sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

QUANDO O SENHOR DESCERÁ DO CÉU?

No estudo "Estarei convosco até o fim do mundo" que postei recentemente, vimos que, apesar da ausência física, o Senhor estará com sua Igreja até o fim através do Espírito Santo fazendo morada em seu povo. Após seu ministério entre nós, sua morte e ressurreição, ele ascendeu ao céu a assentou-se a direita de Deus, o Pai. Ora, se hoje ele está no céu, à destra do Pai, e um dia ele vai voltar conforme esta prometido nas Escrituras, então um dia ele vai descer do céu até nós. Vemos isto claramente no mais famoso texto sobre o arrebatamento da Igreja.

Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
1 Tessalonicenses 4:15-17

Podemos ver no texto que, por ocasião de sua vinda, ele descerá do céu e neste momento ocorre o arrebatamento da Igreja. As Escrituras nos ensinam quando ele vai descer do céu. Vejamos:

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Atos 3:19-21

Veja no texto acima que Pedro nos ensina que o Senhor permanecerá no céu até os tempos da restauração de tudo, isto é, ele não descerá do céu, conforme esta descrito em 1 Tessalonicenses 4, antes do tempo da restauração de todas as coisas dos quais Deus falou pela boca dos santos profetas desde o princípio.

E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Lucas 11:2

Na oração que o Senhor nos ensinou pedimos que o reino de Deus venha até nós, e que assim a vontade de Deus seja feita na terra como é feita no céu. Hoje isto ainda não é uma realidade, a vontade de Deus não esta sendo cumprida na terra assim como é no céu. Não podemos dizer que os assassinatos, os estupros, a imoralidade, a corrupção e toda sorte de pecados cometidos hoje sejam da vontade de Deus. No princípio, Deus criou todas as coisas em harmonia com sua vontade, porém isto se perdeu devido o pecado, e um dia isto precisa ser restaurado, o que acontecerá quando vir o reino de Deus até nós aqui na terra. Então será cumprida a vontade de Deus:

Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Efésios 1:9-10

Se identificarmos o momento que esta harmonia voltar, tanto na terra como no céu, identificaremos o tempo da restauração de tudo, que será o tempo em que o Senhor descerá do céu. Antes deste tempo ele não descerá.

O período em que menos será respeitada a vontade de Deus na terra será durante a Grande Tribulação. Nela a iniquidade e o pecado atingirão o seu nível máximo e, ao fim deste período, o Senhor irá dar um basta nesta situação e restaurará todas as coisas que estão na terra como no céu. Logo, podemos ver que o Senhor não descerá do céu antes do tempo da restauração de tudo, isto é, ele não descerá do céu antes da Grande Tribulação. Veja esta verdade em mais textos da Palavra.

Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
Hebreus 10:12-13

No texto acima vemos que o Senhor esta a destra de Deus, no céu, esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Então, para que haja a restauração de tudo, é necessário que os inimigos do Senhor sejam postos por escabelo de seus pés, isto é, que sejam todos vencidos. Vemos no mundo hoje que isto ainda não é uma realidade, daí o motivo do Senhor não ter descido do céu ainda. Na Grande Tribulação esta realidade estará ainda mais distante e permanecerá assim até o fim da Grande Tribulação. Porque o Senhor não da o seu basta nisso o quanto antes?


O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 
2 Pedro 3:9


O motivo do Senhor não ter derrotado todos os seus inimigos logo é que ele é longânimo e se manifestará no momento correto.

O ensinamento de Pedro é confirmação do salmo de Davi:

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O SENHOR enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.
Salmos 110:1-2

Agora resta saber, quando os inimigos do Senhor serão colocados definitivamente debaixo dos pés de Cristo?

Para entender definitivamente quando isto ocorrerá vejamos o que nos ensina Paulo. No texto abaixo ele esta falando sobre a ressurreição dos mortos em Cristo.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e forçaPorque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
1 Coríntios 15:21-26

Paulo, ensinando sobre a ressurreição dos mortos, estabelece a ordem das ressurreições:

1- Primeiro Cristo, que é as primícias dos que dormem (verso 20).
2- Depois os que são de Cristo, na sua vinda.
3- Então, isto é, em seguida, virá o fim, quando todos os inimigos estiverem derrotados, sendo que o último será a morte.

Vejam só como se encaixa as coisas:

Ora, se o arrebatamento acontecerá somente quando o Senhor descer do céu e, segundo Pedro em Atos 3: 19-21, isto só vai ocorrer no tempo da restauração de todas as coisas e, segundo Hebreus 10:12-13 e Salmo 110:1-2, isto só vai ocorrer quando chegar o momento de colocar todos os inimigos debaixo de seus pés, e em Paulo nos ensina que o último inimigo derrotado será a morte. Então, quando será que o Senhor descerá do céu uma vez que muitos são os inimigos de Deus atuando hoje e que, na Grande Tribulação, a inimizade contra Deus será ainda maior com o domínio do anticristo e do falso profeta sobre a terra?

É evidente que o Senhor só descerá do céu ao fim da Grande Tribulação pois é neste momento que todos os inimigos do Senhor serão derrotados sendo que o último será a morte. O próprio Paulo, na sequência do texto mostrado acima, nos mostra quando a morte será derrotada:

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
1 Coríntios 15:50-54

É na ressurreição dos justos que a morte será derrotada!!

Fica muito claro para mim aqui que os mortos em Cristo somente serão ressuscitados para a glória no fim da Grande Tribulação pois, se o último inimigo a ser derrotado é a morte, e durante a Grande Tribulação muitos serão os inimigos de Deus, inclusive o anticristo e falso profeta, então a ressurreição dos justos não pode acontecer antes de Grande Tribulação pois, desta forma, a morte não seria o último inimigo a ser derrotado, gerando assim uma terrível contradição. Entretanto, não existe contradição na Palavra de Deus. Nós, homens, que erramos em nossas interpretações e entramos em contradição com as Escrituras. Um dia eu me vi nessa contradição neste assunto e resolvi dar ouvidos ao ensinamento bíblico ao invés de permanecer em meu erro. Faço isto até hoje em muitos outros assuntos.

Vamos analisar ainda mais profundamente este texto de Paulo. Quando ele diz que na ressurreição dos justos vai se cumprir a palavra "Tragada foi a morte na vitória" ele estava se referindo a que profecia?

Paulo esta se referindo a Isaías 25:8. Convém fazer um pequeno comentário aqui: Muitos teólogos pré-tribulacionistas afirmam a Igreja nunca foi mencionada nas profecias do Antigo Testamento. Parece que Paulo discorda deles conforme podemos ver no verso citado acima. Nele Paulo informa que uma profecia do Velho Testamento se refere à ressurreição gloriosa da Igreja.

O texto diz o seguinte:

Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse.
Isaías 25:8

A versão inglesa King James da tradução inicia o verso assim:

He will swallow up death in victory... (Tragada será a morte na vitória...)

A citação grega de Paulo tem o mesmo significado da antiga tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta:

1 Corintios 15:54 (tradução para o grego): katepoqh o qanatoV eiV nikoV - Traga foi a morte na vitória.
 Isaias 25:8  Septuaginta: katepien o qanatoV iscusaV

Sem dúvidas Paulo citou Isaías 25:8 em 1 Corintios 15:54 como uma profecia da ressurreição dos que são de Cristo, da sua Igreja. Acontece que o contexto de Isaías 25:8 diz o seguinte:


E o SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos, com tutanos gordos, e com vinhos velhos, bem purificados. E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem. Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos. 
Isaías 25:6-9

O contexto não deixa dúvidas, o texto se refere a acontecimentos que só podem ocorrer depois da Grande Tribulação:

1- Uma festa dada pelo próprio Senhor no monte Sião a todos os povos.
2- O véu retirado de todas as nações mostrando o conhecimento da glória de Deus enchendo a terra.
3- O definitivo fim da humilhação e escárnio do povo de Deus.

A ressurreição dos justos, e consequentemente o arrebatamento, estão ligados a este texto o qual descreve ocorrências claramente pós-tribulacionais.

Vejam só a harmonia das escrituras neste resumo dos textos apresentados até aqui:


1- Em 1 Tess 4:15-17 aprendemos que na segunda vinda de Cristo Ele virá descendo do céu e nesta ocasião arrebatará a Igreja até as nuvens para o seu encontro.
2- Em Atos 3:19-21 aprendemos que o Senhor permanecerá no céu até o tempo da restauração de tudo, logo ele não descerá do céu antes disto.
3- Em Lucas 11:2 e Efésios 1:9-10 aprendemos que esta restauração só acontecerá quando vier até nós o reino de Deus de forma que sua vontade seja cumprida na terra assim como é no céu.
4- Em Hebreus 10:12-13 e Salmos 110:1-2 aprendemos que tudo isto só será possível quando todos os inimigos de Deus sejam colocados debaixo dos pés do Senhor. Ele vai permanecer no céu, à destra de Deus, até o tempo em que todos os inimigos serão derrotados, o tempo da restauração de tudo.
5- Aprendermos também que na Grande Tribulação a inimizade contra Deus atingirá o seu maior nível.
6- Em 1 Coríntios 15:21-26 aprendemos que o último inimigo a ser derrotado será a morte. Se na Grande Tribulação a maior inimizade contra Deus, o governo do anticristo e do falso profeta, estará dominando na terra, então Cristo permanecerá no céu, à destra de Deus, durante a Grande Tribulação. Logo, não descerá antes dela nem em seu meio.
7- Em 1 Coríntios 15:50-54 aprendemos que é na ressurreição dos justos, os que são de Cristo, que a morte será derrotada. Logo a ressurreição dos justos somente acontecerá depois da Grande Tribulação.
8- O texto 1 Corintios 15:54 faz referência a derrota da morte citando o texto de Isaías 25:8 o qual descreve acontecimentos claramente pós-tribulacionais.

Então, se o Senhor não vai descer do céu antes da Grande Tribulação, mas somente depois, e se a ressurreição dos justos não pode acontecer antes da Grande Tribulação, somente depois da mesma, conforme demonstrado acima, então o arrebatamento só pode acontecer depois da Grande Tribulação. Qualquer tentativa de colocar o arrebatamento da Igreja e a ressurreição dos santos antes ou no meio da Grande Tribulação entra em choque com a harmonia bíblica demonstrada acima.

Só a Deus a glória!!

Fernando A Lima Jr.



Referências usadas nas comparações das traduções de 1 Corintios 15:54 e Isaías 25:8

http://www.bibliacatolica.com.br/11/53/15.php
http://www.bibliacatolica.com.br/11/29/25.php
http://www.bibliaonline.com.br/acf+kjv/is/25

2 comentários:

  1. Nunca li tanta besteira!
    o cidadao quem exercera a ira de
    Deus sera Jesus.
    Para isso ele decera agora do ceu.
    Jd. 14 e 15 , ap. 6:17
    Jaime

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaime, obrigado pela sua participação.

    Não compreendi perfeitamente onde em meu texto eu disse que não é Jesus quem exercera a ira de Deus quando ele descer do céu. Me explique melhor.

    Estou aguardando.

    ResponderExcluir

Seguidores