, os filhos da luz não serão pegos de surpresa com a chegada deste momento pois, por serem filhos da luz, não estão em trevas para não perceberem a proximidade da vinda do Dia. Para esta ideia fazer sentido (de não ser pego de surpresa quando o Dia do Senhor chegar) é necessário que a Igreja esteja na terra neste momento, sóbria e vigilante para não ser surpreendida pela chegada deste Dia.

Em 2 Pedro 3:3-14 Pedro nos informa a mesma coisa, o Dia do Senhor virá como um ladrão de noite, e também nos informa que a Igreja aguarda aqui na terra a chegada deste dia (procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis). Nos versos 05, 06 e 07 vemos também que a vinda do Dia do Senhor é comparada aos dias do dilúvio.

Creio que Paulo e Pedro, nos textos acima citados, estão sendo fiéis a Jesus quando instruiu que deveriam ensinar aos homens tudo o que lhes foi ordenado (Mateus 28:19-20). E os textos acima estão fortemente ligados às palavras do Senhor no sermão profético. No texto abaixo coloquei na cor amarela textos e expressões ligados a 1 Tessalonicenses 5:1-6, vermelha para expressões ligadas a 2 Pedro 3:3-14 e verde para expressões ligadas a ambos os textos.

E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homemPorquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homemEntão, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso SenhorMas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseisQuem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes
Mateus 24:37-51

É espantoso as semelhanças entre este 3 textos! Sem soma de dúvidas Paulo e Pedro estão se referindo a esta passagem do sermão profético quando falaram sobre o Dia do Senhor. Veja também que esta parte do sermão profético, que aliás vai até o final do capítulo 25, parece se dirigir à Igreja. A ligação entre estes textos é tão grande que se o pré-tribulacionista insistir que todo o sermão profético não foi dito à Igreja, mas sim aos judeus, então chegaremos a absurda conclusão de que as cartas de 1 Tessalonicenses e 2 Pedro também o foram e daqui a pouco podemos concluir que nenhuma epístola do Novo Testamento foi escrito para a Igreja. É muito evidente que isto não pode ser verdade. Fica patente então que os discípulos que receberam o sermão profético estão representando a Igreja.

E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei
Apocalipse 3:1-3

Veja no texto acima que o Senhor diz a igreja que esta em Sardes que, se não se arrepender e não vigiar seria pega de surpresa na vinda de Jesus como ladrão. Então o alerta à vinda de Jesus como um ladrão na noite é para a Igreja. Devemos nos arrepender e manter a vigilância para que naquele dia não sejamos pegos de surpresa. Porém, se os homens permanecerem em seus pecados e não se arrependerem, serão pegos de surpresa quando o Senhor vier, e de modo nenhum escaparão. Este texto de Apocalipse escrito para a Igreja é praticamente a mesma mensagem que Paulo passou aos Tessalonicenses. A diferença é que a mensagem de Paulo foi positiva quanto aos tessalonicenses enquanto que para a Igreja de Sardes a mensagem foi de repreensão. No entanto a base é a mesma, a vinda de Jesus será como um ladrão para os ímpios em geral mas os filhos da luz não serão pegos de surpresa quando este dia chegar.

Desta forma, baseado no que foi exposto acima, a maioria dos pré-tribulacionistas atuais acreditam que o Dia do Senhor começa logo após o arrebatamento da Igreja, com o início da Grande Tribulação. Isso parece muito lógico pois os textos informam claramente a presença da Igreja na terra até que venha este dia, além disso a vinda como um ladrão na noite é base para manter a vigiância, e a exortação a vigilância é voltada a Igreja baseada nesta ideia da vinda como um ladrão. Portanto, para a maior parte dos pré-tribulacionistas, a Grande Tribulação esta incluída no período “Dia do Senhor”. Sendo assim, quando Jesus vier arrebatar a Igreja, começa simultaneamente o Dia do Senhor, com o início do período tribulacional. Podemos ver isto, por exemplo, no manual de escatologia de J. Dwight Pentecost, considerado o melhor manual de escatologia para os pré-tribulacionistas:

"...o termo dia do Senhor, ou aquele dia, não se aplica a um período de 24 horas, mas a todo o plano de acontecimentos, incluindo o período de tribulação, o segundo advento e toda a era milenar. Pode-se dizer que assim será todo o período começando com os julgamentos da septuagésima semana até a era milenar" Capítulo 11, página 224

"Se o dia do Senhor não começasse até a segunda vinda, visto que esse acontecimento é precedido por sinais, ele não poderia vir como um 'ladrão na noite', inesperado e sem anúncio, como se diz que virá em 1 Tessalonicenses 5.2. A única maneira pela qual esse dia poderá chegar inesperadamente ao mundo é se  chegar imediatamente após o arrebatamento da igreja. Conclui-se, então, que o dia do Senhor é o extenso período de tempo que se inicia com a retomada do tratamento de Deus para com Israel após o arrebatamento no início do período tribulacional, passando pelo segundo advento e pela era milenar até a criação do novo céu e da nova terra depois do milênio." Capítulo 15, página 295
Veja então que Pentecost concorda que o Dia do Senhor começa com o arrebatamento da igreja e inclui a Grande Tribulação. Sua conclusão tem lógica dentro da ótica pré-tribulacionista pois, se o Dia do Senhor vem como um ladrão na noite, e para eles a vinda de Jesus para arrebatar sua igreja vem como um ladrão na noite, logo o Dia do Senhor começa assim que ocorra o arrebatamento. Parece ser bem lógico não é?

Entretanto, apesar de quase todos os pré-tribulacionistas concordarem neste ponto há excessões. Veja abaixo a opinião do famoso comentarista da mais famosa bíblia de estudo do século XX.

"O dia de Jeová (também chamado 'aquele dia' e o 'grande dia') é o período prolongado de tempo que se inicia com o retorno do Senhor na sua glória e termina com a destruição dos céus e da terra pelo fogo, preparando novo céu e nova terra" (C. I. SCOFIELD, Reference Bible, p. 1349)

Veja então que para Scofield o Dia do Senhor começa com o retorno em glória do Senhor, isto é, após a Grande Tribulação, e se estende por todo milênio.

Que impasse pré-tribulacionista!

Levando em conta o argumento de Pentecost ser lógico ao amarrar o início do Dia do Senhor ao arrebatamento da Igreja estaria então Scofield errado? Parece que bíblicamente não, pois há fortes evidências de que este grande dia do Senhor só poderá iniciar depois da Grande Tribulação. Vejamos:

Os olhos altivos do homem serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada, e só o Senhor será exaltado naquele dia. Pois o Senhor dos exércitos tem um dia contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido... E a altivez do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia
Isaías 2:11-12;17

Neste texto aprendemos que, no dia do Senhor, somente Ele será exaltado. Na Grande Tribulação o dragão e as duas bestas receberão adoração, então não deve ser incluída no Dia do Senhor.

Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.
Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem, para se meter nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra
Isaías 2:19-21

Veja neste mesmo capítulo que o próprio Senhor vai se levantar para assombrar a terra no dia do Senhor e as referências de homens se metendo em cavernas e nas covas para fugir da presença gloriosa do Senhor tem referência a Apocalipse 6:15-17 que se refere a segunda vinda.

Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores. Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.
E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis. Farei que os homens sejam mais raros do que o ouro puro, sim mais raros do que o ouro fino de Ofir. Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira. 
Isaías 13:9-13

Neste texto fantástico vemos quão terrível será a vinda do Dia do Senhor para os pecadores. Haverá sinais da vinda do Dia do Senhor: as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. Repare neste texto que o próprio Senhor visitará a maldade da humanidade.

O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 
Joel 2:31

Aqui aprendemos que o sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, ANTES que venha o grande e terrível dia do SENHOR. Veja que os sinais nos céus, sol e lua antecedem o Dia do Senhor.

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glóriaE ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 
Mateus 24:29-31

Aqui Jesus nos ensina que estes sinais nos céus, lua e sol acontecerão logo após a Grande Tribulação e que, logo após estes sinais, ocorre a segunda vinda de Cristo na qual os seus escolhidos serão ajuntados pelos anjos no céu.

Ora, se os sinais nas estrelas, sol e lua vão suceder a Grande Tribulação e anteceder o Dia do Senhor, é evidente que a Grande Tribulação não esta incluída neste período. Primeiro vem a Grande Tribulação, depois os sinais nos céus, depois disto vem o Dia do Senhor. Logo as Escrituras PROÍBEM que a Grande Tribulação seja incluída no Dia do Senhor.

Para evidenciar ainda mais que o Dia do Senhor é pós-tribulacional posso citar os seguintes textos:

Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes; Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.
Joel 3:11-15 

Aqui o Dia do Senhor esta associado ao dia em que o Ele se assentará para julgar os gentios (Mateus 25:31-32) que acontecerá com a segunda vinda de Jesus, após a Grande Tribulação. Esta associado também ao dia da ceifa na qual o lagar estará cheio e que encontramos referência com as mesmas palavras em Apocalipse 14:14-20, que descreve acontecimentos do fim da Grande Tribulação. É associado também a multidões de gentios congregados em um vale chamado de vale de Jeosafá, ou, da decisão. Este vale é o mesmo vale do Armagedom de Apocalipse 16:13-16, veja o texto:

E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.
Apocalipse 16:13-16

O vale na qual os gentios serão congregados para uma batalha chama-se vale do Armagedom (o mesmo vale de Jeosafá). Todos esse eventos, a ceifa e a batalha do Armagedom, são eventos que acontecerão ao fim da Grande Tribulação. Interessante que em plena Grande Tribulação, com a presença ativa do falso profeta e a besta, e na iminência da batalha do Armagedom, ainda se clama que o Senhor Jesus virá como um ladrão que aponta para a vinda do Dia do Senhor conforme esta em Joel. A sincronia entre estes textos é perfeita. Com certeza o Dia do Senhor é pós-tribulacional e aponta para a segunda vinda de Cristo.

Como fica o impasse pré-tribulacionista então? Pentecost apresenta argumento lógico ligando o início do Dia do Senhor ao arrebatamento da Igreja. Observando os textos de 1 Tessalonicenses 5:1-6, 2 Pedro 3:3-14 e Apocalipse 3:1-3, é clara a presença da igreja na terra até o início da Dia do Senhor, que virá como um ladrão na noite. Por outro lado, Scofield esta correto ao afirmar que o Dia do Senhor é pós-tribulacional. E agora?

O impasse é desfeito se o pré-tribulacionismo for rejeitado. O Dia do Senhor é com certeza pós-tribulacional, conforme evidenciado acima. Entretanto, também a Igreja aguarda aqui a vinda desde Dia na qual o Senhor voltará e a arrebatará, conforme também foi demonstrado acima. Se este arrebatamento é pós-tribulacional o impasse acaba.

DIA DE CRISTO

Para os que preferem esta tradução vejamos:

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus. Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus. Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo
Filipenses 1:6-10

Veja no texto acima que Paulo nos ensina que aquele que começou em nós a boa obra vai aperfeiçoá-la até o Dia de Cristo Jesus. Veja também que ele afirma que sua oração é que o amor de todos nós aumente cada vez mais em conhecimento e em toda percepção do que é melhor, a fim de sermos puros e irrepreensíveis até o Dia de Cristo. É claro que o texto é para os filipenses, porém pode muito bem ser aplicado a toda Igreja que, neste texto, esta representada pelos filipenses.

Sendo assim pergunto: Até quando a Igreja precisa ser aperfeiçoada? Até quando a Igreja precisará de orações para que cresça cada vez mais no amor e no discernimento do que é melhor? Até quando a Igreja terá que se manter pura e irrepreensível?

Veja a semelhança do argumento de Paulo com outros textos que falam da vinda do Senhor e nosso encontro com o noivo:

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos deu o testemunho da boa confissão, exorto-te a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo
1 Timóteo 6:11-14

Timóteo, no texto acima, representa a Igreja que deve se manter sem mácula e irrepreensível até quando? Até a vinda de Jesus para arrebatá-la, pois depois do arrebatamento não há necessidade de perseverar, já seremos perfeitos.

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
2 Coríntios 11:2-3

Paulo nos ensina no texto acima que a Igreja esta sendo preparada como uma virgem pura a um marido, que é Cristo. Ora, hoje a Igreja é a noiva do Cordeiro, quando acontecer o casamento, que é o arrebatamento, a virgem não precisará mais ser preparada. Então a boa obra que começou e ainda esta em vigor na Igreja vai ser completada no arrebatamento.

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra,para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível ... por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.
Efésios 5:25-27,31-32

Mais uma vez vemos que Cristo purifica sua igreja para apresentá-la a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, mas santa e irrepreensível. Quando a Igreja será apresentada á Cristo? No casamento (versos 31 e 32), que é o arrebatamento, o grande mistério.

E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23

Mais um texto claro informando que a Igreja será plenamente conservada irrepreensível por Deus para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, até o dia do arrebatamento na qual receberemos nossos corpos glorificados.

Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial
1 Coríntios 15:42-49

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos
1 João 3:2

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas
Filipenses 3:20-21

É na ressurreição dos santos e transformação de nossos corpos, isto é, no arrebatamento, que a obra que Cristo começou em nós irá terminar.

É muito claro para mim que Paulo esta referindo o Dia de Cristo como aquele dia na qual ocorrerá a ressurreição dos justos e quando ocorrerá o arrebatamento da Igreja. Pois é neste dia que a Igreja estará completamente aperfeiçoada. É até este dia que a Igreja deverá crescer no amor. É até este dia que deverá crescer no discernimento do que é melhor. É até este dia que deverá se manter pura e irrepreensível.

Logo, o dia de Cristo é o mesmo dia do arrebatamento da Igreja, quando ocorrerá a ressurreição dentre os mortos e os vivos serão transformados com corpos glorificados por ocasião da vinda do Senhor.

VOLTANDO AO TEXTO DE 2 TESSALONICENSES 2

Tendo em vista que o Dia do Senhor é pós-tribulacional nas Escrituras, e a igreja espera aqui a vinda deste Dia, e que o Dia de Cristo é o dia de sua vinda para arrebatar a Igreja e terminar a obra de que ele começou nela, voltemos então ao texto de 2 Tessalonicenses 2:1-4.

Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.

Veja que antes do Dia de Cristo, ou Dia do Senhor, deverá primeiro vir a apostasia e se revelar o filho da perdição, o anticristo.

1o. Apostasia.
2o. Manifestação ou Revelação do Anticristo.
3o. Dia do Senhor ou Dia de Cristo.

Não podemos, a custa de nossa tradição, colocar a Escritura contra a própria Escritura. O correto é rever nosso conceito de forma que ele seja harmonizado com as Escrituras. Nossos conceitos em qualquer questão da vida devem ser sempre remodelados conforme a Palavra de Deus todas as vezes que encontrarmos alguma divergência com ela.

O Dia do Senhor é pós-tribulacional e a Igreja aguarda aqui a vinda deste dia conforme mostramos acima.

O Dia de Cristo é o dia da vinda do Senhor para arrebatar a Igreja conforme também demonstrei acima.

Se Paulo diz que o dia do nosso encontro com o Senhor não vai acontecer sem que antes venha a apostasia e se manifeste o anticristo por que o pré-tribulacionismo insistem em inverter a ordem?

SOBRE A APOSTASIA

Alguns pré-tribulacionistas acham que a tradução de "apostasia" esta errado e na verdade o correto é "afastamento" como que se referindo ao arrebatamento.

Vejamos o verso três no grego Textus Receptus.

Verso 03 (Textus Receptus):
μή τις ὑμᾶς ἐξαπατήσῃ κατὰ μηδένα τρόπον ὅτι ἐὰν μὴ ἔλθῃ ἡ ἀποστασία πρῶτον καὶ ἀποκαλυφθῇ ὁ ἄνθρωπος τῆς ἁμαρτίας, ὁ υἱὸς τῆς ἀπωλείας

O que ocorre na verdade é que a palavra αποστασια, segundo o Dicionário Strong (concordância 646), pode ter os seguintes significados: separação, deserção, apostasia. Portanto, se analisarmos o contexto, é impossível que esta palavra seja interpretada como arrebatamento pois este já esta inserido no termo "Dia de Cristo" ou "Dia do Senhor" como já demonstramos claramente acima. Estes dois termos tem ligação direta com a permanência da Igreja na terra. A Igreja permanece aguardando o Dia de Cristo.

Ora, se o termo grego αποστασια, segundo o texto de 2 Tessalonicenses, acontece antes do Dia de Cristo, então não faz sentido que este termo seja interpretado como arrebatamento, pois seria o mesmo que dizer que o arrebatamento não acontecerá sem que antes ocorra o arrebatamento!  Absurdo! Esta palavra em grego tem apenas duas ocorrências na Bíblia. Uma em 1 Tessalonicenses 2:3, que estamos estudando, e a outra esta em Atos 21:21 como podemos ver abaixo:

Atos 21:21 (Textus Receptus): κατηχήθησαν δὲ περὶ σοῦ ὅτι ἀποστασίαν διδάσκεις ἀπὸ Μωσέως τοὺς κατὰ τὰ ἔθνη πάντας Ἰουδαίους λέγων μὴ περιτέμνειν αὐτοὺς τὰ τέκνα μηδὲ τοῖς ἔθεσιν περιπατεῖν

ALMEIDA CORRIGIDA E REVISADA FIEL
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.

SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA
E têm sido informados a teu respeito de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem seus filhos nem andem segundo os nossos ritos.

No texto acima vemos que Paulo ensinava os judeus convertidos a se afastarem de Moisés, isto é, se afastar do ensinamento do costume da lei. A tradução da Sociedade Bíblica Britânica traduz como "apostatarem".

Portanto a tradução correta para αποστασια é apostasia, deserção, separação no sentido de afastar-se de Deus, e não a Igreja afastar-se do planeta terra.


O DETENTOR DA MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO

Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; 
2 Tessalonicenses 2:5-8

Vimos acima que algo ou alguém detém a manifestação do anticristo. Paulo escreve que ele já havia falado sobre isto com os tessalonicenses enquanto esteve com eles mas não revela no texto a identidade do detentor da manifestação do anticristo. Já que Paulo não revelou para nós, somente aos tessalonicenses, então qualquer opinião que eu dar aqui será mera especulação. Entretanto uma coisa é certa: o detentor neste texto não é a Igreja. Voltando para a ordem dos acontecimento segundo Paulo neste texto:

1o. Apostasia.
2o. Manifestação ou Revelação do Anticristo.
3o. Dia do Senhor ou Dia de Cristo (Volta de Cristo na qual a Igreja será arrebatada)

Ora, algo detém a manifestação do anticristo que não sabemos. Todavia, uma vez retirado o detentor, o anticristo se manifestará e se revelará como tal se assentando no santuário de Deus como se fosse o próprio. Então, só depois desta manifestação é que vira o Dia de Cristo que, como já vimos, é a volta do Senhor na qual a Igreja será arrebatada. Logo, se primeiro é necessário que o anticristo se manifeste para o Dia de Cristo (arrebatamento) vir, e algo detém esta manifestação do iníquo até que seja retirado, então este que detém não pode ser a Igreja pois a sua permanência na terra esta ligada à vinda do Dia de Cristo que só pode acontecer depois da manifestação do filho da perdição.

Outro detalhe importante: Paulo informa que o anticristo será desfeito pelo sopro da boca do Senhor na sua vinda. No grego, vemos para a palavra "vinda" o termo παρουσίας (parousia). Aqui claramente Paulo esta falando da vinda em glória do Senhor, após a Grande Tribulação.

Para entender melhor o emprego de Paulo desta palavra (parousia) vamos analisar os versos na qual esta palavra aparece para os tessalonicenses nas duas cartas.

1 Tessalonicenses 2:19: "Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?"  -  Aqui parousia se refere a vinda para galardoar os crentes, a vinda do arrebatamento que, para os pré-tribulacionista, é a vinda secreta.

1 Tessalonicenses 3:13: "Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos." - A expressão vinda com todos os santos é com certeza pós-tribulacional (Zacarias 14:5; Judas 14; Apocalipse 19:14). Então aqui parousia se refere a vinda em glória e visível ao mundo.

1 Tessalonicenses 4:15: "Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem." - Aqui, o pré-tribulacionista interpreta parousia como a vinda secreta, antes da Grande Tribulação.

1 Tessalonicenses 5:23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." - Aqui o pré-tribulacionista interpretará a parousia como a vinda secreta.

2 Tessalonicenses 2:1: "Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos" - Este texto vai dividir opiniões entre os pré-tribulacionistas. Uns dirão que parousia aqui é a vinda secreta e outros dirão que é a vinda em glória.

2 Tessalonicenses 2:8: "e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda" - O pré-tribulacionista interpretará parousia aqui como a vinda em glória, após a Grande Tribulação.

Veja então que a palavra parousia é interpretada às vezes como a vinda secreta e às vezes como a vinda gloriosa pelos pré-tribulacionistas.

Minha pergunta aqui é: Se você é um dos tessalonicenses, e recebe as duas cartas de Paulo em grego para ler, e então, durante a leitura da primeira carta, e depois passando para a segunda, não encontrar nenhuma diferenciação para o uso da palavra parousia, você irá entender que a esta parousia é na verdade duas, ou dividida em duas fases? E que a primeira é antes da Grande Tribulação e a segunda é depois da mesma? E também irá entender quando interpretar como "vinda secreta" (antes da Grande Tribulação) e quando interpretar como "vinda gloriosa" (depois da Grande Tribulação)? Responda sinceramente a você mesmo. Se eu fosse este leitor não entenderia desta forma de maneira alguma. Entenderia sim como uma única vinda, e não duas.

O pré-tribulacionista interpreta uma mesma palavra em um mesmo contexto de formas diferentes e preconceituosas. Ele já tem em mente o ensinamento que recebeu, então, ao ler o texto, interpreta conforme a escatologia que aprendeu, e que esta pré-concebida em sua mente, e não conforme o que o texto realmente quer dizer. Não seria o caso de rever os nossos conceitos escatológicos e voltarmos para as Escrituras? Não deveríamos tirar de nossa mente as idéias pré-concebidas e ler e entender aquilo que realmente esta escrito? Pense nisso.

CONCLUSÃO

Todos os argumentos pré-tribulacionistas para interpretar este texto produz mais confusão do que conclusão:

Uns vão preferir a tradução do verso 02 como "Dia de Cristo" para dizer que este dia não é a mesma coisa que Dia do Senhor. Mas desta forma vão entrar em colisão com o ensinamento do próprio Paulo sobre este dia pois para Paulo este dia é o dia da volta de Jesus para arrebatar a Igreja.

Uns vão incluir o período tribulacional no Dia do Senhor e outros não. Porém, nem um nem outro é completamente bíblico se tiver o arrebatamento pré-tribulacionista e ao comparar com outros textos que falam sobre o Dia do Senhor gera uma grande confusão.

Uns vão entender a palavra apostasia como apostasia mesmo e outro entenderá como arrebatamento.  Porém ambas interpretações vão gerar problemas.

Todos eles vão ligar de alguma forma o arrebatamento ao detentor do anticristo o que não é possível.

Tudo isso para tentar encaixar no texto algo que não esta lá. É como se você quisesse montar um quebra-cabeça e colocasse uma peça errada durante a montagem, e então, quando se aproximar da conclusão do jogo, perceber que algo esta errado e não conseguir concluir. Na interpretação deste texto, a peça errada é o arrebatamento antes da Grande Tribulação. Retire esta peça e verá como o texto fará mais sentido.

Analisando profundamente o texto de 2 Tessalonicenses 2:1-8, é impossível ver o ensinamento pré-tribulacionista no ensinamento de Paulo. O texto em questão ensina que a vinda do Senhor para arrebatar a Igreja é pós-tribulacional, assim como foi a fé da igreja primitiva e até alguns séculos atrás.


Deus abençoe a todos.

Fernando A. Lima Jr.

25 comentários:

  1. Muito bom, porém so faltou voce aprofundar mais sobre aquilo que O DETEM... pois creio que você poderia ir mais afundo nisto e descobrir algo fascinante a este respeito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel. Eu não quis me aprofundar pois estaria apenas especulando. O texto não informa a identidade do detentor do anticristo. Então qualquer opinião minha seria especulação e não gostaria de me basear em especulações neste estudo. A minha ênfase foi apenas em comprovar que, ao escrever este texto, Paulo não tinha em mente a Igreja ou o Espírito Santo como este detentor que precisa ser retirado para a manifestação do iníquo. Mas nada impede que possamos sugerir e especular aqui nos comentários quem (ou o que) seja o detentor do anticristo que precisa ser retirado para que o filho da perdição se manifeste. Você têm alguma sugestão?

    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a graça e a paz de Jesus Cristo irmão,vi recententemente uma explicação do que detém o iniquo,è o imperio romano,o versiculo 4 fala da aboninçao desoladora de Daniel e vrs 5 paulo fala que os tessa. ja sabiam o que o detinha,e na estatua de Daniel,um imperio detinha o outro que viria,sendo assim roma estava detendo o outro imperio que viria,o da Besta,do anticristo...sou irmão joão batista pós tribulacionista joaobpaulasilva@hotmail.com

      Excluir
    2. a graça e a paz de Jesus Cristo irmão,vi recententemente uma explicação do que detém o iniquo,è o imperio romano,o versiculo 4 fala da aboninçao desoladora de Daniel e vrs 5 paulo fala que os tessa. ja sabiam o que o detinha,e na estatua de Daniel,um imperio detinha o outro que viria,sendo assim roma estava detendo o outro imperio que viria,o da Besta,do anticristo...sou irmão joão batista pós tribulacionista joaobpaulasilva@hotmail.com

      Excluir
    3. Realmente tem esta explicação que é muito interessante, e até faz sentido se levarmos em conta que Paulo neste texto deve estar com o sermão escatológico de Jesus e o livro de Daniel na cabeça devido a similaridade do seu texto com a descrição da abominação da desolação de Jesus e Daniel. Se for isto mesmo fica explicado o motivo de ele não informar abertamente no texto quem é o detentor visto que o império romano dominava naquele tempo. Entretanto, há objeções devido o fato do império ter caído a muito tempo e o anticristo ainda não ter surgido. Em contrapartida, já ouvi também explicações de que a Igreja Católica Apostólica Romana seria uma extensão do poder religioso do império romano, e desta forma o detentor ainda estaria presente, ainda que enfraquecido no que se refere ao poder político. Acrescentam ainda que a Igreja Romana é a prostituta do apocalipse que será destruída pelos chifres da besta para então se manifestar o anticristo. Não tenho condições de apoiar esta teoria, apesar de achá-la muito interessante, mas, se esta explicação estiver correta então a Igreja Católica Romana deve cair para a o anticristo dominar.

      Excluir
    4. Irmão fernando pode me dizer onde está o texto de daniel que diz sobre o império que detinha o outro, creio no pós tribulacionismo, estou buscando conhecer mais ... queria dizer gostei muito das suas palavras se prendeu nas escrituras e não quiz especultar sobre quem seria que o detêm. sábio, Deus abençoe.

      Excluir
    5. Aqui é irmão João Batista...o texto biblico de Daniel que fala que um imperio detinha o outro é Daniel 2 vrs 17 ao 21 Ou seja Deus remove os reis e estabelece reis...Hoje creio que seja o proprio Deus,ou Esp Santo ou um arcanjo de guerra,mas no geral é Deus mesmo que detem,mas nao siguinifica que a igreja será arrebatada como fala o pré trib. isso é antibiblico

      Excluir
    6. Obrigado João, o caminho é esse mesmo!!
      Valew

      Excluir
  3. Me indica uns livros sobre pos-tribulacionismo, por favor.
    Obrigado!!!
    Abraços
    heloneuchoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja os videos do irmão Gino Iafrancesco no youtube e no site sopalavra.org

      Excluir
    2. Tem uma nova postagem minha na página principal:

      "Problemas Teológicos com a Pré-Tribulação" onde eu indico um livro que pode ser lido online.

      Boa leitura!!

      Excluir
  4. Em português são poucos os títulos que tratam do assunto. Um que conheço e que recomendo é "Escatologia do Novo Testamento" de Russell Shedd. Há também os livros de George Eldon Ladd, dizem que são muito bons mas ainda não li nenhum. Alguns livros dele: Teologia do Novo Testamento, O Evangelho do Reino, A Segunda Vinda de Cristo, A Bem-Aventurada Esperança. Porém, destes livros, somente a Teologia do Novo Testamento é de fácil aquisição em português.

    Recomendo também leitura dos escritos dos primeiros pais da Igreja, em especial Irineu, Justino, Hipólito, Inácio, Tertuliano, mas há outros também.

    Boa leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando, estou postando este comentário porque não encontrei nenhum campo de contato direto ou email para falar com você!

    Estive pesquisando em seu blog, e realmente seu conteúdo é bom!
    Possuo um Blog de Escatologia Historica, e dispolinibilizo muito
    material para estudo para os meus leitores!

    Mesmo tendo uma visão bem diferente da sua, sobre as profecias de Daniel e Apocalipse, gostaria de dizer que você deve prosseguir com este trabalho!!

    É muito difícil encontrar material sobre futurismo e pós-tribulacionismo na internet, geralmente eles são muito espalhados! Então cabe a você juntá-los e repartí-los com seus irmãos!!

    Espero que você poste com mais frequência neste blog, pois seu trabalho certamente dará resultados!!

    Também se me permitir opinar, procure um Layout mais moderno, algo que mude um pouco a cara deste blog e o deixe menos "amador", pois todo o trabalho realizado para o Senhor deve ser feito da melhor maneira possível!

    Lembre-se:

    Jeremias 48:10
    "Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente..."

    Deus é contigo meu irmão! Ele te escolheu!
    Ele trará os frutos de seu trabalho no devido tempo!
    Então Persista, insista e nunca desista!

    Josué 1:9
    "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo;
    não temas, nem te espantes;
    porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

    Graça e Paz!

    Diego Fortunatto.
    Teologiaescatologica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz Irmão Fernando!

    Possuo também um blog sobre Escatologia,
    Estou sempre pesquisando sobre o assunto na internet ..
    Acabei me deparando com seu blog, li todos os seus artigos
    e realmente estão muito bons!
    Apesar de ter uma linha de estudo e interpretação muito diferente
    da sua, eu gostaria de parabenizá-lo por este trabalho e tambem
    dar-lhe um pequeno puxão de orelhas (Se é que me permite!)

    Meu irmão, Deus o chamou para sua obra!
    Não existe muito material sobre Futurismo e Pós-tribulacionismo na internet!
    E o pouco material que existe, está muito espalhado!
    Se você se dispõs a trabalhar para o Senhor com este blog!
    Está na hora de você começar a remexer as coisas por aqui!
    Você meu irmão é um instrumento do Senhor e como tal, precisa
    continuar com este trabalho, sempre trazendo mais material
    para suprir as necessidades espirituais de seus irmãos na fé!
    Vejo que você fica meses sem postar nada!
    Sei que o dia a dia o corre-corre é danado!
    Mas converse com o Senhor e ele lhe arranjará o tempo e os meios necessários para esta obra!

    Lembre-se:
    Jeremias 48:9
    "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!"

    Continue com seu trabalho de forma séria pois quando trabalhamos para o Senhor ele espera o melhor de nós!
    Tenha bom ânimo meu irmão! Pois o Senhor Teu Deus é contigo!!

    Josué 1:9
    "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo;
    não temas, nem te espantes;
    porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

    Mais uma pequena coisa:
    Mude o Layout do Blog! De-lhe um aspecto mais moderno, mais sério e menos "amador".

    Falo de coração! um grande abraço!

    Graça e Paz!

    Diego Fortunatto.
    Teologiaescatológica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Diego,

    Realmente tenho postado pouco nos últimos meses. Eu sou casado, tenho filhos, estudo e trabalho. Administrar todas as minhas responsabilidades e cuidar do blog realmente me exige tempo, o que não tenho muito. Mas mesmo assim aceito o seu "puxão de orelha" pois é fato que a obra do Senhor merece ter uma atenção especial.

    Quanto a suas sugestões para o blog analisarei com o carinho devido.

    Obrigado pela sua visita ao blog e por sua participação.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  8. Parabens, irmao Fernando, pelo blog. Essa é a minha visão de uns tempos para cá, e tenho procurado debatê-la com irmaos em Cristo e em varios sites. Mas sempre q nos aprofundamos no tema, mais questoes vao aparecendo. Por ex. a igreja de Cristo é composta de judeus e gentios. Os judeus que estao aceitando a Cristo e aceitarão durante a grande tribulação certamente farão parte da igreja e serão igualmente arrebatados após a vinda em glória do SEnhor. Sabemos que para os gentios que ficarem, após a porta se fechar não haverá mais chance de salvação, mas e os judeus que ficaram e que estarão em guerra, motivo pelo qual o Senhor retornará em glória, junto com os santos, para defende-los e salva-los. Mas haverá salvação eterna tb, visto que eles não aceitaram a Cristo como salvador? Veja que os arrebatados já vem com o SEnhor e com corpos glorificados mas os judeus que ficaram são mortais e a porta da graça se fechou. E agora? uma outra questão é os salvos antes de Jesus, como Abraao, Davi, etc, fazem parte da igreja ou de um grupo separado? Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  9. É uma questão difícil realmente. A resposta estará ligada de que forma se crê no milênio. O pré-milenista, que crê no reino literal de Cristo, poderá apenas informar que estes judeus entrarão no milênio. O amilenista dirá que isto não acontecerá. Quando falamos de milênio confesso que tenho muito que estudar ainda. Tenho uma leve "tentação" ao amilenismo, porém entendo que, quando vamos ao Velho Testamento, o amilenismo não dá respostas muito convincentes. Bem, apesar de ter estas questões em aberto, eu pessoalmente acredito que haverá uma conversão muito grande de judeus a Cristo na Grande Tribulação. Se você ler Romanos 11, especialmente os versos 12, 15, 25 e 26, e também ler Zacarias 12:9-11 você poderá ver indícios muito fortes de que, na aproximação do fim da Grande Tribulação, O Israel literal (etnia) se voltará novamente ao Senhor, que é Jesus, isto é, haverá uma conversão, portanto não vejo problema de vê-los arrebatados e com corpos glorificados juntamente a nós na vinda do Senhor. Quando aos santos do Antigo Testamento eu acredito o seguinte: Jesus morreu para salvar quem? Somente os crentes do Novo Testamento? O sangue de Cristo cobriu os pecados somente dos santos da nova aliança? Acredito que não, pois tanto no VT como no NT todos os salvos assim o são por causa da graça de Deus, não há formas de salvação diferentes, apenas a aliança que, no período em que viveram, são diferentes, mas a forma de salvação é apenas uma, a graça de Deus, sendo assim o sangue de Cristo comprou a salvação dos santos do VT também, logo, se foram comprados, são noiva de Cristo, logo serão ressuscitados e glorificados conosco. É o que penso. Caso queira aprofundar mais a nossa conversa pode se manifestar nos comentários. Estarei a disposição de responder e também de aprender mais contigo, pois todos nós ainda estamos crescendo na fé e muito temos que aprender.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  10. graça e paz eu também sou pós - tribulacionista, gostaria de saber o que na verdade dentem do anticristo se manifestar será que não seria o continuo sacrifício que será tirado dai o pacto é quebrado com Israel e o anticristo revela sua verdadeira face não sendo o filho de Deus que o povo judeu aguarda.

    ResponderExcluir
  11. EU ACREDITO QUE A IGREJA NÃO VAI PASSAR PELOS SETE ANOS DE TRIBULAÇÃO NA TERRA, A IGREJA DE CRISTO NÃO FOI PREDESTINADA PARA IRA, SE VOCES ACREDITAM QUE NOS VAMOS PASSAR PELOS TRES ANOS E MEIO, MUITOS CRENTES VÃO ALEGAR QUE VÃO SE DESVIAR E QUANDO FALTA UNS SEIS MESES PARA CRISTO VIM ELES SE ARREPENDEM DE SEUS PECADOS E VOLTAM PARA CRISTO SE ISSO VOCE VERDADE SERIA MUITO FACIL!!!!!!!! E MAIS O GRANDE OBJETIVO DOS SETE ANOS E A RESTAURAÇÃO DO POVO JUDEU.TEM MUITAS COISAS QUE OS POS´TRIB NÃO SABEM EXPLICAR E FICAM COM TEORIAS QUE NÃO ME AJUDAM A ENTEDER ESCATOLOGIA

    ResponderExcluir
  12. Veja o texto abaixo que fala da besta:

    "E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Se alguém tem ouvidos, ouça. Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos."
    Apocalipse 13:7-10

    Interessante você dizer que a Igreja não foi predestinada à ira. Neste texto diz que somente os que não tinham o nome escrito no livro da vida adoraram a besta. Significa então que estes santos, citados como perseguidos pelo anticristo, tem seus nomes escritos no livro da vida antes da fundação do mundo. Porque então eles são predestinados à ira e os santos da Igreja não? Qual a diferença entre nós e eles se ambos nascemos pecadores, somos salvos pela graça, e somos escolhidos por Deus antes da fundação do mundo?

    Talvez seu conceito de ira de Deus que esteja errado. A ira de Deus para mim é a condenação eterna.

    "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." Romanos 5:8-9

    Ira no texto acima é a condenação para aqueles que não foram justificados pelo sangue do Cordeiro. Os santos da Grande Tribulação são justificados pelo sangue? O texto abaixo responde:

    "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." Apocalipse 7:14

    Então ser salvo da ira não é ser retirado da terra antes da perseguição do anticristo na Grande Tribulação, mas sim ser salvo da ira de Deus:

    "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." Mateus 10:28

    "E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?" Mateus 3:7

    Veja nos dois textos acima que não devemos temer a Grande Tribulação (ira de Satanás e do anticristo), pois nela apenas nosso corpo pode ser morto, mas sim devemos temer a Deus (ira de Deus) pois ele fazer perecer não somente o corpo mas também a alma (condenação eterna). João Batista acusou os fariseus de tentarem fugir dessa da ira vindoura. No contexto (verso 12) podemos entender que esta ira vindoura que João trata é a condenação final.

    "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo" 1 Tessalonicenses 5:9

    Veja no texto acima que esta é a mesma ira vindoura do qual tratou João Batista e Paulo em Romanos 5. Repare que a ira citada no texto acima é o contrário de "salvação". Todos sabemos que na Grande Tribulação haverá salvação. O texto que Apocalipse 7 que citei mais acima já diz que é uma multidão de salvos que vieram da Grande Tribulação.

    ResponderExcluir
  13. Veja o que acontece se eu mudar IRA para GRANDE TRIBULAÇÃO neste texto:

    Porque Deus não nos destinou para a GRANDE TRIBULAÇÃO, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo

    Não faz sentido pois na grande tribulação também terá salvação, e os santos que estiverem nela também estão destinados a salvação por nosso Senhor Jesus. Logo este texto não faz sentido algum se ira for a Grande Tribulação.

    Agora vamos mudar IRA para CONDENAÇÃO ETERNA:

    Porque Deus não nos destinou à CONDENAÇÃO ETERNA, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo

    Agora faz todo sentido.

    Então irmão, com todo respeito, o seu texto não é coerente.

    Além disso convenhamos, se uma pessoa pensa em se desviar para deixar para ir a Cristo no fim sequer esta salva, ainda nem se converteu, não nasceu de novo. Ou alguém aqui esqueceu que a morte pode vir a qualquer momento para nós? Isso é falta de temor a Deus e mesmo que o arrebatamento aconteça agora estes aí não subiriam.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  14. O QUE ACONTECE SE A IGREJA FICAR NA TERRA DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO COMO FICAS OS 144000 SELADOS QUE VÃO ANUCIAR O EVANGELHO DO REINO E AS DUAS TESTEMUNHAS QUE VÃO PREGAR EM ISRAEL SE A IGREJA TEM QUE PASSAR PELA TRIBULAÇÃO PRA QUAL OBJETIVO DE AMBOS SE DURANTE A TRIBULAÇÃO AS IGREJA AINDA VAI ESTAR NA TERRA E OS CULTOS VÃO ACONTECER NORMALMENTE, ENTÃO PRA VOCES QUE SÃO POS, OS 144000 E AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO SIMBOLICAS, MAIS SO TEM UMA COISA TODAS AS PROFECIAS DA BIBLIA ACONTECERAM NA PRATICA NÃO FOI NADA SIMBOLICO, EU ESTOU SUPER CONFUSO COM TUDO ISSO, NÃO SO EU COMO MUITA GENTE E MELHOR ESPERAR ACONTECER MAIS SO TEM UMA COISA COM TODA CERTEZA A GENTE PODE AFIRMA JESUS VOLTA PARA UMA PESSOA QUANDO ELA PARTE DESSA TERRA, SERA QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA QUANDO JESUS VOLTAR PARA NOS UM DIA, SERA QUE ESTAMOS LIGADOS MAIS NESSE MUNDO OU EM JESUS, ESTAMOS MAIS NO IMPORTANDO COM AS DISTRAÇOES DESSA VIDA OU COM CRISTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parte do princípio que, para Deus tratar de Israel, é necessário que primeiro a Igreja seja retirada da terra. Mas nenhum dispensacionalista conseguiu me explicar por que tem que ser assim. Alguns usam como argumento a 70a Semana de Daniel, mas esta profecia trata, por exemplo, da tomada de Jerusalem no ano 70AD. Esta invasão do general Tito ocorreu em plena era apostólica, com a Igreja já presente e operante na terra. O que dizer por exemplo das perseguições que Israel esta sofrendo durante a história? E o holocausto? E criação do estado de Israel em 1948? Não seria tudo isso Deus tratando com Israel com a Igreja presente? Ora, se Deus vem tratando com Israel por todos estes séculos sem precisar retirar a Igreja da terra, porque na grande tribulação é necessário retirar? Não há explicação.

      Sobre os 144 mil e as duas testemunhas você já parte do preconceito de que todo pós-tribulacionista interpreta estes simbolicamente. Isso demonstra desconhecimento da verdade da sua parte. Há realmente alguns que interpretam simbolicamente, mas também há aqueles que são pós-tribulacionistas e interpretam estes personagens literalmente. O site projetoomega.com, por exemplo, interpreta as duas testemunhas como sendo duas pessoas realmente (http://www.projetoomega.com/perguntas1.htm), e eles são pós-tribulacionistas, aliás recomendo você dar uma lida nos estudos deles para talvez eliminar este preconceito. Então, o fato de você achar que os 144mil e as duas testemunhas são literais em nada impede a presença da Igreja na terra.

      Tudo isto que você argumenta apenas me confirma que estão tentando enfiar o esquema escatológico na Bíblia fazendo ela dizer o que ela não esta dizendo.

      Agora, suas preocupações espirituais de se manter vigilante são louváveis e tudo cristão, sendo pré ou pós-tribulacionista, deve ter esta preocupação.

      Excluir
  15. SO UMA COISA, A IGREJA NÃO PODE FICAR DURANTE A TRIBULAÇÃO E GRANDE TRIBULAÇÃO NA TERRA, POIS O OBJETIVO DA GRANDE TRIBULAÇÃO E A RESTAURAÇÃO DO POVO DE ISRAEL E A PUNIÇÃO PARA A HUMANIDADE QUE REJEITA A CRISTO EO PODER DE DEUS, QUANDO NOE FALOU A RESPEITO DO DILUVIO TODOS DE SUA TERRA ZOMBARAM DELE, E NOE E SUA FAMILIA NÃO PASSOU PELO DILUVIO FORAM SALVOS NA ARCA QUE SIMBOLIZA O ARREBATAMENTO E LÓ SOBRINHO DE ABRAÃO FOI SALVO DE SODOMA E NÃO MORREU JUNTO COM AQUELE POVO PAGÃO, TAMBEM E UM TIPO DE ARREBATAMENTO, COMO EU POSSO ACREDITAR QUE AQUELE CRISTÃO QUE ADORAR DEUS EM ESPIRITO EM VERDADE VAI PASSAR POR ESSE MOMENTO DE IRA DIVINA MAIS CONCORDO QUE TEM MUITA GENTE QUE SE DIZ CRISTÃO MAIS NÃO NASCEU NEM DA AGUA E DO ESPIRITO QUE VAI SIM FICAR DURANTE ESSE PERIUDO TENEBROSO E QUE VAI CAIR EM SI VAI SE ARREPENDER DE TODO O SEU CORAÇÃO E VAI REGEITAR A MARCA DA BESTA VAI SER MARTIRIZADO E VAI SER SALVO E VAI ESTAR JUNTO COM OS MARTIRES DE APC 7, POR ISSO JÃO VIM UMA MULTIUDÃO QUE NÃO PODEIA CONTAR DE TODOS OS POVOS, LINGUAS E NAÇÃOES NA MINHA VISÃO DE ESCATOLOGIA E QUE VAI HAVER UMA GRANDE CONVERSÃO EM MASSA DURANTE ESSE PERIODO, HOJE NAS IGREJAS VOCE NÃO VER MAIS AQUELAS PREGAÇOES DE ARREPENDIMENTO E MUDANÇA DE VIDA SO VER PREGAÇOES QUE VOCE TEM QUE TER FE PARA ADIQUIRIR CASA PROPRIA,CARRO ZERO UM BOM CASAMENTO E ETC... PREGAÇOES DE QUE VOCE PRECISA SER UM BOM MARIDO UM BOM PAI, NÃO FICAR DANDO CHEQUE SEM FUNDO NA PRAÇA VOCE NÃO HOUVER MAIS NAS IGREJAS, POR ISSO MUITA GENTE VAI FICAR AQUI NA TERRA DEPOIS DO ARREBATAMENTO PARA TER UMA SEGUNDA CHANCE PARA SE ARREPENDER DE SEUS PECADOS E PODE SEREM SALVAS DE VERDADE POIS VIVERAM UMA VIDA DE MENTIRAS!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já respondi antes, os dispencionalistas não podem provar que, para tratar Israel, Deus tenha que retirar a Igreja da terra.

      Veja por exemplo o simbolismo que você usou:

      Noé = Cristãos que serão arrebatados
      Arca = Arrebatamento
      Dilúvio = Grande Tribulação

      Como você mesmo cita no texto, e eu concordo, haverá pessoas que serão salvas na Grande Tribulação. Agora eu pergunto: Houve alguém ficou de fora da arca e foi salvo? Alguém foi atingido pelo dilúvio e sobreviveu? Claro que não, pois somente os que estavam na arca sobreviveram ao juízo do dilúvio.

      Ora, se na Grande Tribulação haverá pessoas sendo salvas, e no dilúvio ninguém que tenha ficado de fora da arca sobreviveu, então o dilúvio não pode simbolizar a Grande Tribulação.

      "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor."Mateus 24:36-42

      Veja que Jesus compara a vinda do dilúvio com a sua vinda. Até dispensacionalistas estão concordando que Mateus 24 fala apenas de uma vinda, aquela que acontece depois da Grande Tribulação. É fato que a vinda citada em todo capítulo 24 é esta:

      "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." Mateus 24:30-31

      Este dia é o Dia do Senhor na qual os ímpios serão destruídos, como ocorreu no dilúvio, é o dia em que Deus derramará da sua ira no fim da Grande Tribulação. Então o texto acima deve ser entendido assim:

      Noé = Salvos
      Arca = Arrebatamento
      Dilúvio = Ira de Deus derramada no fim da Grande Tribulação

      Agora sim faz mais sentido. Não haverá segunda chance, assim como não há purgatório. A dia da salvação é o Hoje.

      Irmãos, abra um pouco seu pensamento para procurar pelo menos estudar o pós-tribulacionismo e entender melhor o mesmo. Perdoe se eu estiver errado mas suas declarações me dão a entender que, o que você sabe do pós-tribulacionismo é aquilo que pré-tribulacionistas pintam dele. Vá até a fonte, leia todos os estudos que postei neste blog, leia também o site que recomendei (projetoomega.com) e procure se antenar ao que realmente vem a ser o pós-tribulacionismo que vem sendo ensinado de uma forma ou de outra há 2 milênios de história da Igreja.

      Deus abençoe seus estudos

      Excluir

Seguidores