sexta-feira, 28 de outubro de 2011

QUESTIONAMENTOS 01

Estou abrindo esta seção para responder a questionamentos que me são feitos no blog. Estarei publicando os questionamentos na medida do possível.

Estou repassando abaixo resposta a questionamentos repassados por um anônimo pois acredito ser questões pertinentes ao estudo da escatologia.

.
.
.

Querido irmão Anônimo, quero agradecer sua participação em meu blog pois seus questionamentos enriquecem seu conteúdo e nosso conhecimento da Palavra.

Tentarei responder seus questionamentos com temor e com tremor de não falar nada que seja contra a Santa Palavra de Deus. Vamos juntos estudar este assunto e dialogar respeitosamente sobre ele.

Seus questionamentos:

Por favor responda-me só sete perguntas? Digamos que eu esteja em comunhão com Cristo e não esteja em pecado.


1)Por que a instrução Bíblica de vigilância, já que irei passar pela Grande tribulação?

Anônimo, em minha opinião a instrução de manter a vigilância tem dois objetivos:

A- Para manter a fé firme em todo o tempo: Não sabemos a quantidade de dias de nossa vida. Só o Senhor têm o conhecimento de quando seremos ceifados pela morte (se é que o seremos). Por isso devemos nos manter vigilantes para que nossa fé esteja sempre alicerçada na graça divina.

B- Para fortalecer nossa fé contra toda resistência à ela.

1 Pedro 5:8-9
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

A instrução de vigiar, no sentido escatológico, se encaixa mais nesta situação.

Quando Jesus fala que devemos vigiar pois não sabemos a que hora o Filho do há de vir, ele não esta dizendo que virá a qualquer momento. Ele esta nos alertando para não sermos enganados pois, se não atentarmos, seremos pegos de surpresa quando o Filho do homem vier. Vejam os textos abaixo:

Mateus 24:37-51
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.


Veja no texto acima que, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. O que aconteceu nos dias de Noé? Aconteceu que Noé foi avisado por Deus de que haveria de vir sobre a terra um dilúvio como juízo sobre a impiedade dos homens. Então ele começou a alertar o povo de que viria um juízo sobre a terra de forma que não haveria salvação a não ser que cressem e entrassem na arca para assim se salvarem. Mas não deram ouvidos e continuaram suas vidas em total descaso aos alerta de Noé. Porém Noé estava vigiando, ele não sabia o dia exato que viria a chover na terra já que naquele tempo não havia chuva. Mas ele permaneceu vigiando e trabalhando na arca. Quando ele terminou a arca, Deus disse para ele providenciar a entrada dos animais conforme a sua orientação e a entrada dele mesmo com sua família pois em sete dias o dilúvio cairia sobre a terra trazendo o juízo. Veja então que durante toda a construção da arca, e durante muitos anos, Noé não sabia o dia em que o juízo determinado por Deus aconteceria, mas quando o evento estava muito próximo ele foi avisado e assim estava preparado para ele. Mas aqueles que permaneceram no descaso não perceberam a iminência do juízo de Deus e foram todos destruídos.

Muitos usam a figura do dilúvio neste texto como representando todo o período da Grande Tribulação, e que Noé e sua família representa a Igreja que é salva do dilúvio através do arrebatamento, que seria o que figura a arca. Mas veja que, aqueles que não entraram na arca, não tiverem nenhuma chance de salvação. Porém, na Grande Tribulação uma enorme multidão será salva pois não aceitou a marca da besta, e não amaram suas vidas até a morte. Logo, concluo que o dilúvio não é figura da Grande Tribulação e sim do grande juízo de Deus na Segunda Vinda de Cristo, na qual os povos serão pisados no lagar da ira de Deus.

Se você analisar bem o texto acima verá que ele tem como contexto o sermão profético de Jesus. O texto acima, que começa no versículo 37, é contexto do que Jesus já vinha falando nos versos anteriores. E o que ele estava afirmando nos versos anteriores? Ele estava ensinando sobre a vinda do Filho do homem após a Grande Tribulação. Veja:

Mateus 24:29-37

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.


Não faz sentido ele falar da vinda do Filho do homem como sendo pública e visível a todos e logo depois, sem qualquer orientação prévia, usar novamente a mesma expressão "vinda do Filho do homem" mas querendo falar de uma outra vinda, secreta, invisível, e anos antes do vinda pública.

Então como se dará esta vigilância? No sermão profético Jesus ensinou que esta vigilância é como o pai de família vigiando a casa para não ser minada pelo ladrão. Baseado neste ensinamento Paulo nos explica:

1 Tessalonicenses 5:1-9
Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;
Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;



Veja no texto acima que o Dia do Senhor virá como um ladrão na noite, ou seja, virá de surpresa, assim como Jesus ensinou. Para saber mais sobre o Dia do Senhor recomendo o estudo deste blog clicando AQUI. Mas o apóstolo nos ensina que a Igreja, que é composta por filhos da luz, que esta vigiando, não será pega de surpresa quando este dia chegar. Porque não pegará de surpresa a Igreja? Porque, como esta vigiando, ele já verá a proximidade do juízo, como fez Noé, e estará preparada quando o dia do juízo chegar. Porém a humanidade sem Deus será surpreendida pois seus olhos e ouvidos estarão fechados devido o engano da besta e não perceberão os sinais da proximidade da vinda do Filho do homem.

Veja o texto abaixo:

Apocalipse 3:3-4
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.


Repare na condição: "Se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei". Logo, somente os que não vigiarem serão pegos de surpresa quando o juízo chegar.

É neste sentido acima que Jesus explica a vigilância no sermão profético.

Logo, a instrução bíblica de vigiar, não quer dizer que Jesus voltará a qualquer momento, muito menos que ele virá antes da Grande Tribulação e portanto, não quer dizer que a Igreja estará ausente durante o período da Grande Tribulação.


2)Por que Jesus me chama de amigo (João 15,15). E permitiria eu enfrentar o juízo divino junto com os ímpios?

A Igreja não sofrerá juízo divino junto com os ímpios. É preciso distinguir a ira dos homens (e do inimigo de nossas almas) da ira de Deus. Na Grande Tribulação será derramada a ira de Deus? Sim, mas antes (durante a Grande Tribulação) será manifestada a ira do anticristo e do dragão.

Mateus 24:15-22
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Segundo as Escrituras a abominação da desolação citada por Jesus se refere a metade da última semana de Daniel.

Daniel 9:27
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Esta profecia teve uma espécie de cumprimento quando um tipo de anticristo, em 167 A.C., cujo nome foi Antióquio Epifanes, preparou um altar a Zeus sobre o altar dos holocaustos no templo em Jerusalém e sacrificou um porco no altar.

Haverá algo parecido com isto no futuro. Por isso Jesus profetiza este cumprimento. Paulo ensinou que o cumprimento desta profecia de dará da seguinte forma:

2 Tessalonicenses 2:3-4
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

Logo, a abominação da desolação é o anticristo se assentando no templo, em Jerusalém, e começando uma terrível perseguição contra todos os que não lhe prestarem culto através da marca da besta. Isto ocorre na metade da última semana de Daniel. Neste momento o anticristo e seus adoradores perseguirão a todos que não o adorarem (principalmente os cristãos e judeus).

Veja então que aqui não é a ira de Deus se derramando mas a ira do anticristo se manifestando. O fato de Jesus me amar, e me lavar não me isenta de aflições e perseguições.

Apocalipse 12:7-17
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.
E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

Veja neste texto que a ira do diabo também se manifestará na Grande Tribulação através da perseguição da besta. Acredito que a mulher represente Israel, porém o texto diz que não só Israel será perseguido mas também os remanescente de sua semente, isto é, os cristãos, pois o cristianismo veio dos judeus, e o texto fala que dos que têm o testemunho de Jesus Cristo, sendo que somente os cristãos podem ter o testemunho de Jesus Cristo. Ver o estudo Igreja, Corpo, Noiva para ter mais detalhes sobre esta questão.

Logo, temos que distinguir a ira de Deus da ira do anticristo e do dragão. São diferentes. A ira do anticristo e do dragão perseguirá e atribulará os santos e escolhidos de Deus. A ira de Deus atribulará a besta e os seus adoradores.

Em Apocalipse aprendemos que Deus, quando derramar sua ira pelas sete taças, elas não atingem os santos, apenas atingem o trono da besta e os seus adoradores.

Logo, o fato de Jesus nos amar não nos isenta da ira dos homens, apenas da ira de Deus.

3)Por que Deus não castigou Ló em Sodoma e Gomorra junto com os ímpios, mas enquanto ele estava lá os anjos não podiam agir para destruir a cidade (Genesis 19.22). Mas quando ele saiu com toda a sua casa veio o castigo?

Você têm razão. Quando a ira de Deus ser derramada os seus santos serão preservados. Acontece que, como já disse acima, a ira de Deus, quando for realmente derramada, atingirá somente o trono da besta e os seus adoradores, não atingirá os santos. Quando Deus derramou sua ira em Sodoma e Gomorra realmente ele separou Ló, mas, como nos dias de Noé, não houve salvação para que não foi com Ló. Quem ficou em Sodoma e Gomorra foi condenado. Não houve segunda chance de salvação para eles.

Quando Deus derramar sua ira nas taças ele atingirá somente os homem ímpios, assim como aconteceu em Sodoma e Gomorra e assim como aconteceu com o mundo antes do dilúvio. Veja Apocalipse 16:


E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.
E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.
E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas.
Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores.
E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.
E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.
E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.
E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.
E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.
E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.
E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito.
E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.
E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.
E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam.
E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.
Apocalipse 16:1-21


As sete taças da ira de Deus derramaram pragas terríveis sobre os homens. Porém somente os que tem a marca da besta e o trono da mesma foram os alvos dos anjos que derramaram as taças. Cada taça teve um objetivo específico, mas nunca um santo do Senhor.

As pragas citadas me fazem lembrar as que foram derramadas sobre o Egito quando os hebreus estavam escravizados. Veja que Deus não tirou o seu povo que estava sofrendo na mão do faraó (tipo de anticristo), mas quando derramou as pragas teve como alvo somente os egípcios e não o seu povo. Algo assim acontecerá na Grande Tribulação, só que em maiores proporções.


4)Por que devo crer que Jesus depois de me limpar do pecado de me amar, de me colocar como parte do corpo de Cristo, me castigará com um sofrimento que não existiu na terra (Mt 24.21)?

Citemos o texto indicado por você:

Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
Mateus 24:21

Quando ele fala desta grande aflição temos que observar em que sentido ele esta dizendo. Como já foi dito acima, o contexto fala da abominação da desolação que se dará no lugar santo. Esta abominação da desolação é a manifestação do anticristo se assentando no templo de Deus e se auto-proclamando deus (2 Tess 2:3-4). Segundo Daniel isto ocorrerá no meio da ultima semana profética (Daniel 9:27). Então quem esta gerando esta grande aflição como nunca houve antes? O anticristo, e não Deus. Logo, aqui a Grande Tribulação esta sendo explicada como a ira do anticristo (e do dragão) contra os escolhidos de Deus. Tanto é verdade que no verso seguinte ele diz que estes dias serão abreviados para que os escolhidos não sejam exterminados completamente.

Mateus 24:22
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.


Veja que é importante separar a ira do dragão e do anticristo da ira de Deus, como já disse em resposta de pergunta anterior. Durante a Grande Tribulação virá primeiro a ira do dragão e da besta sobre os escolhidos de Deus, e depois se revelará a ira de Deus sobre a besta e seus adoradores.

O fato de sermos limpos do pecado e de sermos amados do Senhor não nos isenta de perseguição, nem de aflições, ainda que seja a grande aflição citada no texto de Mateus 24. Afinal, o servo não é maior que o seu Senhor. Se Jesus foi perseguido e martirizado, nós, seus servos, não seremos isentados das perseguições e das aflições, ainda que seja a perseguição do anticristo.

Mateus 10:19-39
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á


João 16:33
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

1 Pedro 4:12-16
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.


2 Coríntios 12:10
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.


2 Timóteo 3:12
E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.


5)Se Ele já me valorizou estando eu em pecado, não me valorizaria agora sendo eu parte do corpo Dele?

Parte desta pergunta eu já respondi acima. Agora sobre fazermos parte do seu Corpo sugiro ler o estudo que postei sobre a Igreja, Corpo, Noiva clicando AQUI.

6)Porque Deus salvou Raabe (Josué 6.25), uma prostituta de Jericó que acobertou os espias, e não salvaria a sua noiva (a Igreja) do período de Juízo para os ímpios? Não seria aqui uma demonstração clara de amor da salvação de Deus?

Raabe foi salvo da ira de Deus. O Senhor havia entregue Jericó na mão dos hebreus. A cidade seria destruída com Raabe ou sem ela. O ato de Raabe ocultar os espiar lhe rendeu a benção de não ser atingida pela ira de Deus sobre aquela cidade.

Como disse nas questões acima, uma coisa é a ira de Deus e outra é a ira dos homens e do diabo.

Porque Deus não salvou sua Igreja de tantas e tão terríveis perseguições em toda a história? Sabia que não houve um momento se quer na história da Igreja que os verdadeiros servos de Deus não tenham sido perseguidos, mortos, torturados, dilacerados, e muitas outras coisas por amor à Cristo. É fácil para nós, brasileiros, que sofremos apenas uma perseguição velada e de fácil resistência, dizermos que Deus nos ama e por isso não sofremos tanto. Estamos no período da teologia do "pare de sofrer", a teologia do "somos filhos do Rei" e portanto temos que ter todos os privilégios deste reino aqui mesmo na terra para gozarmos.

Aqui no Brasil, e em outros países cuja a liberdade cristã tem sido transformada em libertinagem, é fácil dizer que seremos preservados da tribulação quando ela vier. Porém há lugares do mundo na qual hoje mesmo cristãos estão morrendo sorrindo, sendo torturados mas felizes, porque estão correndo para os braços do seu Senhor.

Como já disse e repito: O fato de a Igreja ser amada do Senhor não a isenta das perseguições e torturas patrocinadas pela ira de Satanás e dos homens. Durante toda a história os que se levantam como verdadeiros servos de Deus padecem as piores atrocidades e nem por isso deixaram de ser amados pelo Senhor. É preciso que os cristãos hoje observem esta realidade e saiam do comodismo. É preciso vigiar. E estou me incluindo nisto. Todos nós devemos nos incluir nesta responsabilidade com o Reino.

7)Jesus mesmo disse que no mundo teríamos aflição, não posso negar o sofrimento na terra, mas não posso entender um Deus amoroso, que Deu seu Filho para o resgate de da noiva ( a Igreja) e depois de a ter resgatada vai castigá-la? Como entender isto?

O castigo de Deus se dará sobre os adoradores da besta, e não sobre os seus santos como já expliquei acima. Usar o amor de Deus para fugir da tribulação e dos sofrimentos do testemunho de Jesus é usá-lo como objeto de proteção, como um amuleto pagão. Aquele que quiser salvar a sua vida a perderá, mas aquele que perder a sua vida por amor a Cristo vai encontrá-la.

Pense nisso querido. Sou apenas um servo do Senhor e não sou dono da verdade. Medite nas palavras acima e ore ao Senhor pedindo o direcionamento para entender qual é a perfeita e agradável vontade dEle para nossas vidas.

Deus te abençoe

2 comentários:

  1. Sendo a igreja um mistério não revelado aos apóstolos e profetas e sendo ainda participante de um sacerdócio eterno (Melquisedeque) e já crucificada, ressuscitada com Cristo e assentada nos lugares celestiais, que a COMPROU com Seu Próprio Sangue, Sumo Sacerdote eterno, (segundo aquela ordem), o que nós, igreja, temos a ver com o sacerdócio levítico pertencente à Israel, cuja 70 semanas de Daniel diz respeito somente a eles?

    Se já decorreram 69 semanas (no regime da lei) e falta ainda uma semana (que será no regime da lei, visto os sacrificios contínuos estarem próximos de iniciar-se e Deus não rejeitou a lei) por que a igreja (que é um mistério gracioso ) estaria debaixo daquela lei no tempo da GT? Já não alcançamos misericórdia que eles (da lei) ainda não alcançaram?

    O que os 24 anciãos (que representam a igreja) e foram COMPRADOS pelo Sangue de Cristo (portanto são igreja) estavam fazendo lá no inicio do relato de Apocalipse (cap 5)? Se foram comprados, são remidos. O que faziam lá? É claro que não são anjos.

    Se nosso assentamento é celestial, nossa cidadania é celestial, somos embaixadores de Deus, em Cristo (e um embaixador é retirado quando há uma guerra) e em nosso sacerdócio de Melquisedeque temos em nós o Espírito Santo, na GT se estivermos aqui, serão dois sacerdócios dispensacionais? Por que? Observe-se que Cristo veio sob regime da lei e sujeitou-se a ela, por todo o tempo de sua vida terrena.

    Se andamos no Espírito, andamos em Deus. Enoque andou com Deus e foi arrebatado, Deus o tomou, não foi achado. Se nós andamos em Deus, por Seu Espírito, que nos é dado, não seremos simplesmente ARREBATADOS como Enoque?

    O que importa os termos pré e pós tribulacionismo para nós, igreja, se já somos comprados por Deus, em Cristo? Onde existem estes termos na Bíblia? Por que a separação?

    Por que temos que nos preocupar com épocas e tempos e coisas terrenas, se Paulo diz para não nos preocuparmos? Já somos Dele, não?

    Se ficarmos nos ocupando com coisas que vão acontecer aqui na terra, não estaremos rejeitando a eficácia do sengue de Cristo em nós?.

    Abraços, irmão.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se minha pergunta foi registrada anteriormente, mas é sobre a questão de alguns afirmarem que a igreja é nossa mãe. Pode ser clareada a questão?

    ResponderExcluir

Seguidores