sexta-feira, 24 de junho de 2011

O HEREGE !!!


Apesar de ser uma animação um tanto exagerada (sera?), revela um problema sério em muitos cristãos na atualidade. Sabemos que a Igreja verdadeira do Senhor esta espalhada em seus eleitos em todo mundo, mas muitas vezes resolvemos rotular os cristãos a ponto de transformar um irmão na fé em herege, como no vídeo acima.

É claro que há questões que são inegociáveis. A existência de Deus, a divindade de Cristo, a ressurreição, a salvação pela fé e não por obras, a certeza da vinda de Cristo, o culto somente a Deus, e outros pontos, são inegociáveis.

Porém há questões que são secundárias, e não podem ser classificadas como heresia. A escatologia é uma destas questões. Muitos são os pré-tribulacionistas para com os quais tenho intenso respeito devido o exemplo de fé e amor a Deus e, apesar de discordar do pré-tribulacionismo, nunca poderei rotular estes irmãos como hereges, pois para mim nossa discordância é secundária e não nos separa na fé.

Apesar de tudo isto, hoje a religião (invenção dos homens) é taxativa e exclusivista e tende a criar divisões onde não deveriam existir. Então são taxados como hereges as diferenças em questões secundárias como:

Batismo por imersão ou aspersão
Ceia com vinho ou sem vinho
Pão com fermento ou sem fermento
Presdestinação ou Livre-arbitrio
A Igreja é arrebatada antes, no meio ou depois da Grande Tribulação.

Portanto, é preciso abandonar nosso religiosismo e nos unir na fé em Jesus, parando de nos atacar por questões secundárias.

"Nas questões essenciais unidade! Nas questões secundárias: liberdade! Porém, em tudo o amor!"
Rupertus Meldenius

A Deus toda a glória!

Um comentário:

  1. Gilberto J. Soaressexta-feira, julho 08, 2011

    Concordo com o irmão em numero e grau. Precisamos ser mais unidos em Cristo Jesus. Vamos amar ao nosso próximo como a nós mesmos e deixar as questões secundarias de lado, pois: E sabemos que todas as coisa contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo seu propósito. RM 8: 28
    Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre com você meu irmão!

    ResponderExcluir

Seguidores