quinta-feira, 13 de maio de 2010

O DIA DO SENHOR

Por Fernando Alves de Lima Jr.

As Escrituras têm muito a dizer com relação ao Dia do Senhor. Mas me parece que tem sido mal interpretado os textos que tratam deste terrível (ou maravilhoso) momento escatológico. Acompanhem o meu pensamento a respeito deste assunto.

1 Tessalonicenses 5:1-6 MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.

O Dia do Senhor virá como um ladrão na noite, é o que o texto acima nos ensina. O apóstolo esta escrevendo que acerca de tempos não há necessidade de escrever pois eles sabiam que o Dia do Senhor virá como um ladrão. Esta idéia de vir como um ladrão na noite é a de que aqueles que não estiverem vigiando serão pegos de surpresa, mas esse dia não pegará de surpresa os que estiverem na luz e vigiando (versos 4-6). Logo, a Igreja espera a vinda deste dia pois, de outra forma, não faria sentido o apóstolo dizer que este dia não os surpreenderão visto que estão na luz, e não nas trevas, como aqueles que serão surpreendidos.

Apocalipse 3:3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

O alerta do texto acima é para a Igreja. Veja que ele virá como um ladrão se não vigiarmos. Bem, até aqui tudo bem mas quando chegará o Dia do Senhor?

Mateus 24:37-44 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.

O Senhor Jesus informa que a vinda do Dia do Senhor nada mais é que o dia em que ele levará um e deixará outro.(versos 40 e 41). Esses dois versículos geralmente é interpretado como uma descrição do arrebatamento. Independente disso, o texto é um alerta para que a Igreja vigie. Em 1 Tessalonicenses 5:1-6 Paulo fala que a vinda do Dia do Senhor pegaria muitos de surpresa mas não os de Cristo pois estarão vigiando. Em Apocalipse 3:3, segundo texto que mostrei acima, o próprio Senhor nos informa que se não vigiarmos seremos pegos de surpresa. Agora, Em Mateus 24:37-44 vemos que, assim como foi nos dias de Noé em que o povo vivia suas vidas em total descaso aos sinais do juízo, assim também seria nos dias da vinda de Cristo, mas aqueles que vigiarem estarão preparados. Logo, é muito claro nos textos que a vinda do Dia do Senhor se dará no dia da vinda do Senhor e arrebatamento da Igreja, pois de outra forma não faria sentido Paulo e o Senhor nos exortar a vigiar para que não sejamos surpreendidos pela vinda desse Dia.

Por isso que os pré-tribulacionistas, como não aceitam de forma alguma que o arrebatamento aconteça depois da Grande Tribulação, interpretam esse Dia do Senhor como sendo o período da Grande Tribulação. Interpretando desta forma, é possível entender com uma mente pré-tribulacional os textos citados acima. Mas será que há embasamento bíblico para isso? Vejamos: A expressão "Dia do Senhor" não é apenas encontrada no NT. Aliás, sua origem esta no VT.

Isaías 2:12-17 Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido; E contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã; E contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados; E contra toda a torre alta, e contra todo o muro fortificado; E contra todos os navios de Társis, e contra todas as pinturas desejáveis. E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia.

O Dia do Senhor é o dia na qual toda arrogância humana será destruída e nesse dia só o Senhor será exaltado. Interessante notar que o texto não abre espaço para adoração a outro ser que não seja o Senhor. Ora, somente o Senhor será exaltado na Grande Tribulação? Ou não será nela que a besta será adorada e a apostasia será generalizada na terra? Mas vamos continuar o texto de Isaías:

Isaías 2:19-21 Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror do SENHOR, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do SENHOR, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra.

Nesse dia, conforme o texto, os homens fugirão da glória da majestade do Senhor e se esconderão nas cavernas e nas covas assombrados diante da presença do Senhor.

Isaías 13:9-12 Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.

Interessante a ligação que Isaías faz do Dia do Senhor a sinais no céu. O sol escurecerá, e lua e as estrelas não darão sua luz. Agora veja esse texto e compare com os dois últimos textos de Isaías que mostrei:

Apocalipse 6:12-17 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

Se compararmos esse texto de Apocalipse com os textos de Isaídas somos levados a concluir que o dia da Vinda gloriosa do Senhor Jesus é o Dia do Senhor, o dia de sua ira. Leia mais estes textos:

Joel 2:31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.

Esse texto de Joel é reafirmado por Pedro (Atos 2:20). Veja que os sinais no sol, lua e estrelas antecedem o Dia do Senhor. Ou seja, primeiro aparece os sinais, e só depois virá o Dia do Senhor. Agora vejamos o nosso próprio Senhor falando sobre o mesmo assunto:

Mateus 24:29-31 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

É impressionante como as profecias, tanto no VT como no NT, se encaixam perfeitamente!! O Senhor foi muito claro!! Se os sinais no céu (sol, lua e estrelas) antecedem o Dia do Senhor mas sucedem a Grande Tribulação (depois da aflição daqueles dias), então é muito claro que o Dia do Senhor NÃO É a Grande Tribulação pois é evidente nos textos aqui apresentados que esse Dia virá depois da Grande Tribulação. O Dia do Senhor virá com a vinda gloriosa de Cristo pós-tribulacional. E é nesse exato momento que acontece o arrebatamento dos escolhidos, dos santos do Senhor!!! Repare que o ajuntamento dos escolhidos acontecerá nos céus!! Em qual outro texto encontramos a vinda do Senhor, a presença angelical, a trombeta e o ajuntamento de escolhidos nos ares?

1 Tessalonicenses 4:16-17
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Não há na Bíblia dois versículos tão similares como estes dois. É muito claro que se tratam do mesmo evento. Veja:

1 TESS 4 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu
MATEUS 24 - Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem

1 TESS 4 - com alarido, e com voz de arcanjo
MATEUS 24 - E ele enviará os seus anjos

1 TESS 4 - e com a trombeta de Deus
MATEUS 24 - com rijo clamor de trombeta

1 TESS 4 - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares
MATEUS 24 - E verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu... ele enviará os seus anjos ... os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus

Existem mais textos que comprovam que o Dia do Senhor só virá após a Grande Tribulação.

Joel 3:11-15 Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes; Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.

Aqui o Dia do Senhor esta associado ao dia em que o Ele se assentará para julgar os gentios (Mateus 25:31-32). Esta associado também ao dia da ceifa na qual o lagar estará cheio. É associado também a multidões de gentios congregados em um vale chamado de vale de Jeosafá, ou, da decisão. Agora façam a comparação com os textos de Apocalipse:

Apocalipse 14:14-20 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada. E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda. E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.

Apocalipse 16:13-16 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

O vale na qual os gentios serão congregados para uma batalha chama-se vale do Armagedom (o mesmo vale de Jeosafá). Todos esse eventos, a ceifa e a batalha do Armagedom, são eventos que acontecerão ao fim da Grande Tribulação. Interessante que em plena Grande Tribulação, com a presença ativa do falso profeta e a besta, e na iminência da batalha do Armagedom, ainda se clama que o Senhor Jesus virá como um ladrão. Mas a vinda como um ladrão já não deveria ter acontecido anos antes do evento em contexto?? Isso deixa ainda mais claro que o Dia do Senhor, aquele que não pegará a Igreja de surpresa por estar vigiando aqui na terra, só pode acontecer depois da Grande Tribulação.

Além disso, é nesse contexto de final da Grande Tribulação, de falso profeta, de anticristo e de batalha do Armagedom, que é anunciada a chegada das bodas do Cordeiro:

Apocalipse 19:7-15 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

É somente nesse momento que é anunciada que é vinda as bodas do Cordeiro, e não antes da Grande Tribulação.

Diante de todas essas evidências bíblicas concluímos é impossível que o Dia do Senhor inclua o período da Grande Tribulação pois é muito claro que ele só pode acontecer depois da Grande Tribulação e não antes. Tendo agora essa visão totalmente bíblica do que vem a ser o Dia do Senhor vamos reler o texto de Tessalonicenses e Mateus observando com atenção os textos grifados.

1 Tessalonicenses 5:1-6 MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.

Pense comigo. Porque Paulo diria que não seremos surpreendidos pelo Dia do Senhor já que estamos vigiando se tivesse uma mentalidade pré-tribulacionista? Levando em conta que ele não pode se contradizer com o ensinamento bíblico sobre o Dia do Senhor.

Mateus 24:37-44 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.

Continuemos pensando: Porque o Senhor Jesus, ao comparar sua vinda como a de uma ladrão na noite, exortaria a sua Igreja a vigiar, inclusive citando o arrebatamento, se essa vinda como um ladrão é sua vinda gloriosa depois da Grande Tribulação? A não ser que, para o nosso Senhor, o arrebatamento não seja antes da Grande Tribulação... pense nisso.

Ainda com essas evidências em mente leia:

2 Pedro 3:1-14: AMADOS, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.

Mais uma vez vemos que a vinda do Senhor é igualada a Vinda do Dia do Senhor (ou de Deus) como um ladrão na noite. Nesse dia, como diz o texto, os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão. E nesse texto somos exortados a viver de modo santo e piedoso, aguardando a vinda desse dia, o Dia do Senhor na qual os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão. Esse Dia também é chamado de dia de juízo e da perdição dos homens ímpios:

2 Tessalonicenses 1:4-10 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Nesse texto acima Paulo é muito claro sobre esse Dia. Ele começa falando das tribulações que os tessalonicenses sofriam. Depois ele diz que um dia Deus dará em paga tribulação aos que os atribulavam e descanso a toda a Igreja de Cristo ("descanso conosco"). É somente neste dia que Deus dará o definitivo alívio à Igreja de todas as suas tribulações. Quando será esse dia? Segundo Paulo, quando o Senhor Jesus se manifestar com os anjos de seu poder e como labareda de fogo que toma vingança de todos os ímpios. Ora, quando isso vai acontecer? Antes ou depois da Grande Tribulação? É evidente que acontecerá depois. Logo, a Igreja terá o definitivo alívio das suas tribulações depois da Grande Tribulação e não antes dela. Então o arrebatamento só pode acontecer depois da GT pois senão esse alívio aconteceria antes e não em um evento claramente pós-tribulacional.

Além disso, no texto Paulo afirma que neste Dia, em que Jesus vier para condenação dos ímpios, ele será glorificado nos seus santos e, neste Dia, se fará admirável em todos os que crêem. Mais uma vez deixando claro a presença da Igreja aqui.

Pensem nesses argumentos acima citados e comentem.

Deus abençoe a todos!!

Fernando A. Lima Jr.

104 comentários:

  1. Que o Senhor abençoe sua vida, Fernando. Que muitas pessoas possam ter acesso a este precioso estudo, ficando assim cientes do que está porvir (tribulação), vigiando em todo momento.

    ResponderExcluir
  2. A graça e paz do nosso Senhor Jesus.
    Parabéns pelo estudo, a igreja ainda está mal informada sobre escatologia e precisa de estudos como esse.Mais uma vez parabéns e que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Paz, irmão Fernando!

    Sou um mais novo seguidor do teu blog.
    Parabéns pela iniciativa pós.

    Visite meu blog, pós-tribulacionista. Tem revelações inéditas no meio teológico, que aumentarão mais ainda teus conhecimentos.


    Um abraço!

    Jaime

    ResponderExcluir
  4. Apocalipse 19:1-10 ?

    As Bodas do Cordeiro acontecem no céu antes da descrição da Vinda de Jesus em um cavalo branco.

    Como ela chegou lá em cima para as Bodas?

    Se a Igreja está na Terra sofrendo, porque Jesus disse em Apocalipse 3:10: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei DA hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."

    Porque João não disse: NA hora da tentação e sim DA hora da tentação ? A preposição é EK (DA) e não EN (NA).

    Porque em Apocalipse 4:1-2 João diz: DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

    O versículo inicia com a afirmação "DEPOIS destas coisas", ou seja depois da Igreja e mostra o arrebatamento de João. (Leia Apocalipse 1:10)

    Porque João ouviu uma voz como de trombeta ? (Compare com I Tessalonicenses 4:13-18)

    Porque os pós-tribulacionistas dizem que em Mateus 24:30-31 fala sobre o arrebatamento da Igreja se ela somente foi estabelecida em Atos 2, com a descida do Espírito Santo ?

    Porque os pós-tribulacionistas comparam Mateus 24:30-31 com o arrebatamento da Igreja, que foi descrito por Paulo em I Tessalonicenses 4:13-18, sendo que em Mateus 24:30-31 fala apenas da reunião dos judeus e gentios convertidos para o milênio e não fala absolutamente nada de arrebatamento ?

    Porque em Mateus 24:31 fala de muitos anjos e em I Tessalonicenses 4:16 fala apenas de um arcanjo ?

    Porque a palavra "arrebatados" aparece nesse versículo ?

    Porque I Tessalonicenses 4 não fala nada sobre o milênio e a destruição do anticristo e do falso profeta?

    Porque os pós-tribulacionistas dizem que a palavra arrebatamento não está na Bíblia ?

    Se o Espírito Santo é o único que pode se encaixar na expressão "o que o detém" em 2 Tessalonicenses 2:6-7 e a Igreja começou com a descida do Espírito Santo e em I Coríntios 6:19 diz:Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

    Em relação a esses versículos porque a Igreja não será arrebatada quando Espírito Santo for tirado ?

    Você pode me mostrar onde está a Igreja na terra do capítulo 6-18 ?

    Você pode me dizer se os mártires de Apocalipse 7 são a Igreja e não judeus ou gentios que se converteram ?

    Porque a Grande Tribulação é chamada de dia de angústia para Jacó ?

    Você pode me mostrar no novo testamento: Nos evangelhos, nos atos dos apóstolos, nas cartas paulinas, nas cartas gerais e no Apocalipse instrução para a Igreja na Grande Tribulação ?

    Porque os pós-tribulacionistas dizem que Israel é a Igreja de Deus ?

    Como Israel pode ser a Igreja de Deus sem se converter ?

    Porque todos os pós-tribulacionistas, possuem um ponto de vista mas não conseguem prová-lo ?

    Eis a resposta à última pergunta:
    “Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam” 1 Tm 1:6,7 (cf. 1 Tm 6:4).

    Você não conseguirá responder as outras perguntas com amilenismo, pós-milenisno, meso ou pós-tribulacionismo, nem adianta tentar, mas se quiser eu estou esperando as respostas.

    Obs: Tem que ser com a Bíblia interpretada literalmente.

    ResponderExcluir
  5. George, em primeiro lugar gostaria de agradecer sua participação no blog. Peço desculpas pela demora em responder. É que não tenho tempo integral para me dedicar ás respostas pois trabalho e estudo.

    Como disse na apresentação do blog, não quero encerrar a questão como se eu fosse o dono da verdade nesta questão. Estou ciente que sou humano e que posso errar. Portanto, quando entro em um debate de idéias como este agora, não me julgo superior a você, pelo contrário, uso este momento para aprender e, por que não, até mudar algumas de minhas convicções, desde que esteja em conformidade com a Palavra de Deus.

    Porém me incomodou um pouco sua manifestação com as palavras "Você não conseguirá responder..." e "nem adianta tentar, mas se quiser eu estou esperando as respostas". Parece-me que com estas afirmações o querido irmão acha ter encerrado o debate, se colocando como o conhecedor pleno destas verdades. Não quero lhe julgar mal. Quero acreditar que o irmão esta aberto a uma conversa amigável entre irmãos em Cristo, como quem tem muito que aprender. No entanto, se o irmão quiser permanecer com idéias não tem problema, encerramos o debate aqui e nem continuamos. Nem por isso deixarei de te considerar meu irmão em Cristo.

    Porém ainda assim pretendo responder algumas questões. Vamos la:

    ResponderExcluir
  6. Continuando:

    "As Bodas do Cordeiro acontecem no céu antes da descrição da Vinda de Jesus em um cavalo branco. Como ela chegou lá em cima para as Bodas?"

    O texto de Apocalipse 19 não esta dizendo que as bodas estão acontecendo. Na verdade o texto esta dizendo que o acontecimento das bodas estão muito próximo de ocorrer, às portas. Veja o texto:

    Apocalipse 19:7-9 "Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos. E o anjo me disse: 'Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! ' E acrescentou: 'Estas são as palavras verdadeiras de Deus'."

    Logo, se a hora do casamento chegou, significa que ainda não aconteceu, mas vai acontecer já. Ora, se Apocalipse 19 esta descrevendo o fim da Grande Tribulação, logo as bodas acontecem logo após este fim.

    ResponderExcluir
  7. Continuando:

    "Se a Igreja está na Terra sofrendo, porque Jesus disse em Apocalipse 3:10: 'Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei DA hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.' Porque João não disse: NA hora da tentação e sim DA hora da tentação ? A preposição é EK (DA) e não EN (NA)."

    Em primeiro lugar, precisamos interpretar a Bíblia literalmente, como o irmão disse. Não esta escrito literalmente neste texto que a hora da tentação, ou provação, se refere a todo o período tribulacional. Ainda que seja, segundo o dicionário Strong, a preprosição EK significa mesmo "de dentro de", mas geralmente é traduzida simplesmente como "de" ou "da". Se o sentido mais correto da palavra EK, na raiz da mesma, significa "de dentro de", então, em algum momento, a Igreja estará dentro da hora da provação. Outra palavra grega usada é "tereo" que, segundo o dicionário Strong, descreve algo como "atender cuidadosamente a, tomar conta de", logo passa uma idéia de cuidar de alguém em momento crítico. Um outro sentido dado a tereo é "observar". Logo, traduzindo literalmente ficaria algo como "tomar conta, cuidado, guardar de dentro da hora da hora da tentação". Logo "tereo ek" não parece favorecer a idéia de que a Igreja será levada para muito longe do perigo, pelo contrário, parece favorecer a idéia de que será guardada de dentro da hora da tentação. Podemos encontrar uso semelhante do preposição no texto de João 17:15: "Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno (ou do mal)". Se a intenção de João fosse dar uma idéia de separação total, e a uma distância totalmente segura, um arrebatamento até o céu no caso, não poderia usar a preprosição EK mas APO que, segundo o dicionario Strong, passa uma idéia de separação com distância física, levar para longe. Logo este texto em nada prova as convicções pré-tribulacionistas.

    ResponderExcluir
  8. Continuando:


    "Porque em Apocalipse 4:1-2 João diz: DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
    O versículo inicia com a afirmação "DEPOIS destas coisas", ou seja depois da Igreja e mostra o arrebatamento de João. (Leia Apocalipse 1:10)
    Porque João ouviu uma voz como de trombeta ? (Compare com I Tessalonicenses 4:13-18)"


    George, você esta usando um momento de João na qual ele foi levado em espírito para contemplar as visões que lhe estavam sendo reveladas. Mas o irmão esta usando este texto narrativo como representação do arrebatamento da Igreja. Porém o texto não permite esta conclusão. Lembre-se, vamos interpretar literalmente, e não usar alegorias se elas não são permitidas pelo texto. O arrebatamento de João nada tem a ver com o arrebatamento da Igreja, foi um fato narrado por ele, nada mais. Nem se trata do mesmo tipo de arrebatamento pois o de João foi em espírito apenas, logo seu corpo permaneceu aqui, mas o arrebatamento da Igreja acontece em corpo glorificado.

    ResponderExcluir
  9. Continuando:

    "Porque os pós-tribulacionistas dizem que em Mateus 24:30-31 fala sobre o arrebatamento da Igreja se ela somente foi estabelecida em Atos 2, com a descida do Espírito Santo ? Porque os pós-tribulacionistas comparam Mateus 24:30-31 com o arrebatamento da Igreja, que foi descrito por Paulo em I Tessalonicenses 4:13-18, sendo que em Mateus 24:30-31 fala apenas da reunião dos judeus e gentios convertidos para o milênio e não fala absolutamente nada de arrebatamento ?"

    O fato de a Igreja surgir em Atos não quer dizer que não esteja representada nos apóstolos que estavam sendo preparadas para ela. Veja, um bom e velho pré-tribulacionista interpretará Jo 14:1-4 como sendo uma mensagem para a Igreja. Se este texto de João pode ter sido escrito para a Igreja então Mateus 24 pode também, assim como muitos outros. Em Jo 14 os discípulos representam a Igreja, em Mateus 24 também, porque não? Porque tenho que entender que a Igreja não esta inserida na realidade descrita de Mateus 24?
    Se você analisar, por exemplo, o texto de Marcos 13:11 ("Sempre que forem presos e levados a julgamento, não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam tão-somente o que lhes for dado naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo"), que é também parte do mesmo sermão escatológico de Mateus 24, poderei concluir que o Espírito Santo falará com os judeus que ainda não aceitaram a Cristo (visto que segundo Zacarias 12 eles aceitarão apenas no fim da Grande Tribulação)?
    Se o irmão disser que se refere a cristãos da Grande Tribulação então o Espírito Santo continua atuando na Grande Tribulação como antes dela. Isto acaba contradizendo o pré-tribulacionismo dispencionalista.

    ResponderExcluir
  10. Continuando:


    "Porque em Mateus 24:31 fala de muitos anjos e em I Tessalonicenses 4:16 fala apenas de um arcanjo ? "

    O irmão esta se apegando a um detalhe como se provasse algo. Se o texto fala que haverá a voz de um arcanjo isto simplesmente nega a presença dos anjos? Não, o texto não afirma isso, logo não posso concluir que anjos não estão presentes. Se um arcanjo esta resoando sua voz logo concluo que ele esta sozinho? Esta conclusão não reflete o que esta escrito mas sim apenas sua convicção pré-tribulacionista, nada mais.

    "Porque a palavra "arrebatados" aparece nesse versículo ?
    Porque os pós-tribulacionistas dizem que a palavra arrebatamento não está na Bíblia ?"


    Sim aparece. Pelo visto o irmão esta achando que o pós-tribulacionismo nega a existência da palavra na bíblia, o que não é verdade. O arrebatamento ocorre sim. A Igreja é arrebatada até as nuvens (e não até o céu) para encontrar o Senhor. A partir de então, onde o Senhor estiver a Igreja estará com Ele.

    ResponderExcluir
  11. Continuando:

    "Porque I Tessalonicenses 4 não fala nada sobre o milênio e a destruição do anticristo e do falso profeta?"

    Simples, os irmão de tessalônia, ao ler o encontro do Senhor com os seus escolhidos em Mateus 24, tiveram dúvidas em relação ao mortos em Cristo, já que em Mateus 24 não é informado isto explicitamente. O que acontecerá com irmãos que morreram antes deste dia? Não terão o prazer de encontrar o Senhor? Então o apóstolo explica que haverá a ressurreição dos santos mortos em Cristo antes da nossa transformação, e nos juntaremos a eles com o Senhor nas nuvens. Não foi necessário falar do anticristo aqui pois o assunto não era o anticristo, e sim a ressureição dos santos. Não foi tratado do milênio pois ele seria revelado mais tarde a João no Apocalipse.

    Quanto a Tessalonicenses 4 convém eu mostrar uma coisa. Como sabemos a Bíblia não foi escrita com divisão de capítulos e versículos como hoje. Então devemos respeitar todo o contexto. Um pouco antes do texto do arrebatamento, Paulo fala no capítulo 3, versos 12 e 13, "e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos". Esta vinda com todos os santos é a vinda gloriosa do Senhor (Zacarias 14:5; Judas 1:14). Acontece que no grego a palavra vinda neste texto é "PAROUSIA". Então, poucos versos depois, o apóstolo cita novamente a mesma palavra "PAROUSIA" em "nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem". Não é estranho ele citar a mesma palavra sem nenhuma diferenciação para os tessalonicenses? Ele não iriam confundir a vinda secreta de Cristo (supostamente ensinada) com a vinda gloriosa? Ou neste contexto ele esta se referindo a apenas uma vinda?

    ResponderExcluir
  12. Continuando:

    "Se o Espírito Santo é o único que pode se encaixar na expressão "o que o detém" em 2 Tessalonicenses 2:6-7 e a Igreja começou com a descida do Espírito Santo e em I Coríntios 6:19 diz:Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

    Se a intenção de Paulo era de que "o que detém" era o Espirito Santo, porque não falar abertamente? No texto Paulo parece evitar de escrever quem é o que detém o anticristo, informando apenas que eles, os tessalonicenses, já sabiam. Por quê? Bem, já que o irmão tocou no assunto deste texto vamos acompanhar ele em todo o seu contexto:

    verso 1: "Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele..." ----- Veja que o assunto é sobre a vinda (parousia) de Jesus e nossa reunião com Ele.

    verso 2: "...Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto." ---- Alguns estavam dizendo que era ensinamento dos apóstolos que O Dia de Cristo estava muito perto, era iminente. O que vem a ser o Dia de Cristo? Em Filipenses 1:6 diz "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo". Ora, aquele que começou a voa olha em nós, a Igreja, aperfeiçoará até o Dia de Cristo, logo, este dia só pode ser o dia do nosso encontro com Ele, na qual seremos glorificados e a boa obra estará perfeita, não necessitando mais de aperfeiçoamento. Logo, para Paulo, o Dia de Cristo é o dia de nossa reunião com Ele (1 Tess 2:1)

    verso 3: "Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição" --- Paulo disse que isto, ou seja, o Dia do Cristo, não acontecerá sem que antes se revele o anticristo. Como ele vai se revelar?

    verso 4: "o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus." --- Ele se revelará quando se assentar no templo de Deus se fazendo como Deus, ou seja, a abominação desoladora de Daniel e que foi citada por Jesus no sermão profético.

    ResponderExcluir
  13. Continuando:


    verso 5-6: "Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria" ---- Este misterioso "o que detém" o anticristo não é revelado no texto, então não podemos afirmar que Paulo estava falando do Espírito Santo, uma vez que ele poderia ter dito abertamente na carta. Não parece ser o Espírito Santo pois ele dia "o que". Caso fosse ele diria "e agora sabeis QUEM o detém" e não "agora sabeis O QUE o detém". Parece que ele não se refere a "pessoa" e sim a "algo". Jamais o Espírito Santo seria citado como algo que detém, mas sim como aquele que detém.

    verso 7: "Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado" --- Paulo continua falando sem informar claramente na carta do que se trata. Porém este não pode ser a Igreja conforme mostraremos adiante.

    verso 8: "E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda" --- Aqui mais uma vez Paulo usa a palavra parousia (mesma palavra usada no verso 1 na qual se refere ao nosso encontro com Ele).

    Lendo o texto acima citado chegamos à seguinte ordem dos acontecimentos:

    APOSTASIA ---- MANIFESTAÇÃO DO ANTICRISTO --- DIA DE CRISTO

    Esta ordem esta claro no texto. Ele disse que o Dia de Cristo só acontecerá depois da apostasia e da manifestação do Anticristo. Mas o Dia de Cristo é o mesmo dia do arrebatamento, na qual a boa obra estará terminada em nós, como dito em Filipenses. Então o arrebatamento da Igreja só acontecerá depois da apostasia e manifestação do anticristo. Logo, este que detém a manifestação do anticristo, até seja tirado, não pode ser o arrebatamento da Igreja, pois este só acontecerá depois da manifestação que esta sendo detida por aquilo. Então, analisando o texto literalmente, e a ordem dos acontecimentos que ele exige, a interpretação pré-tribulacionista não faz sentido.

    "Em relação a esses versículos porque a Igreja não será arrebatada quando Espírito Santo for tirado ?"

    Já respondido na anterior

    ResponderExcluir
  14. Continuando:

    "Você pode me mostrar onde está a Igreja na terra do capítulo 6-18 ?"

    A palavra Igreja não este nestes capítulos realmente. Mas isto não quer dizer que ela não esteja presente. Também não encontramos a palavra igreja nas cartas de 2 Timóteo, Tito, 2 Pedro, 1 João, 2 João, porém ela está presente nos textos.

    Exemplos no Apocalipse:

    1- No capítulo 7 aparece uma grande multidão que veio da grande tribulação. O texto informa que eles foram lavados no sangue do Cordeiro. Porém o sangue de Cristo é o sangue no novo testamento (Mateus 26:28), no qual a Igreja é justificada (Romanos 5:9), é resgatada (1 Pedro 1:18-19) e tem acesso a graça (Romanos 5:18; Efésios 1:7). Quem é lavado no sangue do Cordeiro é justificado pela graça. Então a idéia de que o período da graça acaba com o início da Grande Tribulação e arrebatamento pré-tribulacional não faz sentido pois aquele que é lavado pelo sangue de Cristo faz parte do corpo de Cristo e é Igreja: --- "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." Efésios 5

    Logo, esta multidão do capítulo 7 é o corpo de Cristo, é Igreja, e o corpo de Cristo não pode ser mutilado em partes (1 parte até o capítulo 5 e outra parte depois disso), nem por um arrebatamento pré-tribulacional.

    2- No capítulo 12, apesar de a mulher, no princípio do capítulo, representar Israel, passa depois a incluir a Igreja que são os que têm o testemunho de Jesus Cristo. Ora, os judeus não podem ter o testemunho de Jesus aqui neste texto pois ainda não se converteram. Estes cristãos do capítulo 12 são tão cristãos quanto o próprio João é em Ap 1:9, na qual ele mesmo também afirma ser como eles. Para ser testemunha de Cristo é necessário receber o Espírito Santo (Atos 1:8), logo, o Espírito Santo não foi tirado da terra e estes de Apocalipse 12 são cheios do Espírito Santo, são testemunhas de Cristo, e portanto são Igreja.

    3- No capítulo 14, verso 13, diz "Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor". Ora, quem é o Senhor? É Cristo. Então porque parte dos mortos em Cristo é ressuscitada antes da Grande Tribulação e outra parte aqui. Estes são tão cristãos quanto nós (se não melhores).

    4- No capítulo 16, verso 15, diz: "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas". Ora, a vinda como um ladrão é esperada pelos cristãos (1 Tess 5:2-5; 1 Pedro 3:10-14). E aqui neste capítulo, em plena grande tribulação, a vinda como um ladrão é anunciada como algo que irá acontecer ainda. Ora, se esperamos a vinda como um ladrão, e no fim da grande tribulação ela ainda não aconteceu, então a Igreja esta presente vigiando e guardando seus vestidos.

    ResponderExcluir
  15. Continando:

    "Porque a Grande Tribulação é chamada de dia de angústia para Jacó ?"

    Sim, os judeus serão perseguidos e terão o tratamento da parte de Deus neste período. Mas, para tratar de Israel, não há base para afirmar que a Igreja tenha que ser retirada do planeta. Deus vem tratando Israel durante toda a história, e ainda assim sempre preservando eles. Nem por isso a Igreja teve que ser tirada do mundo. Deus pode continuar tratando Israel, sem precisar tirar a Igreja.

    ResponderExcluir
  16. Continuando:

    "Você pode me mostrar no novo testamento: Nos evangelhos, nos atos dos apóstolos, nas cartas paulinas, nas cartas gerais e no Apocalipse instrução para a Igreja na Grande Tribulação ?"

    A grande tribulação deve ser entendida da seguinte forma: Será a ira dos homens e do dragão contra a Igreja e Israel, e será a ira de Deus manifestada sobre os adoradores da besta. Logo, a Igreja será perseguida neste período como consequência de sua lealdade a Deus. A perseguição sempre ocorreu na história da Igreja, e acontece até hoje em muitos países. Porém acontecerá de forma globalizada na grande tribulação. Isto é a ira dos homens se manifestando conta a Igreja (e também Israel). Agora, quando a ira de Deus se manifesta, ela tem alvo específico, os adoradores da besta. Você mesmo pode confirmar no Apocalipse, a taças da ira de Deus serão derramadas apenas sobre aqueles que têm a marca da besta. Então, vamos ler por exemplo o texto abaixo:

    1 Tessalonicenses 1:3-10
    "Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo e a caridade de cada um de vós abunda nuns para com os outros, de maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder. Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós)."


    Neste texto Paulo exorta os tessalonicenses a permanecerem firmes na fé apesar das tribulações pois um dia a Igreja terá o descanso destas tribulações. Quando? Quando o Senhor se manifestar no céu com os anjos de seu poder e dar em paga toda a tribulação que a Igreja sofrer até este dia, isto é, até o dia da vinda gloriosa do Senhor.

    Outros textos com expressões do tipo "aquele que permanecer até o fim será salvo" e outras, são instruções para este período de tribulação.

    ResponderExcluir
  17. Continuando:

    "Porque os pós-tribulacionistas dizem que Israel é a Igreja de Deus ? Como Israel pode ser a Igreja de Deus sem se converter ?"

    Eu acredito que Deus tem planos e promessas específicos para a nação de Israel. Boa parte destas promessas devem se concretizar no milênio. Não creio que a Igreja substituiu Israel, creio sim que ela foi enxertada no Israel de Deus. Mas Israel ainda se converterá ao Senhor no fim da Grande Tribulação (Zacarias 12:9-14), mas Paulo informa que este acontecimento esta ligado a ressurreição dentre os mortos (Rom 11:15). Logo a ressurreição dentre os mortos (a dos justos) deve acontecer no fim da Grande Tribulação.

    ResponderExcluir
  18. Continuando:

    "Porque todos os pós-tribulacionistas, possuem um ponto de vista mas não conseguem prová-lo ? "

    Muitas vezes nós criamos certos preconceitos que nos impedem de ver o que esta escrito na Palavra. Temos que parar de nos rotular de forma separada (pré e pós) e voltar às Escrituras, deixando que ela molde nossa escatologia, e não que nossa escatologia molde a interpretação dela.

    Quando tivermos esta consciência deixaremos de tentar ser donos da verdade e teremos a humildade de aprendermos juntos. Ai sim então haverá progresso.

    ResponderExcluir
  19. "Eis a resposta à última pergunta:
    'Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam' 1 Tm 1:6,7 (cf. 1 Tm 6:4).
    Você não conseguirá responder as outras perguntas com amilenismo, pós-milenisno, meso ou pós-tribulacionismo, nem adianta tentar, mas se quiser eu estou esperando as respostas."


    Irmão, não espero que minhas respostas tenham te convencido, afinal minha intenção não é enfiar o pós-tribulacionismo goela abaixo em ninguém. Pelo contrário, quero aprender com irmãos que pensam diferente de mim.

    Espero que o texto acima não tenha sido direcionado a minha pessoa pois não me considero desviado da fé, e nem me considero mestre da lei. Acredito que existem pontos da doutrina indiscutíveis, inegociáveis. E minha fé se baseia neste pontos como por exemplo a existência de Deus, a divindade de Cristo, a ressurreição, e outros. Mas creio que a escatologia não se inclui nestes pontos (na maioria dos casos) e apesar de termos diferentes interpretações não vejo heresia nem motivo para nos atacarmos.

    Se o irmão quiser continuar tratando sobre o assunto estou aberto a conversar. Peço apenas paciência pois as respostas devem demorar devido minha falta de tempo.

    Mas se eu nem deveria tentar responder, ja que segundo você, não adiantará, peço desculpas pela minha teimosia, ja que acabei respondendo.

    Se o irmão quiser falar mais sobre isso estamos aqui para isso, para conversarmos. Porém se o irmão quiser ser um mestre e quiser me impor seu pensamento peço que nem responda mais. Não gostaria que o irmão se manifestasse dizendo que meu blog é herético como fez em outro blog. Respeito seu pensamento e espero que seja recíproco. Se nos respeitarmos continuaremos uma conversa saudável e proveitosa. Se não houver o respeito necessário ao meu ponto de vista apenas não responderei mais.


    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  20. Você está deliberadamente descumprindo o que diz em Apocalipse 22:18-19: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

    Ou seja, vou explicar melhor. Você retira as palavras do versículo 1 de Apocalipse 19, onde está escrito: E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glòria, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;

    Você afirma que as bodas ocorrerão na terra, sendo que o texto está bem claro em dizer que elas ocorrerão no céu, devido ao fato de João ter dito: "ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão,"

    ResponderExcluir
  21. Continuação...

    No versículo 8 de Apocalipse 19 está escrito: "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos."

    Logo no versículo 14 do mesmo capítulo está escrito: "E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro."

    Eu pergunto: Onde está a descrição do arrebatamento entre o versículo 3 de Apocalipse 4 e o versículo 24 de Apocalipse 18 para comprovar a sua teoria ou a de um mesotribulacionista de que a Igreja será arrebatada durante ou após a Grande Tribulação?

    Não se preocupe, eu respondo: Não existe descrição do arrebatamento entre esses versículos para provar que a Noiva sobe ao céu nesse tempo referido, que é o da Grande Tribulação. Sendo assim, a Bíblia conclui que a Igreja (Noiva) não ficará na Grande Tribulação, pois a palavra Igreja ou Noiva e qualquer menção por mínima que seja referindo-se a ela não aparece entre esses versículos.

    ResponderExcluir
  22. Continuação..

    Referindo-se ao versículo 1 de Apocalipse 19: "E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glòria, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;"

    Muitos pós-tribulacionistas pensam que a frase "E, DEPOIS destas coisas" se refere a descida de Cristo veio a terra para julgar a Grande Babilônia, no entanto, Cristo não desce à terra para julgar a Grande Babilônia, porque ela é destruída pelo terremoto da sétima taça, como está escrito em Apocalipse 16:17-21: "E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito.E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam.E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande."

    Ou seja, os capítulos seguintes, 17 e 18, descrevem apenas a dessolação do poder da Babilônia religiosa e comercial, respectivamente e não citam nenhum tipo de arrebatamento. O terremoto da sétima taça será tão Grande que João utilizou dois capítulos para descrever esse terremoto.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho muito mais o que falar, se quiser fazer do seu site um tratado teológico sobre escatologia eu estou a disposição. Afinal, temos que buscar conhecimento bíblico verdadeiro, sem confusões e heresias.

    Reitero o que disse antes: Você não conseguirá responder nada com amilenismo, pós-milenisno, meso ou pós-tribulacionismo, nem adianta tentar, mas se quiser eu estou esperando as respostas."

    ResponderExcluir
  24. Agora voltando ao capítulo 19 de Apocalipse. Você utilizou uma interpretação terrivelmente escassa de verdade, ignorante e falaciosa ao afirmar que as Bodas do Cordeiro ocorrem na terra e não no céu. O versículo 7 diz: "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou."

    O que o versículo diz exatamente é que as Bodas do cordeiro já chegaram, ou seja, a expressão "vindas", tem o mesmo sentido de chegadas. Preste muita atenção no versículo seguinte:"E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos." Esse casamento ocorre antes da descida de Cristo à Terra descrita no versículo 11:"E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça."

    ResponderExcluir
  25. Continuação...

    O que ocorre na terra é a ceia das bodas do Cordeiro, onde os escolhidos são aqueles de Mteus 24:29-31.

    Leia Lucas 12:35-37: "Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá."

    Essa palavra Jesus deu aos judeus.

    ResponderExcluir
  26. Você erra quando diz que a Grande Tribulação termina no capítulo 19, pois, na verdade ela termina com o terremoto da sétima taça. Preste bastante atenção no versículo 17 de Apocalipse 16: "E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito."

    A grande voz que saiu do templo dizendo: "está feito" declara a consumação da Ira de Deus, ou seja, o final da Grande Tribulação. Como eu já disse antes, os capítulos seguintes descrevem a dessolação ou destruição da Grande Babilônia em decorrência do terremoto de proporções inimagináveis causado pelo derramar da sétima taça na terra, esses capítulos não descrevem nenhum tipo de sofrimento, angústia, aflição ou qualquer tribulação por mínima que seja.

    No capítulo 19 de Apocalipse, versículos 2 e 3 está escrito: "Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre."

    Esses versículos descrevem apenas a voz da grande multidão (Noiva) que, estão felizes pela destruição da Grande Babilônia. O fato dessa grande multidão dizer: "Aleluia!" a denota como sendo a Noiva de Cristo que, não participará em nenhum momento da Grande Tribulação.

    Tome bastante cuidado ao comparar os mártires dos capítulos 6,9-11; 7,9-14; com a Noiva de Cristo. A Bíblia não afirma se eles participarão das Bodas do Cordeiro, eles não descerão com Cristo na Segunda Vinda, pois devem ser ressuscitados por Cristo no início do Milênio. Os mártires do capítulo 7 completam o número final de mártires durante o período da Grande Tribulação; esses mártires se converteram na Grande Tribulação, porém todos eram impíos (gentios e judeus, ambos convertidos no período de intenso sofrimento). Todos esses mártires serão ressuscitados ao limiar do versículo 4 de Apocalipse 20. Na descida de Cristo à terra no capítulo 19:11-21 não cita nenhum mártir. Seria ilógico e irreal Cristo descer à terra com os mártires para depois ressuscitá-los para o Milênio. A primeira ressurreição descrita em Apocalipse 20 é apenas a ressurreição de mártires (judeus e gentios, ambos convertidos no período de intenso sofrimento) e não a ressurreição das pessoas que creram em Cristo antes da Grande Tribulação e, portanto, foram arrebatadas ao céu para o tribunal de Cristo e para as Bodas do Cordeiro. Sendo assim, a Bíblia também conclui que, a primeira ressurreição se dará em várias partes. A dificuldade em entender isso está entre um dos maiores erros de interpretação bíblica, tanto quanto dizer que Israel faz parte da Igreja.

    Paulo disse em 1 Tessalonicenses 4:15: "Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem."

    Sendo assim, a Bíblia também conclui que, a ressurreição de Apocalipse 20:4 não será a ressurreição dos mortos da Era da Igreja, devido ao fato de que a Noiva já estava no céu participando das Bodas do Cordeiro e foi arrebatada antes da Grande Tribulação, como está descrito em Apocalipse 4:1-2.

    A ressurreição de Apocalipse 20 não é arrebatamento e sim ressurreição apenas, para o Milênio.

    Você já fez a sua exegese de 2 Tessalonicenses 2 na opinião de um pós-tribulacionista, quando você entrar no blog e postar a opinião sobre o meu texto eu faço a interpretação correta sobre a expressão: "aquele que o detém", bem como todo o texto.

    ResponderExcluir
  27. É incrível, até hoje você não consegiu debater o meu texto. Será que ele foi muito extenso. O seu texto eu consegui responder.

    Se quiser acreditar na verdade leia a Bíblia e a interprete literalmente, não continue com questões loucas semeando contendas. Eu estou lhe dando apenas a verdade sobre a profecia. Se eu acreditasse no arrebatamento no meio ou depois da Grande Tribulação eu seria um herege que escreveria blogs ou textos em sites de fórum e publicaria vídeos como muitos falsos profetas fazem no youtube querendo enganar a cristãos ingênuos e sem conhecimento.

    A igreja começou a acreditar no amilenismo somente após a instauração do papado e logo mais vieram as interpretaçãos distorcidas sobre o arrebatamento, como a que o autor desse blog propõe, a fim de convencer as pessoas de algo absurdo e sem respaldo bíblico.

    Questões loucas são as questões de homens que usam a Bíblia como se fosse revista em quadrinhos e papel higiênico. Alguns ainda dizem em outros sites pela internet e até em reuniões de igrejas, principalmente das reformadas, como a Presbiteriana do Brasil e a Metodista: "Eu já fui um pré-tribulacionista, agora conheço a verdade". Ora que verdade? É a pergunta que deve ser feita. Porque todos esses com quem eu conversei sejam proponentes do amilenismo, pós-milenismo, preterismo, pós-tribulacionismo; simbolismo; historicismo; meso-tribulacionismo não conseguem provar nenhum dos seus pontos de vista, apenas aqueles que creem no arrebatamento iminente sabem argumentar a verdade. Não existe arrebatamento iminente em nenhum desses pontos de vista citados acima e muitos outros nem creem em arrebatamento, espero que pense bem no que escreve; eu não estou aqui para causar contendas e sim relatar a verdade, que alguns reformados presbiterianos, metodistas e também adventistas não creem. Saiba que as questões loucas dessas teorias, responsáveis por produzir contendas não me ofendem.

    Preste atenção em 2 Timóteo 2:23-26

    23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
    24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
    25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
    26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos

    Acesse o meu blog: www.pre-tribulacionismo.blogspot.com

    Deixe os seus comentários e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  28. Se o meu irmão acha que eu estou lhe ofendendo e contendendo me diga, mas por favor não espalhe mentiras relacionadas a Palavra de Deus, quando não consegue provar. Porque a Palavra é a Verdade (Cristo é a Verdade).

    Obrigado

    Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  29. George, o motivo de não responder as questões é porque eu não me dedico integralmente ao blog. Dou prioridade à minha família, trabalho e estudo. Depois que terminar minhas aulas deste semestre pretendo olhar mais o blog.

    Tem uma frase que li uma vez que me parece bem conveniente:

    "Nas questões essenciais unidade! Nas questões secundárias: liberdade! Porém, em tudo o amor!"

    Aqui neste blog não estamos falando de questões essenciais. Essencial para mim é, por exemplo, a divindade de Cristo, a ressurreição de Cristo, a ressurreição dos mortos, a existência do inferno, a salvação pela graça, e outros pontos. Para mim crer se a Igreja vai ou não passar pela Grande Tribulação, é uma questão secundária. Entre os próprios pré-tribulacionistas muitas são as interpretações bíblicas e longe de mim afirmar que são hereges, como você tem insinuado sobre mim. Estamos falando de questões secundárias por isso não te chamo de herege e nunca farei isto pois tenho respeito a um irmão em Cristo. Espero de você o mesmo respeito.

    O objetivo aqui no blog também não é criar contendas. Longe de mim criar contendas entre os irmãos, quero antes criar um diálogo aberto e sincero com pessoas que pensam diferente de mim como você, e não usar um cabresto e só crer naquilo que o manualzinho de placa de Igreja ensina. Debater sobre questões secundárias da fé é criar contenda? Desculpe, não vou deixar de pensar só porque acham que vou criar contendas.

    Portanto, quanto as respostas dos textos acima, espere.

    Agora, quanto a me chamar de herege, espero que não continue, pois, de outra forma, serei obrigado a excluir suas mensagens. É fácil acusar de herege um irmão em Cristo não é?

    Deus abençoe muito você.

    ResponderExcluir
  30. Apenas um início para que depois venhamos a nos aprofundar mais. O irmão disse o seguinte acima:

    "O que o versículo diz exatamente é que as Bodas do cordeiro já chegaram, ou seja, a expressão 'vindas', tem o mesmo sentido de chegadas. Preste muita atenção no versículo seguinte:'E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.' Esse casamento ocorre antes da descida de Cristo à Terra descrita no versículo 11:'E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.'"

    Vamos entender o seguinte: bodas = casamento. Eu não disse que o casamento com Cristo acontecerá na terra. Eu quis dizer que acontecerá nas nuvens, no arrebatamento. O encontro da Igreja com Cristo é o casamento. Em 1 Tess 4, quando fala do arrebatamento, diz seremos arrebatados para encontrar a Cristo nas nuvens e então para sempre estaremos com o Senhor. Ou seja, o arrebatamento é o casamento pois, quando a noiva (Igreja) se encontrar com o noivo (Cristo) para se unir definitivamente com ele ocorre o casamento. Ou o irmão crê que os noivos devem se unir, isto é, passar morar juntos, antes do casamento? Acredito que não acha isto. Então, se o encontro com Cristo ocorresse antes de Grande Tribulação então o casamento teria que acontecer antes e não depois. Mas aqui, observando o contexto, o casamento (encontro da noiva com Cristo), ocorre depois da Grande Tribulação, e não antes. A expressão "Vindas são as bodas" é igual a "É chegado o casamento". Esta expressão não quer dizer que ja aconteceu a muito tempo. Significa que chegou agora a hora dele ocorrer. Isto é, o casamento esta acontecendo exatamente no instante narrado naquele contexto. Que contexto? O fim da Grande Tribulação. Então, neste contexto, eles estão dizendo: "Vamos nos alegrar pois o casamento chegou!! Aleluia!!". Portanto o arrebatamento esta implícito neste texto sim pois arrebatamento e casamento se referem a um só evento.

    ResponderExcluir
  31. A sua interpretação não convence nenhuma pessoa que crê em profecias e interpreta a Bíblia literalmente. Mais uma vez você não conseguiu me mostrar onde está a descrição do arrebatamento entre os versículos 3 de Apocalipse 4 e o versículo 24 de Apocalipse 18. Você não sabe nem ao menos diferenciar as Bodas do Cordeiro, que ocorre no céu; da ceia (ou banquete) das Bodas que ocorre na terra. O fato de a Igreja descer com Cristo após o encerramento das Bodas no céu não é o suficiente para você. Todos os pós-tribulacionistas ficam perdidos quando alguém que acredita que o arrebatamento se dará antes da Septuagésima Semana de Daniel fala sobre as Bodas do cordeiro, eles não conseguem uma interpretação para confrontar os pré-tribulacionistas e defender a sua posição.

    Ora, se o arrebatamento da Igreja está descrito de forma oculta no Apocalipse 19 ou 20 (o que não existe de forma alguma) porque a única descida de Cristo à terra (o que não é o arrebatamento) está descrita no versículo 11 de Apocalipse 19 e não antes?

    Como a Igreja chegou no céu para as Bodas?

    Se você acredita que o arrebatamento da Igreja de Cristo se dará no mesmo instante da descida de Cristo à terra para destruir a besta e o falso profeta e estabelecer o Milênio, porque não me mostra a descrição do arrebatamento da Igreja no mesmo instante.

    Meu irmão mais uma vez eu digo: Isso não existe na Bíblia.

    Enquanto não responderes a essas perguntas de maneira convincente e sem blá,blá,blás... tudo o que disser a respeito de profecia será anátema e insuficiente.

    São essas algumas das principais perguntas que eu quero que você me responda e que até hoje nenhum doutor em arrebatamento pós-tribulacionista conseguiu responder.

    Preste atenção no versículo 9 de Apocalipse 11:
    "E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus."

    Esse texto não diz respeito aos convidados das Bodas do Cordeiro e sim para a ceia das Bodas, o que é totalmente diferente. Os convidados são os judeus remanescentes da Grande Tribulação e os gentios salvos (os mártires que serão ressuscitados ao limiar do versículo 4 de Apocalipse 20). Pelo visto você não compreende a parábola das dez virgens em Mateus 25. Essas virgens representam a nação de Israel e não a Igreja. As cinco virgens prudentes representam os convidados para a ceia das Bodas do Cordeiro, que ocorrerá na terra, após a descida de Cristo com a sua Noiva. Israel não participará do casamento e sim da ceia do casamento. É isso que você deveria entender e saber separar a Igreja do povo escolhido por Deus, que é Israel.

    Em nenhuma parte da Bíblia, os profetas, Cristo ou os apóstolos mostram a Igreja como sendo o povo de Deus, e sim Israel.

    ResponderExcluir
  32. Bem, as ceias das bodas ocorre logo após as bodas (casamento), e as bodas são chegadas no verso 07, e ceia das bodas ocorrerá logo depois.

    Veja os versos:

    versos 1 e 2:
    Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: "Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos".

    Veja que esta escrito "depois disseo". Disso oquê? Depois da queda da Babilônia e fim da Grande Tribulação.

    versos 3 a 6
    E mais uma vez a multidão exclamou: "Aleluia! A fumaça que dela vem, sobe para todo o sempre".
    Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, e exclamaram: "Amém, Aleluia! " Então veio do trono uma voz, conclamando: "Louvem o nosso Deus, todos vocês, seus servos, vocês que o temem, tanto pequenos como grandes! " Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: "Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.

    Veja que todas as frases que aparecem até o verso 6 ocorre em um contexto pós queda da Babilônia, pois todas as frases estão se referindo a isto, logo, tudo que esta acontecendo aqui neste contexto é pós queda Babilonia.

    Então vem os versos 07 e 08
    Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou.
    Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos.

    Esta frase, assim como todas as outras, estão inseridas no mesmo contexto (pós queda da Babilonia e fim da Grande Tribulação). E uma coisa são as bodas e outra é a ceia das bodas. Apesar de estarem conectadas, pois a ceia das bodas ocorrerá logo após as bodas, são diferentes. Neste texto em questão São anunciadas a chegada das bodas (casamento do Cordeiro) e não a ceia das bodas, o que só acontece no verso verso 09.

    Então por favor, não altere o sentido do texto mudando a palavra "bodas" para "ceia das bodas". O verso 07 fala das bodas, e o verso 09 fala da ceia, que ocorre depois das bodas.

    Agora, já que o arrebatamento da Igreja tem que estar explícito no livro de Apocalipse me mostra onde ele esta explícito então o arrebatamento antes da Grande Tribulação neste livro.

    Aguardo retorno do texto do Apocalipse que mostra explícito o arrebatamento antes da Grande Tribulação.

    Aí então continuamos o debate. Se não mostrar teremos que mudar o foco do debate pois o irmão não consegue provar aquilo que me cobra como prova.

    ResponderExcluir
  33. Paulo, em Romanos 11 diz que os gentios foram enxertados na mesma oliveira que Israel. Portanto somos povo de Deus como eles o foram.

    Tito 2:14
    O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

    1 Pedro 2:9-10
    Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

    Romanos 9:22-26
    E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
    Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
    Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
    Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
    E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.

    Com isso não estou afirmando que Deus não tem planos específicos para Israel. Eu acredito que exista sim. Porém, dizer que "Em nenhuma parte da Bíblia, os profetas, Cristo ou os apóstolos mostram a Igreja como sendo o povo de Deus, e sim Israel" é, com todo respeito a você, um absurdo.

    ResponderExcluir
  34. A cronologia do arrebatamento na visão de um pós-tribulacionista:

    Apocalipse 19:11-13:

    11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
    12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
    13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

    Mateus 24:31:

    31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

    1 Tessalonicenses 4:16-17:

    16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
    17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.


    Apocalipse 18:1-2:

    1 E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
    2 E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável.

    Apocalipse 19: 1-2:
    1 E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glòria, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
    2 Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
    3 E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
    4 E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
    5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
    6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
    7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
    8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
    9 E disse-me: Escreve: Bemaventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

    ResponderExcluir
  35. Para ser um pós-tribulacionista eu deveria:

    1- Renegar todas as promessas de Cristo de que a Igreja Verdadeira não passaria pela tribulação.

    2- Renegar a iminência do arrebatamento.

    3- Acreditar que os mártires do capítulo 6 e 7 são a Noiva de Cristo.

    4- Acreditar que a Igreja é o povo escolhido por Deus desde a fundação do mundo e não antes da fundação do mundo.

    5- Acreditar que a mulher (os perseguidos por Satanás) em Apocalipse 12 serão a Igreja verdadeira.

    6- Comparar Mateus 24:29-31 com o arrebatamento da Igreja em 1 Tessalonicenses 4. Afinal, obrigatoriamente eu deveria dizer que a reunião descrita em Mateus 24 é o arrebatamento em 1 Tessalonicenses 4; afirmar que muitos anjos é a mesma coisa que uma voz de um único arcanjo e por fim, dizer que a trombeta de Mateus é a trombeta única e exclusiva do arrebatamento.

    7- Negligenciar o arrebatamento de João em Apocalipse 4:1-2, quando comparado com Mateus 24:29-31.

    8- Acrescentar palavras em Apocalipse 18:1-2, afirmando que aquele anjo forte de fato, é Cristo.

    9- Dizer que Cristo vem à terra para destruir a Grande Babilônia.

    10- Dizer que a expressão: "sai dela povo meu" se refere a Igreja ainda na Grande Tribulação.

    11- Acrescentar um "arrebatamento" entre o versículo 24 de Apocalipse 18 e o versículo 1 de Apocalipse 19.

    12- Deslocar os dez primeiros versículos de Apocalipse 19 e acrescentar o versículo 11 no início do capítulo, incluíndo outra vinda de Cristo, se tornando em 3 (três) vindas: a vinda do anjo forte, (que no caso seria Jesus) para destruir a Grande Babilônia; a vinda depois do versículo 24 de Apocalipse 18 e a vinda do cavalo branco no versículo 11 já deslocado para o ińicio do capítulo 19.

    13- Acrescentar um arrebatamento entre a descida de Cristo no versículo 11, para provar que no versículo 14 se cumpriu o que estava escrito em Mateus 24.

    14- Retirar os judeus do Milênio. Afinal, a ceia das Bodas não são pra eles, porque a Noiva é a convidada para o próprio banquete do seu casamento.

    15- Acrescentar um outro (pasmem, mais um...) arrebatamento no capítulo 20 de Apocalipse. Afinal os mortos em Cristo ressuscitarão aí também.

    16- Dizer que a primeira ressurreição, é composta de uma única fase, já que ela é a primeira.

    17- Dizer que nós não precederemos os que dormem, por isso o outro arrebatamento da Igreja será no Apocalipse 20 verículo 4. (Que confusão! Quanto descida e subida!).

    18- Dizer que a noiva no céu antes de Cristo ressuscitar não se aplica a isso.

    E o melhor de tudo sabe porque eu sou pós-tribulacionista convicto:

    Porque eu sigo esses versículos no final do livro (Apocalipse 22:18-19):

    18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

    Ah! Mais aí eu fico mesmo! Viu provei que a Igreja vai ficar na Grande Tribulação.

    Um abraço e um ósculo santo a todos os irmãos e irmãs, principalmente.

    ResponderExcluir
  36. ERRATA:

    7- Negligenciar o arrebatamento de João em Apocalipse 4:1-2, quando comparado com 1 Tessalonicenses 4:13-18.

    As outras disposições permanecem inalteradas.


    GEORGE AUGUSTO RODRIGUES

    PARA MAIORES INFORMAÇÕES: www.pré-tribulacionismo.blogspot.com ou leia a Bíblia.

    ResponderExcluir
  37. Pessoal do blog que sabe inglês, leiam isso: http://www.thebereancall.org/node/1983

    Nota: Não coloque no Google Translate

    ResponderExcluir
  38. Olá George, obrigado por sua participação. Ela tem aumentado em muito o número de visitas. Obrigado mesmo. Segue comentários:

    Para ser um pós-tribulacionista eu deveria:
    1- Renegar todas as promessas de Cristo de que a Igreja Verdadeira não passaria pela tribulação.


    Estas promessas não existem.

    2- Renegar a iminência do arrebatamento.

    Sim renegamos. Nem mesmo as Escrituras ensinam ela.

    3- Acreditar que os mártires do capítulo 6 e 7 são a Noiva de Cristo.

    Não vejo problema

    4- Acreditar que a Igreja é o povo escolhido por Deus desde a fundação do mundo e não antes da fundação do mundo.

    Desde a fundação do mundo, isto é, na fundação do mundo ja estavam escolhidos. Logo antes e desde, neste caso, são sinônimos. Efésios 1:4; Apocalipse 17:8

    5- Acreditar que a mulher (os perseguidos por Satanás) em Apocalipse 12 serão a Igreja verdadeira.

    A mulher é Israel (incluindo os enxertados na oliveira). Neste texto há também os que têm o testemunho de Jesus Cristo. Ora, ser testemunha de Jesus faz parte da comissão da igreja (Atos 1:8), inclusive o próprio João, ao escrever o Apocalipse, se inclue neste grupo (Apocalipse 1:2 e 9). Este grupo é a Igreja o qual esta presente em Apocalipse 12 sim.

    6- Comparar Mateus 24:29-31 com o arrebatamento da Igreja em 1 Tessalonicenses 4. Afinal, obrigatoriamente eu deveria dizer que a reunião descrita em Mateus 24 é o arrebatamento em 1 Tessalonicenses 4; afirmar que muitos anjos é a mesma coisa que uma voz de um único arcanjo e por fim, dizer que a trombeta de Mateus é a trombeta única e exclusiva do arrebatamento.

    Não há outro versículo tão semelhante a 1 Tess 4 como Mateus 24:29-31. Acredito fielmente que Paulo e Jesus estão se referindo ao mesmo instante.

    ResponderExcluir
  39. Continuando:


    7- Negligenciar o arrebatamento de João em Apocalipse 4:1-2, quando comparado com Mateus 24:29-31.

    Este sim nada tem a ver com Tess 4. Aqui João esta tendo uma visão. João foi arrebatado em Espírito, o arrebatamento da Igreja será em corpo glorificado. Alegorizar esta passagem dizendo que se trata de figura do arrebatamento da noiva não parece ser muito fiel à tradicional interpretação literal, supostamente atribuída somente ao pré-tribulacionismo.

    8- Acrescentar palavras em Apocalipse 18:1-2, afirmando que aquele anjo forte de fato, é Cristo.

    Pesquisei nas coisas que escrevi e não identifiquei onde disse isto. Acusação fraca e sem fundamento.

    9- Dizer que Cristo vem à terra para destruir a Grande Babilônia.

    Esta é a prostituta que se assenta sobre a besta Apocalipse 17:1-6. A mesma será destruída pela própria besta nos versos de 15 a 18.

    10- Dizer que a expressão: "sai dela povo meu" se refere a Igreja ainda na Grande Tribulação.

    Levando em conta que a Babilônia representa a falsa religião, sem problemas.

    11- Acrescentar um "arrebatamento" entre o versículo 24 de Apocalipse 18 e o versículo 1 de Apocalipse 19.

    Se o irmão acha que as bodas (casamento = encontro de Cristo com a Igreja) não inclui o arrebatamento entao fica difícil mesmo.

    12- Deslocar os dez primeiros versículos de Apocalipse 19 e acrescentar o versículo 11 no início do capítulo, incluíndo outra vinda de Cristo, se tornando em 3 (três) vindas: a vinda do anjo forte, (que no caso seria Jesus) para destruir a Grande Babilônia; a vinda depois do versículo 24 de Apocalipse 18 e a vinda do cavalo branco no versículo 11 já deslocado para o ińicio do capítulo 19.

    Quem crê em 3 vindas é o pré-tribulcionismo irmão:
    1a. Em carne para se entregar e ressuscitar
    2a. Vinda para arrebatar parte do corpo de Cristo.
    3a. Vinda para ressuscitar o outro pedaço do corpo e destruir o anticristo.

    A segunda Vinda é um evento único.

    13- Acrescentar um arrebatamento entre a descida de Cristo no versículo 11, para provar que no versículo 14 se cumpriu o que estava escrito em Mateus 24.

    Afirmação desnecessária pois ja disse antes.

    14- Retirar os judeus do Milênio. Afinal, a ceia das Bodas não são pra eles, porque a Noiva é a convidada para o próprio banquete do seu casamento.

    Eu disse isto? Mais uma vez o irmão confunde a ceia das bodas com as bodas. O verso 7 anuncia que chegou o momento das bodas (casamento) e a festa de comemoração deste casamento ocorre em seguida.

    ResponderExcluir
  40. 15- Acrescentar um outro (pasmem, mais um...) arrebatamento no capítulo 20 de Apocalipse. Afinal os mortos em Cristo ressuscitarão aí também.

    Veja que o capítulo 20 não esta descrevendo a ressurreição, esta descrevendo o que esta acontecendo com os já ressuscitados.

    Verso 4a: "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar" - Esta parte esta falando de todos os que são de Cristo pois a Noiva é que reinará com Cristo e também vai julgar.

    Verso 4b: "e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos"

    Os próprios pré-tribulacionistas interpretam que o capítulo 20 não esta descrevendo a ressurreição mas o que ocorre com os ressurretos, pois, para eles, a primeira ressurreição começa no arrebatamento da Igreja, antes da Grande Tribulação, e consequentemente bem antes da descrição deste capítulo. E somente quem tem parte na primeira ressurreição não sofrerá a segunda morte, serão sacerdotes e reinarão com Cristo. Logo, tem que incluir a noiva aqui. Então, quando o capítulo 20 fala da primeira ressurreição, não esta sendo descrita a ressurreição em si mas o que estão recebendo os santos que tem parte nesta ressurreição.

    16- Dizer que a primeira ressurreição, é composta de uma única fase, já que ela é a primeira.

    Não necessariamente. Mas a ressurreição dos que são de Cristo ocorre na Sua vinda, segundo 1 Corintios 15:23, e segundo este mesmo versículo, a ressurreiçao dos que são de Cristo não é separada em duas fases pois, logo após a ela virá o fim. Se a ressurreição de todos os que são de Cristo fosse em duas partes Paulo diria aqui.

    17- Dizer que nós não precederemos os que dormem, por isso o outro arrebatamento da
    Igreja será no Apocalipse 20 verículo 4. (Que confusão! Quanto descida e subida!).


    Nenhuma confusão aqui conforme ja explicado acima. A confusão esta sendo criada por você.

    18- Dizer que a noiva no céu antes de Cristo ressuscitar não se aplica a isso.

    Não entendi. Aliás nem quero entender viu. Você é meio confuso

    E o melhor de tudo sabe porque eu sou pós-tribulacionista convicto:
    Porque eu sigo esses versículos no final do livro (Apocalipse 22:18-19):

    18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

    Ah! Mais aí eu fico mesmo! Viu provei que a Igreja vai ficar na Grande Tribulação.


    Nossa, não me lembro de ter alterado o texto bíblico. Estou apenas interpretando eles, assim como você. O problema é que você esta considerando o seu sacro-santo manual de escatologia pré-tribulacionista como se fosse a própria Biblia. E então, qualquer um que não concorde, é herege, e esta alterando o este livro sagrado. Este é o erro de muitos. Pode ser até o meu erro também se eu não vigiar. Daí o motivo de estudarmos, para que não cometamos o erro de sacramentar nossa escatologia e esquecer do que é mais importante, a Palavra de Deus.

    Olhando para A Palavra de Deus deixaremos de interpretá-la pelos nossos teólogos e passaremos a interpretar nossos teólogos através dEla.

    Sendo assim, esta última é, como todas as afirmações anteriores, acusações sem noção nem fundamento.


    Um abraço e um ósculo santo a todos os irmãos e irmãs, principalmente.

    Um abraço (apenas) irmão, rsrs

    ResponderExcluir
  41. George, vejo que você cola muita coisa aqui e abrange vários assuntos. Então o debate fica disperso pois vamos falando de vários e vários tópicos da escatologia. Se não seria melhor abrirmos um forum ao invés de um blog.

    Sugiro que a gente venha a focar o debate mais em um assunto só e, terminando um venhamos a focar outro.

    Então sugiro que venhamos a focar o assunto deste tópico "O Dia do Senhor".

    O irmão concorda, como disse no estudo, que a Grande Tribulação não pode estar inserida no dia do Senhor?

    Peço que não disperse agora deste assunto, ok?

    Caso o assunto venha a dispersar terei que ignorá-lo para poder postar outros assuntos no blog e não gastar meu precioso tempo só te respondendo.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  42. Você usa texto fora do contexto, se confunde em todas as questões referentes às bodas do Cordeiro, e sinto muito te dizer que você acrescenta e retira versículos do livro de Apocalipse. Ora, acha que eu fiquei impressionado com essas respostas?

    Meu irmão, eu te fiz várias perguntas desde a primeira vez que eu escrevi neste blog e você até hoje não conseguiu responder nenhuma.

    E agora por acaso o Dia do Senhor virou arrebatamento?

    Me mostre na Bíblia onde está escrito que esse Dia representa o arrebtamento seja nos profetas menores ou maiores.

    Em todos os versículos referentes ao Dia do Senhor no Antigo Testamento não cita uma única vez sequer arrebatamento da Igreja, um dos motivos desta conclusão é devido ao fato de que a Igreja não fora revelada aos profetas.

    Você precisa ler a Bíblia. O Dia do Senhor não é um único período de 24 horas e sim começa com os castigos de Deus pa Jacó, (tão somente) e tem seu ponto principal na Segunda Vinda, que não é o arrebatamento>

    Ora, você me pediu para lhe mostrar onde está o arrebatamento em Apocalipse, eu já disse dezenas e dezenas de vezes...

    Apocalipse 4:1-2.

    Agora o arrebatamento que você me disse ter em Apocalipse 19 não tem, eu até li o capítulo inteiro várias vezes e me perguntei: Meu Deus como esse cara foi encontrar um arrebatamento nesse capítulo?

    Para que fique bem claro: A palavra "arrebatamento" aparece num contexto anterior ao da Grande Tribulação. As palavras arrebatamento, Igreja e Noiva não aparecem no contexto da Grande Tribulação que vai do capítulo 6 ao 18.

    Você adora acrescentar palavras no texto bíblico. Lembre que as pragas somente serão acrescentadas aquele que acrescentar palavras onde não há nada para acrescentar. Várias perguntas aqui ainda não foram respondidas eu acredito que você nunca terá a humildade para reconhecer que você está errado.

    Sobre o Dia do Senhor está é a maneira que você o interpreta:
    antes que venha o grande e terrível arrebatamento.

    Ora, desde quando "Dia do Senhor" foi chamado de arrebatamento e desde quando arrebatamento foi chamado de terrível. Me desculpe mais eu tenho convicções muito maiores do que você a respeito do que é o Dia do Senhor e sei diferenciar muito bem esse Dia do momento iminente que é o arrebatamento e que não aparece em nenhuma referÊncia bíblica ao Dia do Senhor.

    E além do mais Dia do Senhor e Dia de Cristo é a mesma coisa, o que muda é a versão da Bíblia.

    Paulo em 2 Tessalonicenses não disse: "O arrebatamento não virá sem que antes venha a apostasia e se manifeste o filho do pecado".

    O que ele disse foi: Não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste ofilho do pecado.

    Os cristãos de tessalônica estavam preocupados acerca dos boatos de que o Dia do Senhor havia chegado; então Paulo os tranquilizou e disse que esse Dia não chegará enquanto não viesse a apostasia e se manifestasse o filho do pecado. Em nenhum momento Paulo chamou esse Dia do Senhor de arrebatamento.

    Ora, você diz baseado em apenas dois textos bíblicos (Joel 2:31 e Malaquias 4:5) que o Dia do Senhor começará com o retorno Glorioso. Meu irmão não use textos soltos para provar a sua teoria, que até hoje não convence a maioria dos cristãos (os que crêem no arrebatamento antes da septuagésima semana de Daniel). Saiba que texto solto fora de contexto gera pretexto.

    Eu acho que você se esqueceu do que diz em Amós 5:18-20:
    18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.
    19 É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.
    20 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?

    Tome bastante cuidado ao interpretar profecias bíblicas, se não, causará a maior confusão.

    Ah! E a respeito das suas respostas, ainda são as mesmas falácias.

    George Augusto.

    ResponderExcluir
  43. Você usa texto fora do contexto, se confunde em todas as questões referentes às bodas do Cordeiro, e sinto muito te dizer que você acrescenta e retira versículos do livro de Apocalipse. Ora, acha que eu fiquei impressionado com essas respostas?

    Não, eu não quero te impressionar, não sou criança a tal ponto, nem te conheço. E não estou acrescentando nada no texto sagrado não. Interpretar os textos bíblicos não é acrescentar nada ao texto. Se fosse assim nenhuma igreja teria salvação uma vez que muitas interpretam textos de forma diferente. Dizer que estou alterando o texto bíblico ao invés de interpretar é ingenuidade sua, apenas isto.

    Meu irmão, eu te fiz várias perguntas desde a primeira vez que eu escrevi neste blog e você até hoje não conseguiu responder nenhuma.

    Respondi a todas, só não respondi do jeito que você quer responder. Minha fé não esta em você, está em Cristo.

    E agora por acaso o Dia do Senhor virou arrebatamento?

    Me mostre na Bíblia onde está escrito que esse Dia representa o arrebtamento seja nos profetas menores ou maiores.

    Em todos os versículos referentes ao Dia do Senhor no Antigo Testamento não cita uma única vez sequer arrebatamento da Igreja, um dos motivos desta conclusão é devido ao fato de que a Igreja não fora revelada aos profetas.

    Você precisa ler a Bíblia. O Dia do Senhor não é um único período de 24 horas e sim começa com os castigos de Deus pa Jacó, (tão somente) e tem seu ponto principal na Segunda Vinda, que não é o arrebatamento


    Você acrescenta palavras que eu não disse. Eu não disse DIA DO SENHOR = ARREBATAMENTO. O que eu disse foi que o arrebatamento da início ao Dia do Senhor. Os pré-tribulacionistas também dizem que o arrebatamento da início ao Dia do Senhor, acontece que acreditam que o início do Dia do Senhor confere com o início da Grande Tribulação. Mostrei claramente, incluindo textos do Novo e Velho Testamentos, que é impossível que o Dia do Senhor se inicie junto com a Grande Tribulação. Se interpretarmos o que realmente as Escrituras querem dizer é impossível incluir a Grande Tribulação no Dia do Senhor. A questão aqui é quando começa o Dia do Senhor, quando ele vem, e não a sua duração.

    ResponderExcluir
  44. Você adora acrescentar palavras no texto bíblico. Lembre que as pragas somente serão acrescentadas aquele que acrescentar palavras onde não há nada para acrescentar. Várias perguntas aqui ainda não foram respondidas eu acredito que você nunca terá a humildade para reconhecer que você está errado.

    E você adora rogar pragas sobre quem pensa diferente de você, isto é, interpreta o texto diferente de você. Mas insiste que aquele arrebatamento em Espírito de João é o arrebatamento da Igreja (interpretação pré-tribulacionista), sendo que não esta escrito lá que trata-se do arrebatamento. Se eu usar este tipo de pensamento que você tem vou dizer que você acrescentou a este texto uma coisa que não esta escrito nele. Então posso rogar pragas contra você também. Não farei isso, você não será atingido pelas pragas do Apocalipse só porque interpretou um versículo incorretamente.

    "Sobre o Dia do Senhor está é a maneira que você o interpreta:
    antes que venha o grande e terrível arrebatamento.

    Ora, desde quando "Dia do Senhor" foi chamado de arrebatamento e desde quando arrebatamento foi chamado de terrível. Me desculpe mais eu tenho convicções muito maiores do que você a respeito do que é o Dia do Senhor e sei diferenciar muito bem esse Dia do momento iminente que é o arrebatamento e que não aparece em nenhuma referÊncia bíblica ao Dia do Senhor.


    Interpreto como você que o arrebatamento dá início ao Dia do Senhor. Como eu disse antes o que estamos interpretando aqui não é a duração do Dia do Senhor e sim onde ele começa.

    Tanto eu como você acredita que assim que ocorrer o arrebatamento esta começando o Dia do Senhor. Você não tem condições de me mostrar claramente que o Dia do Senhor começa junto com a Grande Tribulação? Você não conseguirá fazer isso pois o Dia do Senhor chega ao fim da Grande Tribulação. É o que diz as Escrituras.

    ResponderExcluir
  45. Nenhum pré-tribulacionista acredita que o Dia do Senhor começa com o arrebatamento e sim com a septuagésima semana de Daniel. O arrebatamento é um evento que pode ocorrer a qualquer momento, ele é independente do Dia do Senhor. O retorno Glorioso em Apocalipse 19:11 é o principal acontecimento do Dia do Senhor, pois nele Cristo virá para reunir Israel e não a Igreja, pois a Igreja desce com Ele.

    Em Sofonias 1:14-16 está escrito:
    "O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
    Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas."

    As escrituras ainda afirmam em Amós 5:
    18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.
    19 É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.
    20 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?

    A nação de Israel desde à era da Igreja está dispersa; Deus a dispersou e ela só será reunida na Segunda Vinda de Cristo À terra; não há duas vindas à terra, apenas uma e essa vinda acontecerá após a Grande Tribulação, porém não será o Arrebatamento. O Dia do Senhor será um período para tratar dos gentios e principalmente da nação de Israel, e nunca foi dado à Igreja.

    O melhor capítulo do antigo testamento a descrever a Segunda Vinda de Cristo é Zacarias 14. Nesse capítulo não retrata nada, absolutamente nada sobre arrebatamento, Bodas do Cordeiro, Noiva e nenhum dos eventos relacionados à Igreja. O capítulo descreve Cristo descendo no monte das Oliveiras e diz que o monte será fendido.

    Atente para o versículo 5 parte b:

    "E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo."

    ResponderExcluir
  46. E a respeito do arrebatamento em Apocalipse 4 eu não acrescentei nada, João faz parte da Igreja e o próprio capítulo diz que ele viu uma porta aberta no céu, ouviu detrás dele uma voz como de trombeta e foi arrebatado em espírito. O versículo inicia com a expressão "depois destas coisas", ou seja, depois da Igreja. Nós estamos vivendo o capítulo 3 de Apocalipse, a qualquer momento a Igreja será arrebatada. Se continuarmos a acrescentar e retirar palavras do livro de Apocalipse a profecia que João deu no final do livro será cumprida em nosa vida.
    Irmão, o que eu quero dizer é que você tem que tomar bastante cuidado com profecia. João deu o aviso no final do livro porque ele sabia que iriam surgir interpretações não literais da palavra de Deus.

    Você disse que não acrescenta palavras, mas me disse várias vezes que o arrebatamento está descrito em Apocalipse 19, sendo que nem aparece lá. Depois de Apocalipse 4:2 não há a palavra "arrebatado", isso é uma das provas de que a Igreja não passará pela Grande Tribulação. Eu acredito quando você diz que a Igreja passará pela Grande Tribulação, mas não é a Igreja verdadeira, são os apostátas. Existem pessoas dentro da Igreja de Cristo que são falsos cristãos, ainda não receberam a Cristo como o seu único e suficiente Salvador; falar da boca para fora é muito fácil, mas Deus conhece os seus. Essa apostasia de 2 Tessalonicenses 2; na minha opinião, é um desvio da fé, mesmo que outros pré-tribulacionistas não concordem plenamente comigo, devido às sete primeiras traduções inglesas traduzirem a palavra apostasia como "partida" ou deslocamento. Mesmo assim Paulo separa dois eventos, repare no primeiro versículo :
    "ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,"
    Nesse versículo a conjunção "e" distingue um evento do outro. Paulo não disse: ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de nos reunirmos com Ele (ou para nos reunirmos com Ele),
    Se ele tivesse dito dessa forma o texto entraria em contradição, pois trataria de dois eventos em um só, porém o texto não é desta forma. Estude profecias literalmente em versões corrigidas de Almeida.

    Eu não estou jogando pragas, estou apenas te alertando sobre o que João disse no final do livro.

    ResponderExcluir
  47. George, eu entendi sua explicação sobre o Dia do Senhor e o arrebatamento. Peço desculpas também em te acusar de rogar pragas. Não tenho intenção de contender contigo. Não quero aqui contender nem provar que sou melhor que você. Longe de mim isto. Só quero conversar sobre o assunto com um irmão em Cristo, você.

    Porém, como o debate esta progredindo, e o assunto não é simples, então vamos conversando devagar, mastigando cada parte, ok? Vamos lá:

    O Dia do Senhor virá como um ladrão na noite, certo? Esta escrito em 1 Tess 5:2 e 2 Pe 3:10.

    Acontece que a venda do Filho do homem será como um ladrão na noite:

    "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
    Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." Mateus 24:42-44


    Logo a vinda do Filho do Homem descrita como a de um ladrão à noite em Mateus 24 marca a vinda do Dia do Senhor como um ladrão descrita em Tessalonicenses e 2 Pedro.

    Você concorda até aqui?

    Diga apenas se concorda ou não, fazendo poucas considerações para que não venhamos a nos dispersar, ok?

    Então por favor, me responda. Até aqui, a afirmação que eu disse acima, você concorda?

    ResponderExcluir
  48. Sim, eu concordo. A Segunda Vinda de Cristo virá como um ladrão na noite, porém o contexto em Mateus 24 é dado por Jesus aos judeus.

    Eu como pré-tribulacionista entendo que em Mateus 24 Jesus estabelece uma ordem cronológica de acontecimentos da seguinte forma:

    Os 8 primeiro versículos dizem respeito ao espaço de tempo aberto antes da Septuagésima Semana de Daniel, ou seja, mesmo que Cristo não disse que se referia a Igreja, pode-se perceber que é o que acontece hoje em dia, no que ele chamou de o "princípio das dores".

    A partir do versículo 9 indo até ao 14, o contexto se refere à primeira parte da Grande Tribulação, ou seja, os primeiros 3 anos e meio, ou dois tempos, um tempo e metade de um tempo.

    Repare no versículo 9: "Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome."

    Israel já é odiado hoje pela maioria das nações do mundo, a ONU como você bem sabe, juntamente com a Igreja Católica não reconhece Israel como detentor absoluto de Jerusalém, e sim, os palestinos. A situação de Israel se agravará no inicío da Grande Tribulação. O contexto aqui está sobre Israel e não para a Igreja.

    Aora preste atenção no versículo 14: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim."

    O evangelho pregado hoje não é o evangelho do reino e sim, o da graça. O evangelho do reino foi aquele pregado no ministério de Jesus. Leia Mateus 4:23; Mateus 9:35; Mateus 13:19; Marcos 1:14; Lucas 4:43; Lucas 8:1; Lucas 9:2; Lucas 9:60; Lucas 16:16.

    A Igreja também fará parte do reino, porém o evangelho do reino será pregado novamente na primeira metade da Grande Tribulação pelas duas testemunhas e pelos 144 mil selados de Israel, tão somente.

    A partir do versículo 15 até o 28 contexto é o da segunda metade da Grande Tribulação. Todo o contexto é direcionado à nação de Israel. Do versículo 29 ao 31 retrata a Segunda Vinda de Cristo para reunir os escolhidos (repare que Jesus estava dizendo isso aos judeus e não à Igreja). Em diversas partes do capítulo ele usa a geografia de Israel: "os que estiverem na Judéia fujam para os montes".

    Os preteristas se confundem bastante e dizem que isso aconteceu na destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. Porém se fosse assim, o imperador Nero seria o anticristo e Nero nunca esteve em Jerusalém.

    ResponderExcluir
  49. George, concordo com alguns pontos citados sobre Mateus 24, mas não todos. Porém não convém discutirmos isto agora pois vamos acabar dispersando.

    Continuando no foco: A vinda do Dia do Senhor

    Apesar das ressalvas, o irmão concorda que a vinda do Filho do Homem descrita como a de um ladrão à noite em Mateus 24 marca a vinda do Dia do Senhor como um ladrão descrita em Tessalonicenses e 2 Pedro.

    Agora, havendo concordância, pergunto:

    Esta vinda do Filho do Homem como um ladrão na noite, descrita em Mateus 24:42-44, que confere com o início do Dia do Senhor (que também vem como um ladrão na noite), é pré ou pós-tribulacional ?

    ResponderExcluir
  50. Essa vinda descrita em Mateus 24:42-44 é pós-tribulacional, apenas não concordo que ela se inicia com o Dia do Senhor. Como eu já disse antes: não há vinda de Cristo à terra antes da Grande Tribulação, a única vinda de Cristo à terra ocorre apenas após os sete anos da septuagésima semana de Daniel; porém no arrebatamento da Igreja que ocorre antes da Grande Tribulação Cristo não desce à terra para pisar no monte das Oliveiras e sim, desce do céu apenas.

    O fato de eu acreditar que o Dia do Sebhor inicia com a Grande Tribulação e termina no final do Milênio é que as escrituras dizem que será um dia de tribulação e de trevas. A vinda de Cristo à terra não será um dia de trevas, escuridão e densas nuvens, no entanto, o retorno glorioso faz parte desse Dia do Senhor, mas não termina e muito menos começa aí.

    Lembrando irmão que todos os versículos a respeito do Dia do Senhor não retratam castigos à Igreja mas apenas aos gentios e Israel.

    Veja qual o propósito do Dia do Senhor em Daniel 9:24:

    Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

    ResponderExcluir
  51. George, vamos nos ater no Dia do Senhor. Não estamos discutindo ainda o envolvimento ou não da Igreja, nem mesmo o seu arrebatamento. Desculpe irmão, mas temos que resolver uma contradição para podermos avançar neste estudo.

    O irmão disse que concorda que:

    "a vinda do Filho do Homem descrita como a de um ladrão à noite em Mateus 24 marca a vinda do Dia do Senhor como um ladrão descrita em Tessalonicenses e 2 Pedro"

    Realmente deve concordar pois é o que esta escrito. Vamos ler o texto de 1 Tess 5:2
    Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite

    Perceba que a vinda do Dia do Senhor, isto é, o seu início, será como um ladrão a noite pois esta escrito no texto "VIRÁ como o ladrão de noite"

    Ora, se, conforme o irmão mesmo concordou, a vinda do Filho do homem como um ladrão marca a vinda do Dia do Senhor, e esta vinda do Filho do Homem é pós-tribulacional, logo o Dia do Senhor também o é.

    ResponderExcluir
  52. Atente para esses versículos em 1 Tessalonicenses 5:1-9:

    1 MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;
    2 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
    3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
    4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
    5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
    6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
    7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
    8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
    9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

    O Dia do Senhor nesse contexto não representa a Segunda Vinda de Cristo e sim os castigos aos gentios. O Dia do Senhor virá como o ladrão de noite àqueles que estiverem dizendo: "paz e seurança". Repare no versículo 3 na expressão: "dores de parto". A Segunda Vinda de Cristo à terra nunca é descrita como dores de parto, aliás se observares o contexto verás que é o mesmo da tribulação descrita em Mateus 24 (Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!)

    Apesar de no discurso de Cristo ele tratar principalmente com a nação de Israel, os gentios também se enquadram nesses eventos.

    Os versículos 4-5 de 1 Tessalonicenses 5, por sua vez dizem: "Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
    Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas."

    Esses versículos são para a Igreja, diferentemente daqueles que "habitam sobre a terra" como descrito em Apocalipse 3:10; Apocalipse 8:13, Apocalipse 13:8 e Apocalipse 14:6.

    A vigilância descrita no sexto versículo de 1 Tessalonicenses 5 é a vigilância para o arrebatamento, porque todos nós somos filhos do dia e da luz e não das trevas.

    O versículo 9 diz claramente que Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  53. E eu nunca disse que o Dia do SENHOR começa com o retorno Glorioso. Se todos os textos a respeito do Dia do Senhor não troxessem consigo as palavras descritas em Joel, Amós e Sofonias, o dia do Senhor de fato começaria com o Retorno Glorioso, porém a Bíblia não é assim.


    Joel 2:1-2:
    1 TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está perto;
    2 Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.

    Amós 5:18-20:

    18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.
    19 É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.
    20 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?

    Sofonias 1:15-16:

    15 Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
    16 Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.

    Como eu já disse antes, você interpreta texto fora de contexto. O retorno Glorioso virá como um ladrão sim, mais 1 Tessalonicenses 5 não trata do Retorno Glorioso e sim dos castigos da Grande Tribulação. Não é apenas a Segunda Vinda de Cristo que virá como um ladrão, saiba interpretar cada texto em seu contexto.

    ResponderExcluir
  54. E além do mais, me ia esquecendo.

    Quando Cristo descer à terra, ele destruirá os exércitos do anticristo, juntamente com ele e o falso profeta e após 75 dias da Sua Vinda estabelecerá o Milênio. Não existe nada de dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas. Porque a Grande tribulação nesse momento terá acabado e o que os textos dizem sobre a Segunda Vinda de Cristo, especialmente em Zacarias 14 não traz esses fatos e eventos.

    Preste atenção em Zacarias 14, é o texto que melhor retrata a Vinda de Cristo. Após a descrição da Vinda de Cristo não há esses eventos descritos em Ageu, Amós e Sofonias e já mencionados por mim.

    ResponderExcluir
  55. Zacarias 14:9-11:

    9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.
    10 Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei.
    11 E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura.

    Esses versículos por si só provam que o Dia do Senhor não começa com o retorno glorioso.

    ResponderExcluir
  56. Para esclarecer melhor sobre o Dia o Senhor, eu creio que não há mais dúvidas, porém eu deixo esse artigo:

    http://www.chamada.com.br/mensagens/fim_do_mundo.html

    ResponderExcluir
  57. George Augusto Rodrigues disse...
    E eu nunca disse que o Dia do SENHOR começa com o retorno Glorioso. Se todos os textos a respeito do Dia do Senhor não troxessem consigo as palavras descritas em Joel, Amós e Sofonias, o dia do Senhor de fato começaria com o Retorno Glorioso, porém a Bíblia não é assim.



    Olha George, na verdade você disse sim. Pode não crer assim mas acabou dizendo sim. Vejamos os textos que citei:

    "Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite" 1 Tess 5:2

    "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite" 2 Pedro 3:10a

    "Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." Mateus 24:44-45


    Depois que citei estes três textos perguntei se o irmão concorda que "a vinda do Filho do Homem descrita como a de um ladrão à noite em Mateus 24 marca a vinda do Dia do Senhor como um ladrão descrita em Tessalonicenses e 2 Pedro". Então o irmão disse que sim. Depois perguntei se o irmão achava que esta vinda do Filho do Homem era pré ou pós-tribulacional. E o irmão disse que é pós-tribulacional. Logo, o irmão disse que a vinda do Dia do Senhor é pós-tribulacional.


    Agora o irmão esta afirmando que não, que a vinda do Dia do Senhor não é pós-tribulacional. Porém nada do que o irmão disse prova o contrário. Acho que o irmão esta insistindo naquilo que aprendeu. Porém a Escritura falou uma coisa e o irmão até concordou com a Ela. Mas quando foi confrontado com a conclusão verdadeira, o irmão discordou daquilo que havia concluído junto a mim. O que aconteceu aqui, o irmão não esta deixando a Escritura dizer o que ela quer dizer mas esta interpretando a mesma do jeito que aprendeu tradicionalmente.

    Sempre que as Escrituras fala do Dia do Senhor esta apontando para a vinda pós-tribulacional de Cristo e as coisas que ocorrem depois desta vinda. Como o irmão mesmo concluiu comigo, mesmo contra o que crê, a vinda de Cristo pós-tribulacional é também a vinda do Dia do Senhor.

    Não podemos colocar a Escritura contra a Escritura. Veja como esta conclusão de que a vinda do Dia do Senhor é pós-tribulacional não entra em contradição as Escrituras:

    ResponderExcluir
  58. Isaías 13:9-12 Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.

    Na vinda do Senhor após a Grande Tribulação, praticamente todas as nações estarão reunidas contra Israel para o destruir. O que acontecerá? O Senhor descerá do céu com poder e grande glória, junto com os anjos de seu poder, e irá por a terra em assolação sim, como no texto acima, os pecadores (adoradores da besta) serão destruídos e poucos restarão. Os sinais na no sol e na lua também fazem referência a vinda do Senhor após a Grande Tribulação como esta em Mateus 24:29-30. Logo não há motivos para interpretar o Dia do Senhor como sendo a vinda de Cristo em Isaías. Prefiro não colocar a própria Escritura em contradição. Seja nós errados e Deus verdadeiro. Portanto fico com a Escritura (Deus verdadeiro).

    Joel 2:31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.

    Mais uma vez vemos os sinais no sol e na lua, como em Mateus 24:29-30 que descreve a vinda do Senhor após a Grande Tribulação. Então não há motivo para eu interpretar o Dia do Senhor como incluindo a Grande Tribulação sendo que a Escritura me diz que não inclue. Se eu persisto em interpretar assim estou colocando Escritura contra Escritura.

    Joel 3:11-15 Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes; Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.

    Neste texto Joel esta falando das nações dos gentios se congregando no vale de Jeosafá (Armagedom). Este acontecimento se dará no fim da Grande Tribulação. Quando o Senhor fala que ali se assentará para julgar os gentios vemos clara referência a Mateus 25:31-32 que descreve a vinda pós-tribulacional de Cristo. Quando estas multidões estiverem reunidas é dito que o Dia do Senhor esta perto, isto é, não veio ainda. Depois fala novamente dos sinais no sol e na lua apontanto novamente para Mateus 24:29-30 (vinda do Senhor pós-ribuladional).

    Apocalipse 16:14-16 Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
    Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.
    E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.


    Este texto descreve as nações se congregando para a batalha do Armagedom, como descrito por Isaías e por Joel. Aqui ainda é anunciado a vinda como um ladrão em uma clara referência a vinda pós-tribulacional de Mateus 24:44-45.

    ResponderExcluir
  59. Joel 2:1-2
    1 TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está perto;
    2 Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.


    Acima esta um texto citado pelo irmão. Em nada o texto me impede de interpretar sem contradizer o restante da Escritura. Isto é, a vinda do Dia do Senhor como sendo pós-tribulacional. Será um dia de trevas e escuridão? Com certeza, o sol perderá a sua luz e a lua não dará o seu brilho. O Dia da vinda do Senhor pós-tribulacional será terrível para os ímpios. Os moradores da terra vão tremer? Claro, todos os ímpios lamentarão conforme Mateus 24. Será um pavor só para o mundo ímpío.

    Amós 5:18-20:
    18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.
    19 É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.
    20 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?


    Mais um texto que em nada me impede de interpretar diferente do que as Escrituras mesma nos revela. Será como e um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso? Sim, com certeza, não haverá escapatória para os ímpios. Ninguém poderá escapar do juízo da vinda pós-tribulacional de Jesus.

    Sofonias 1:15-16:
    15 Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
    16 Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.


    Mais um texto usado pelo irmão. Será um dia de indignação, tribulação, angústia, alvoroço e assolação quando o Senhor voltar? Sem dúvida que sim. Os ímpios serão destruídos com forte tribulação e assolação. Eles serão angustiados por se levantarem contra o seu Criador. O fato de aqui estar escrito a palavra "tribulação" não me obriga a colocar a Escritura contra a Escritura enfiando a Grande Tribulação no Dia do Senhor. O dia da volta do Senhor será um dia super atribulado sim para os adoradores da besta.

    Zacarias 14:1-3 Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade. E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.

    O texto de Zacarias anuncia a vinda do Dia do Senhor e, logo em seguida no contexto, fala do Armagedom (nações reunidas contra Jerusalém). Mais uma vez apontando para o fim da Grande Tribulação quando o Senhor descerá do céu na vinda pós-tribulacional para destruir o exército da besta e todos os que lhe prestam adoração. Depois o texto mostra a terra em paz tendo o Senhor como rei. Isto também inclue o Dia do Senhor pois este não terá duração de 24 horas apenas, como o irmão bem comentou anteriormente. Porém a vinda do Dia do Senhor, isto é, seu início, será terrível, e é sobre esta vinda do Dia do Senhor que esta falando os textos de Joel, Amós, Sofonias, Isaías, Mateus, Paulo e Pedro. Mas todos estes textos apontam para um momento logo após a Grande Tribulação.

    só o SENHOR será exaltado naquele dia (Isaías 2:17), e não a besta, como ocorrerá durante a Grande Tribulação.

    Com todo respeito irmão, é impossível incluir todo o período da Grande Tribulação no Dia do Senhor. A Bíblia mesmo proibe esta interpretação.

    ResponderExcluir
  60. Tudo bem, você já deu a sua interpretação do Dia do Senhor, agora é a minha vez. Me mostre em todos os versículos e capítulos da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse onde fala a respeito do Dia do Senhor e do Retorno Glorioso as seguintes palavras: Noiva, Igreja, arrebatamento, tribunal de Cristo, Bodas do Cordeiro.

    Faça uma exegese desses textos:

    Zacarias 14:5:

    "E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo."

    Apocalipse 3:10:

    "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."

    Apocalipse 4:1-2:

    "DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
    E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono."

    Apocalipse 19:11-14:

    E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
    E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
    E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
    E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro."

    Apocalipse 20:4-6:

    "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
    Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
    Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos."

    1 Tessalonicenses 4:15:

    "Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem."

    Estou esperando as respostas, se conseguir respondê-las eu viro pós-tribulacionista, se não conseguir me respondê-las você se torna pré-tribulacionista?

    ResponderExcluir
  61. Ah! irmão, eu esqueci de dizer que no dia 22/07/2011 na TV RIT no programa vejam só, apresentado por Eber Cocarelli, tudo o que estamos discutindo aqui será discutido.

    O tema será: A Bíblia garante que os salvos fiéis não passarão pela Grande Tribulação?

    Não esqueça da data: 22/07/2011
    Horário: 22:00
    Canal: RIT TV

    Talvez eu escreverei algumas mensagens.

    Assista o programa e me diga o que achou.

    O site é: www.vejamso.com.br

    ResponderExcluir
  62. George, para avançar no debate precisamos encerrar esta parte. E para encerrar você precisa responder a seguinte questão:

    Baseado nas coisas que conversamos acima você concorda que o vinda do Dia do Senhor se dará com a Vinda de Cristo pós-tribulacional e que, em consequência disto, a Grande Tribulação não esta incluída no Dia do Senhor ?

    Aguardo resposta para depois continuarmos.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  63. Meu irmão quantas vezes eu vou ter que dizer que a Segunda Vinda de Cristo à terra só acontece após a Grande Tribulação, porém o Dia do Senhor não começa com a Segunda Vinda, é um absurdo pensar que na Segunda Vinda Cristo destruirá Israel. O Dia do Senhor é um Dia de castigos para Jacó, o chamada dia de "angústia para Jacó" e não para a Igreja. O seu problema é pensar que somente a Segunda Vinda de Cristo será um ladrão na noite, pelo contrário onde está escrito em 1 Tessalonicenses 5 sobre a Segunda Vinda de Cristo, que até hoje você não conseguiu me convencer que esse capítulo fala sobre a Segunda Vinda.

    Você se acha tão esperto, porque não fez a exegese das minhas afirmações. E além do mais me mostre na Bíblia de Gênesis a Apocalipse que o Dia do Senhor é o mesmo que o arrebatmento.

    Você fica fugindo de questões óbvias. Se você tem tanta certeza deveria responder a todas as perguntas que eu te fiz, e me provar que em Apocalipe 19 tem um arrebatamento, palavra que você acrescentou.

    Ah, e a propósito esse texto fala da Segunda Vinda ou do fnal do Milênio? Se for da Segunda Vinda me mostre algum texto que comprove ele em relação à Segunda Vinda de Cristo, pelo que a Bíblia diz isso só se cumprirá no final do Milênio.

    "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (2 Pedro 3:10)

    Mais uma prova de que o Dia do Senhor começa na Septuagésima Semana de Daniel e vai até o final do Milênio.

    Ah, e quero também que você responda a pergunta crucial:

    Se as Bodas do Cordeiro acontecerão no céu, antes mesmo de Cristo descer à terra, como a Igreja chegou lá em cima para as bodas?
    Não vale acrescentar e retirar palavras.

    E também faça uma exegese desses textos:

    "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
    A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém."

    ResponderExcluir
  64. É interessante e até mesmo engraçado como o irmão foge do assunto. Mesmo que as Escrituras apontem com tanta harmonia a vinda do Dia do Senhor como ocorrendo após a Grande Tribulação você continua a negar as escrituras a favor de sua escatologia.

    O Dia do Senhor não é para destruir Israel e sim para libertá-lo:

    Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.
    Porque será naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele os estrangeiros. Jeremias 30:7-8


    Nenhum texto seu prova que o Dia do Senhor começa com o início da Septuagésima Semana de Daniel e mesmo assim você age como se tivesse provado. É hilário!

    Ai o irmão fica tentando dispersar o assunto falando do arrebatamento, das bodas, e tudo mais, sendo que nem concluímos este ponto. Como debater de forma organizada sobre as bodas, arrebatamento, a presença ou não da Igreja, se o irmão não consegue provar nem o primeiro ponto?

    Muita calma nesta hora, nós vamos chegar nestes assuntos sobre a Igreja, sobre o arrebatamento. Mas antes precisamos fechar este ponto. A vinda do Dia do Senhor. Eu provei a vinda do Dia do Senhor se dará depois da Grande Tribulação. Veja que ainda não estamos tratando do arrebatamento, da Igreja, das bodas. Estamos falando apenas do Dia do Senhor.

    Portanto não adiantará a gente dispersar o assunto para vários pontos se não conseguimos debater nem o primeiro deles (o Dia do Senhor).

    Portanto agora é contigo. Prove biblicamente que o Dia do Senhor tem que começar junto com a Grande Tribulação e que os textos que mostrei foram interpretados errados. Para isto terá que mostrar textos claros apontando o Dia do Senhor iniciando com a Grande Tribulação e ainda por cima terá que re-explicar os textos que mostrei que colocam a vinda do Dia do Senhor depois da Grande Tribulação (na batalha do Armagedom).

    Veja que, como disse antes, não estamos falando do arrebatamento ainda, somente estamos falando do Dia do Senhor. Somente quando o irmão provar que do Dia do Senhor não virá depois da Grande Tribulação como mostrei, ou se o irmão acabar por concordar comigo, que poderá cobrar de mim as exegeses sobre textos que falam da Igreja, arrebatamento, bodas, e tudo mais.

    ResponderExcluir
  65. Essa discussão de onde começa e termina o Dia do Senhor não dará em nada. O que eu quero é que você me responda a todas as afirmações que eu te fiz e me prove na sua inerpretação desse Dia do Senhor que acontecerá o arrebatamento e eu quero que você me mostre de Gênesis a Apocalipse no contexto do Dia do Senhor, Grande tribulação e Segunda Vinda de Cisto inclusive em Mateus 24 as seguintes palavras: arrebatamento, igreja, noiva, tribunal de Cristo e Bodas do Cordeiro. Como eu já disse antes, se conseguir me mostrar pelo menos uma dessas palavras eu viro pós-tribulacionista. Agora se não conseguir você vira pré-tribulacionista?

    ResponderExcluir
  66. Estes assuntos foram largamente discutidos aqui e não chegamos a lugar algum. Ocorre isto pois os assuntos são diversos e dispersos.

    Desculpe mas não iremos continuar enquanto você não cumprir a sua parte.

    ResponderExcluir
  67. É interessante e até mesmo engraçado como o irmão foge do assunto. Mesmo que as Escrituras apontem com tanta harmonia a vinda do Dia do Senhor como ocorrendo após a Grande Tribulação você continua a negar as escrituras a favor de sua escatologia.

    Sou eu que estou fugindo do assunto?

    "O Dia do Senhor não é para destruir Israel e sim para libertá-lo:

    Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.
    Porque será naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele os estrangeiros. Jeremias 30:7-8"

    Israel não será castigado? Então o que você me diz disto?

    "E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.
    E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus." (Zacarias 13:8-9)

    "Nenhum texto seu prova que o Dia do Senhor começa com o início da Septuagésima Semana de Daniel e mesmo assim você age como se tivesse provado. É hilário!

    Ai o irmão fica tentando dispersar o assunto falando do arrebatamento, das bodas, e tudo mais, sendo que nem concluímos este ponto. Como debater de forma organizada sobre as bodas, arrebatamento, a presença ou não da Igreja, se o irmão não consegue provar nem o primeiro ponto?

    Muita calma nesta hora, nós vamos chegar nestes assuntos sobre a Igreja, sobre o arrebatamento. Mas antes precisamos fechar este ponto. A vinda do Dia do Senhor. Eu provei a vinda do Dia do Senhor se dará depois da Grande Tribulação. Veja que ainda não estamos tratando do arrebatamento, da Igreja, das bodas. Estamos falando apenas do Dia do Senhor."

    Irmão o que eu digo sobre Bodas, arrebatamento, tribunal de Cristo e Igreja eu sei que você não irá provar com a sua teoria. E a respeito do Dia do Senhor você não me respondeu porque 1 Tessalonicenses não fala de Segunda Vinda. E falar sobre Bodas, tribunal de Cristo, arrebatamento e Igreja no Dia do Senhor eu estou esperando e eu acho com todo o respeito que você treme nas bases. Todas as suas respostas são fajutas.

    "Portanto não adiantará a gente dispersar o assunto para vários pontos se não conseguimos debater nem o primeiro deles (o Dia do Senhor).

    Portanto agora é contigo. Prove biblicamente que o Dia do Senhor tem que começar junto com a Grande Tribulação e que os textos que mostrei foram interpretados errados. Para isto terá que mostrar textos claros apontando o Dia do Senhor iniciando com a Grande Tribulação e ainda por cima terá que re-explicar os textos que mostrei que colocam a vinda do Dia do Senhor depois da Grande Tribulação (na batalha do Armagedom).

    Veja que, como disse antes, não estamos falando do arrebatamento ainda, somente estamos falando do Dia do Senhor. Somente quando o irmão provar que do Dia do Senhor não virá depois da Grande Tribulação como mostrei, ou se o irmão acabar por concordar comigo, que poderá cobrar de mim as exegeses sobre textos que falam da Igreja, arrebatamento, bodas, e tudo mais."

    Mais do que eu já disse a respeito desse Dia. Eu fiz as indagações e você não me mostrou nada e eu é que tenho que provar?

    Estou começando a pensar que você está entregando os pontos, afinal é um tema muito forte, não é?

    Nós ainda estamos discutindo sobre o Dia do Senhor eu provei que ele começa na Grande Tribulação em 1 Tessalonicenses 5. Agora se você acha que o contexto nesse capítulo fala da Segunda Vinda me mostre então onde Paulo fala a respeito da Segunda Vinda.

    ResponderExcluir
  68. Para ficar mais claro, o texto acima:


    Sou eu que estou fugindo do assunto?


    Israel não será castigado? Então o que você me diz disto?

    "E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.
    E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus." (Zacarias 13:8-9)

    Mais do que eu já disse a respeito desse Dia. Eu fiz as indagações e você não me mostrou nada e eu é que tenho que provar?

    Estou começando a pensar que você está entregando os pontos, afinal é um tema muito forte, não é?

    Nós ainda estamos discutindo sobre o Dia do Senhor eu provei que ele começa na Grande Tribulação em 1 Tessalonicenses 5. Agora se você acha que o contexto nesse capítulo fala da Segunda Vinda me mostre então onde Paulo fala a respeito da Segunda Vinda.

    ResponderExcluir
  69. Continuação do texto acima, para esclarecimento:

    Irmão o que eu digo sobre Bodas, arrebatamento, tribunal de Cristo e Igreja eu sei que você não irá provar com a sua teoria. E a respeito do Dia do Senhor você não me respondeu porque 1 Tessalonicenses não fala de Segunda Vinda. E falar sobre Bodas, tribunal de Cristo, arrebatamento e Igreja no Dia do Senhor eu estou esperando e eu acho com todo o respeito que você treme nas bases. Todas as suas respostas são fajutas.

    ResponderExcluir
  70. Eu não disse que Israel não será castigado. Sim, Israel tem tido um tratamento do Senhor desde que negou o seu Salvador. A Destruição de Jerusalém, as guerras, o anti-semitismo nazista, a perseguição árabe, tudo isto é Deus tratando com Israel. Na Grande Tribulação haverá um tratamento ainda mais especial a Israel. Ninguém aqui esta negando isto. Mas, quando vier do Dia do Senhor, logo após a aflição daqueles dias, os ímpios serão castigados e Israel será salvo. É isto que eu disse.

    E não estou entregando os pontos. Estou até empolgado em continuar. Mas não podemos fazer como estávamos fazendo antes. Falando sobre um monte de assuntos, cada um mostrando seus argumentos de forma dispersa e desorganizada. Não farei mais isto pois não nos levará a lugar algum. Realmente o assunto é forte. Tanto é que nem deste primeiro ponto passamos, o Dia do Senhor.

    Sobre 1 Tess 5 o irmão mesmo concordou que nele Paulo esta falando do Dia do Senhor e, consequentemente, sobre a Segunda Vinda de Cristo, pois esta é que virá como um ladrão a noite. Vamos relembrar:

    Fernando A. Lima Jr. disse...
    Logo a vinda do Filho do Homem descrita como a de um ladrão à noite em Mateus 24 marca a vinda do Dia do Senhor como um ladrão descrita em Tessalonicenses e 2 Pedro.
    Você concorda até aqui?

    George Augusto Rodrigues disse...
    Sim, eu concordo. A Segunda Vinda de Cristo virá como um ladrão na noite

    Fernando A. Lima Jr. disse...
    Esta vinda do Filho do Homem como um ladrão na noite, descrita em Mateus 24:42-44, que confere com o início do Dia do Senhor (que também vem como um ladrão na noite), é pré ou pós-tribulacional ?

    George Augusto Rodrigues disse...
    Essa vinda descrita em Mateus 24:42-44 é pós-tribulacional

    Então nem preciso mostrar mais nada em 1 Tess 5. Você mesmo concorda que lá também esta falando da Segunda Vinda, poi ela é que virá como um ladrão a noite.

    ResponderExcluir
  71. É primordial nos acertar sobre quando vem o Dia do Senhor pois a interpretação de muitos textos em seguida dependerá desta conclusão.

    ResponderExcluir
  72. Eu não disse que 1 Tessalonicenses 5 fala sobre a Segunda Vinda, eu disse que a Segunda Vinda seria como o ladrão da noite, assim como a repentina destruição de 1 Tessalonicenses que prova que o Dia do Senhor começa na Grande Tribulação e 2 Pedro 3:10 que prova que o Dia do Senhor termina no Milênio.

    Você está colocando palavras na minha boca.

    ResponderExcluir
  73. E além do mais nesse debate, você já perdeu.

    ResponderExcluir
  74. É óbvio que para sustentar o seu raciocínio você teve que dizer a seguinte expressão: "que confere com o início do Dia do Senhor". Mais não pense que eu concordei com isso. Ache onde Paulo fala sobre a Segunda Vinda em 1 Tessalonicenses 5 e eu acredito na sua fantástica teoria, de que o Dia do Senhor começa com a Segunda Vinda.

    Mais uma vez repito: Nesse debate, você já perdeu.

    ResponderExcluir
  75. Rsrs, ta bom eu perdi. Se o irmão quiser fugir assim tudo bem. Encerramos aqui o debate.

    Continue seguindo ao Senhor e fiel a Cristo.

    Deus te abençoe querido na sua caminhada cristã. Nos veremos e daremos risadas deste dia quando estivermos todos juntos ao lado de Cristo.

    Não me manifestarei mais aqui neste debate.

    Maranata!

    ResponderExcluir
  76. Leitores do blog:

    Aqui encerro a minha participação nesse debate, com uma vitória.

    ResponderExcluir
  77. Um abraço e não deixem de visitar os seguintes sites para esclarecimento:

    www.chamada.com.br
    www.pre-trib.org
    www.thebereancall.org


    Ou fale diretamente comigo:

    www.pre-tribulacioniso.blogspot.com ou ainda,
    www.arrebatamento.blog.com

    Atenciosamente,

    George Augusto.

    ResponderExcluir
  78. Senhores leitores do blog.

    Encerrei o debate pelos seguinte motivo:

    A princípio o debate era muito disperso. O George tratava de vários assuntos e de forma dispersa. Assim não conseguíamos chegar a lugar algum. Pois cada um enchia os comentários de argumentos sem haver um controle e um caminho a trilhar. Então sugeri focar o debate de forma que passo a passo, fôssemos avançando. Sugeri então debatermos sobre o assunto do tópico, o Dia do Senhor. Para entendermos o que Paulo estava dizendo em 1 Tess 5, 2 Tess 2, e que Pedro estava ensinando em 2 Pedro 3, era necessário irmos para a fonte deste termo que esta no Velho Testamento. Então provei biblicamente que a vinda do Dia do Senhor é pós-tribulacional, com a Segunda Vinda de Cristo. Tanto é verdade que o próprio George, acompanhando o raciocínio, acabou concordando que a vinda do Filho do Homem como um ladrão a noite em Mateus 24 marcava a vinda do Dia do Senhor em 1 Tess 5 e 2 Pedro 3. Depois, vendo que concluiu algo contra o que aprendeu, voltou atrás. Então neste momento passei a bola ao irmão George. Ou ele concordava comigo neste ponto ou teria que provar o contrário. Então o mesmo tentou dispersar o assunto de novo e quando tentei focar o mesmo não conseguiu provar que o Dia do Senhor vem com a Grande Tribulação, incluindo assim este período no Dia do Senhor.

    Houve então este impasse pois, se eu permitisse continuar o debate sem que o George fizesse a parte dele o debate iria dispersar de novo e não chegaríamos a lugar algum. Porém o mesmo queria continuar o debate sem admitir que a vinda do Dia do Senhor era pós-tribulacional, mas também sem provar o contrário.

    Portanto por isso encerrei este debate.

    Não estou aqui disputando com o George para ver quem ganhou pois este negócio de ganhar ou não um debate é para políticos e não para os irmãos. Se o George acha que venceu o debate, mesmo fugindo do assunto sem provar que o Dia do Senhor virá com o início da Grande Tribulação, ok, ele venceu então.

    Que Deus abençoe muito a sua caminhada com Cristo. Pois este assunto não nos separa do amor que há em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  79. Irmãos leitores do blog.

    Já fiz uma pesquisa extensa em muitos escritos pré-tribulacionistas. Todos que encontrei afirmam que o Dia do Senhor inclue a Grande Tribulação. Não consegui encontrar algum pré-tribulacionista que pense diferente sobre a vinda deste dia.

    Mas quando vamos para as Escrituras a vinda do Dia do Senhor é claramente pós-tribulacional, como pude demonstrar acima nos comentários. A Bíblia até mesmo proíbe que se inclua a Grande Tribulação neste período.

    Por que então os pré-tribulacionistas têm tanta dificuldade de admitir aquilo que as próprias Escrituras ensinam: que a vinda do Dia do senhor é pós-tribulacional?

    Porque uma vez que isto seja admitido eles terão problemas para interpretar certos textos. Por exemplo:

    Lucas 12:35-40
    Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
    E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
    Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
    E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
    Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
    Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.


    Que vinda é esta como um ladrão? Aqui começa a confusão pré-tribulacionista. Uns dirão que esta vinda é pré-tribulacional, pois é esta vinda que será como um ladrão, entendida por eles como "a qualquer momento", e estes servos que vigiam aguardando o seu senhor somos nós, os cristãos. Faz sentido sim que estes servos sejam a Igreja pois os versos anteriores, nos quais Jesus prega contra a avareza e sobre a busca do reino de Deus em primeiro lugar, são facilmente interpretados como ensinos para a Igreja e, neste contexto, Jesus ensina sobre a vinda como um ladrão a noite. Porém, este mesmo ensinamento, nas mesmas palavras, aparece no sermão profético em Mateus 24:42-51. Então neste texto os pré-tribulacionistas se dividem. Uns acham que a vinda como ladrão apontada em Mateus 24:42-51 é pré-tribulacional, como em Lucas 12, mas outros já dizem que é pós-tribulacional visto que a Igreja e a vinda pré-tribulacional (arrebatamento) não é tratado em Mateus 24, segundo eles.

    Então cria-se um impasse. Se reconhecem que Mateus 24 fala da vinda pré-tribulacional (como um ladrão a noite a qualquer momento) então o "vós" de Mateus 24:42-43 é o mesmo "vós" de todo o contexto anterior e posterior, indicando assim a presença da Igreja em Mateus 24, contrariando assim uma das certezas do pré-tribulacionismo, a de que a Igreja não esta presente no sermão profético, nem mesmo o arrebatamento. Mas se interpretam a vinda de Jesus em Mateus 24:42-43 como sendo pós-tribulacional, deverão admitir que o Dia do Senhor é pós-tribulacional, como demonstrado nos comentários acima, já que ele vem como um ladrão na noite, o que contradiz outra certeza do pré-tribulacionismo, a de que o Dia do Senhor começa com a Grande Tribulação e portanto a inclue.

    ResponderExcluir
  80. Continuação...

    Outro texto de difícil interpretação aos pré-tribulacionistas se admitirem que a vinda do Dia do Senhor é pós-tribulacional:

    1 Tessalonicenses 4:16 a 5:6
    Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
    Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
    Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;
    Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
    Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
    Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
    Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
    Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios


    Este texto começa falando da vinda do Senhor e do arrebatamento, nosso encontro com ele, e na sequência (pois no original não há a divisão de capítulos) trata do Dia do Senhor.
    Como já foi provado nos comentários acima, a vinda deste Dia é pós-tribulacional. Então Paulo esta falando do juízo de Deus que virá de forma repentina sobre os ímpios (como um ladrão a noite), depois da Grande Tribulação, e então ele diz "Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão". Eu pergunto: Faz sentido Paulo dizer que a Igreja não será surpreendida quando este Dia vier se ela supostamente ja foi arrebatada anos antes deste fato? Não, não faz sentido. Se ele disse que a Igreja não será surpreendida quando este Dia vier então ela estará aqui aguardando este momento, isto é, durante a Grande Tribulação. Aqui então há um grande problema de interpretação do texto se o pré-tribulacionista admitir que a vinda do Dia do Senhor é pós-tribulacional, como esta demonstrado nas Escrituras.

    Outro texto de difícil interpretação para o pré-tribulacionista, se admitir a vinda pós-tribulacional do Dia do Senhor, é:

    2 Pedro 3:10-14
    Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
    Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.


    O texto acima fala que o Dia do Senhor virá como um ladrão de noite. No contexto anterior vemos nos versos de 4 a 9 fala da vinda do Senhor, que aparentemente esta demorando, gerando escárnio dos ímpíos. Então ele fala da vinda do Dia do Senhor como um ladrão, no qual os céus passarão com grande estrondo e os elementos ardendo se desfarão, e então diz que a Igreja esta aguardando a vinda deste Dia. Se a Igreja esta aguardando a vinda do Dia do Senhor, logo ficará na terra até que esta vinda ocorra. Como ficou provado que esta vinda é pós-tribulacional, então a Igreja passa pela Grande Tribulação. Tanto é verdade que o texto termina dizendo: "por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz". Se, aguardando estas coisas, devemos procurar ser achados pelo Senhor imaculados e irrepreensíveis em paz, então significa que a Igreja estará aqui para ser achada na situação acima descrita.

    ResponderExcluir
  81. Continuação...


    Vejam então irmãos leitores do blog o motivo de os pré-tribulacionistas negarem com todas as forças que a vinda do Dia do Senhor é pós-tribulacional pois, se assim for, a permanência da Igreja na terra durante a Grande Tribulação é uma conclusão inevitável.

    ResponderExcluir
  82. Por favor responda-me só sete perguntas?
    Digamos que eu esteja em comunhão com Cristo e não esteja em pecado.
    1)Por que a instrução Bíblica de vigilância, já que irei passar pela Grande tribulação?
    2)Por que Jesus me chama de amigo (João 15,15). E permitiria eu enfrentar o juízo divino junto com os ímpios?
    3)Por que Deus não castigou Ló em Sodoma e Gomorra junto com os ímpios, mas enquanto ele estava lá os anjos não podiam agir para destruir a cidade (Genesis 19.22). Mas quando ele saiu com toda a sua casa veio o castigo?
    4)Por que devo crer que Jesus depois de me limpar do pecado de me amar, de me colocar como parte do corpo de Cristo, me castigará com um sofrimento que não existiu na terra (Mt 24.21)?
    5)Se Ele já me valorizou estando eu em pecado, não me valorizaria agora sendo eu parte do corpo Dele?
    6)Porque Deus salvou Raabe (Josué 6.25), uma prostituta de Jericó que acobertou os espias, e não salvaria a sua noiva (a Igreja) do período de Juízo para os ímpios? Não seria aqui uma demonstração clara de amor da salvação de Deus?
    7)Jesus mesmo disse que no mundo teríamos aflição, não posso negar o sofrimento na terra, mas não posso entender um Deus amoroso, que Deu seu Filho para o resgate de da noiva ( a Igreja) e depois de a ter resgatada vai castigá-la? Como entender isto?

    ResponderExcluir
  83. Consideramos o fato das duas fases da vinda de Cristo como a chave que é necessária para destrancar o sentido de muitas passagens da Escritura. Sem um reconhecimento deste fato as passagens que tratam deste grande evento são confusas.

    I. AS DUAS FASES CONTRASTADAS

    1. A primeira fase será no ar (1 Tess. 4:15-17); a segunda será para ser na terra (Zac. 14:4).

    2. A primeira fase de Sua vinda será para o Seu povo (Mat. 25:6-10; João 14:2); a segunda fase será com o Seu povo (Judas 14; Apoc. 17:14).

    3. A primeira fase será Sua vinda como um noivo (Mat. 25:6-10); a segunda fase será Sua vinda como um rei para julgar e reinar (Sal. 96:13; Zac. 14:9; Mat. 25:31; Apoc. 19:15; 20:4).

    4. Na primeira fase os justos serão tirados dentre os ímpios (Mat. 25:6-10; 1 Tess. 4:15,17); na segunda fase os ímpios serão tirados dentre os justos (Mat. 13:40-42).

    5. Na primeira fase os justos na terra encontrarão o Senhor no ar para irem para o céu com Ele (1 Tess. 4:17; João 14:2); na segunda fase eles simplesmente entram no reino aqui na terra (Mat. 13:43; 25:34).

    6. Na primeira fase os incrédulos são meramente deixados na terra (Mat. 25:10-12); na segunda fase eles são destruídos e lançados no fogo eterno (Mat. 25:41,46).

    7. Em conexão com a primeira fase haverá uma ressurreição dos justos (1 Tess. 4:15-17); em conexão com a segunda fase não haverá ressurreição específica (Mat. 25:31-46).

    8. A primeira fase está sempre iminente (Marcos 13:35,36; Tiago 5:8; Apoc. 22:12); a segunda fase é para ser precedida de certas coisas definitas (Mat. 24:14-29; 2 Tess. 2:1-8).
    Continua...

    ResponderExcluir
  84. Continuação...
    II. AS DUAS FASES SEPARADAS QUANTO AO TEMPO

    Mesmo uma consideração casual dos contrastes antecedentes mostra que as duas fases da vinda de Cristo não podem ocorrer simultaneamente ou em conexão aproximada. Mas notai estas evidências específicas que um período de tempo intervirá entre elas:

    1. Desde que na primeira fase os justos serão tirados dentre os ímpios e na segunda os ímpios serão tirados dentre os justos (vide § 4 acima), é impossível que as duas fases ocorram em conexão aproximada. Todos os justos serão retirados na primeira fase; logo, deve haver tempo suficiente entre a primeira e a segunda fase para alguém ser salvo.

    2. Desde que na primeira fase de Cristo é para receber os Seus discípulos nas "muitas mansões" preparadas para eles no céu (João 14:2) e na segunda fase os justos na terra são para entrarem no reino sobre a terra (vide § 5 acima), é outra vez impossível que ambas as fases ocorram em conexão aproximada. Os que entram no reino na segunda fase devem ser salvos na primeira fase.

    3. Desde que a primeira fase ocorra em qualquer tempo (tanto quanto o homem sabe) e a segunda fase deve ser precedida de eventos específicos (vide § 8 acima), elas não podem ocorrer em conexão aproximada. Uma é iminente, a outra não. Logo, uma deve estar bem longe da outra.

    4. Deve haver tempo suficiente entre as duas fases para que o "Homem do Pecado" (2 Tess. 2:3) seja revelado e corra o seu curso. Ele não pode ser revelado até que o empecilho será removido do caminho (2 Tess. 2:6,7). O empecilho é o Espírito Santo residindo em toda a pessoa salva (1 Cor. 6:19). Que o Espírito Santo é o empecilho está provado pelo pronome pessoal que a Ele se aplica e também de duas maneiras pelo processo de eliminação. A única outra teoria digna de se considerar, e que tem sido adiantada, é que o governo romano era o empecilho; mas o governo romano foi tirado do caminho há uns quinze séculos e o "Homem do Pecado" ainda não foi revelado. Mas ainda, o governo romano não podia impedir a revelação de semelhante ser, como ele é representado, mas antes contribuiria para sua revelação. A remoção do caminho do Espírito Santo realizar-se-á quando Cristo tirar o Seu povo da terra, que será na primeira fase de Sua vinda. Tempo suficiente deve transcorrer, portanto, entre a primeira e a segunda fase para este monstro correr seu curso, porquanto ele é para ser destruído na segunda fase (2 Tess. 2:8).
    Continua...

    ResponderExcluir
  85. Continuação
    5. Também deve haver tempo suficiente entre as duas fases para todos os eventos recordados em Apoc. 7 a 19. Esta seção da Escritura devera incluir o capítulo seis também, sem dúvida, mas podemos estar certos de que ela deve começar com o capítulo sete, pois que no capítulo sete temos a selagem dos servos de Deus na terra e só os judeus são selados. Isto mostra que a primeira fase da vinda de Cristo já teve logar; porque, doutra maneira, certamente estariam alguns gentios servos de Deus na terra. Os cento e quatro mil judeus mencionados como sendo selados neste capítulo são evidentemente aqueles que serão salvos imediatamente depois do aparecimento de Cristo no ar. E então, para confirmar esta idéia seguindo-se imediatamente o relato da selagem desses judeus, temos a multidão inumerável no céu (Apoc. 7:9). Estes, manifestamente, são aqueles que foram levantados da terra no aparecimento de Cristo no ar.

    Então a segunda fase da vinda de Cristo não aparece até atingirmos o capítulo 19 e há toda evidência de uma ordem cronológica geral. Assim os eventos dos capítulos do meio são para terem logar durante o ínterim entre as duas fases da vinda de Cristo.

    Nossos oponentes escarnecem da idéia de um período de tempo entre as duas fases da vinda de Cristo. Dizem que ensinamos que haverá duas vindas em vez de uma. Podem chamá-la o que quiserem. O Novo Testamento fala só de uma vinda, mas claramente revela que esta uma vinda consistirá de duas fases, separadas por um período de tempo. Preferimos crer o que ele ensina, desatendendo as perversões deles.

    ResponderExcluir
  86. Continuação
    III. A PRIMEIRA FASE DA VINDA DE CRISTO É IMINENTE

    Mostramos agora que a vinda de Cristo é para consistir de duas fases e que estas fases são para se separarem por um período de tempo. Aqui nos encarregamos de provar que a primeira fase de Sua vinda é iminente. Notai que não estamos tentando provar que a vinda de Cristo para o julgamento e o reino é iminente. Tanto quanto sabemos, todas as profecias não cumpridas referentes a esta época (e há muitas), sem violência a elas ou a quaisquer outras Escrituras, podem ser cumpridas no ínterim entre as duas fases da vinda de Cristo; mas não sabemos de nenhuma profecia que se deva cumprir antes de Cristo vir para Sua noiva.

    Webster define a palavra iminente como significando "ameaçando de ocorrer imediatamente; à mão; impendente". Sustentamos que este é exatamente o modo que Deus ensinou na Sua Palavra, que os crentes deveriam considerar a vinda do seu Senhor para recebê-los para Si mesmo. A Escritura ensina que este evento está sempre "à mão" e que os crentes, portanto, deveriam estar sempre na atitude de vigilante expectativa. Notai as seguintes passagens:

    1. Marcos 13:35,36 ? "Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem, se à tarde, se à meia noite, se ao cantar do galo, se pela, manhã, para que não venha de improviso e vos ache dormindo."

    Thayer diz que o sentido de vigiar, nesta e parecidas passagens, é tomar cuidado, "sob a pena de por negligencia e indolência alguma calamidade destrutiva assaltar alguém." . Pode haver qualquer razão consciente para vigiar para um evento, a menos que, tanto quanto sabemos, aconteça agora?.

    2. Tiago 5:8 ? "Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor apropinqua-se".

    A palavra grega para "está próxima" está no tempo mais que perfeito e quer dizer, segundo Thayer, "chegou perto, está à mão". Uma forma parecida da mesma palavra está dito por Thayer era usada "concernente coisas iminentes e prestes a acontecer". O verbo na passagem acima está traduzido "está a mão" nove vezes na versão do Rei Tiago. Mat. 26:46 fornece um bom exemplo do seu uso.

    3. Apocalipse 22:12 ? "Eis que venho presto e o meu galardão está comigo para dar a todo homem segundo for sua obra".

    A palavra na passagem para rapidamente não significa repentinamente, como alguns a teriam, mas quer dizer "destro, expeditamente, sem demora" (Thayer). Boas mostras do seu uso podem ser achadas em Mat. 5:25; 28:7,8; Marc. 16:8; João 11:29. Na passagem supra à vinda de Cristo está falada como Deus a vê: mil anos são como um dia com Deus (1 Ped. 3:8). E está assim representada que o tempo dela pode ser incerto a crentes. Tanto quanto eles sabem, ela pode ocorrer a qualquer momento; logo, para eles é sempre iminente.

    Muitas passagens mostram o valor prático de uma crença na vinda iminente de Cristo. Proeminente entre elas está Tiago 5:8, como dada acima. Esta passagem mostra que uma crença na vinda de Cristo é um incentivo à paciência e fortaleza no meio de sofrimento e aflições.

    ResponderExcluir
  87. NESTES TEXTOS ACIMA ESTOU EXPLICITANDO O QUE REALMENTE ACONTECERÁ COM A NOIVA DE CRISTO SEGUNDO A INERRANTE PALAVRA DE DEUS A BÍBLIA!

    ResponderExcluir
  88. QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ AS IGREJAS!PS LEIA TAMBÉM!

    ResponderExcluir
  89. Querido anônimo.

    Seus sete questionamentos foram muito interessantes e transformei em um post do meu blog.

    Tenha acesso direto ao post clicando AQUI.

    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  90. Nossa, esse George pré-tribulacionista dos comentários é realmente um tapado, quando se viu encurralado pelos argumentos do Fernando sobre o Dia do Senhor se descontrolou e não conseguiu sair do lugar. Depois termina dizendo que venceu o debate?! Que idiota!

    ResponderExcluir
  91. Antonio, apesar de eu não optar em atacar o George com palavras como "tapado" ou "idiota", publiquei seu comentário ainda assim por concordar que o mesmo fugiu do debate pois não conseguiu provar nada do que afirmou e, quando colocado contra a parede, não demonstrou nenhum argumento convincente, preferindo proteger de forma muito ignorante e arrogante o seu sistema escatológico ao invés de abraçar o que a Palavra esta dizendo. Infelizmente muitos pré-trbulacionistas procedem como ele também. Lamentavelmente...

    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O DIA DO SENHOR"
      O DIA DO SENHOR é uma das principais fibras que formam a tessitura da profecia bíblica. Sem compreendê-lo claramente, os planos de Deus para o futuro ficam obscuros. A expressão aparece em quatros passagens incontestes do NT (At 2.20; I Ts 5.2; II Ts 2.2 e II Pe 3.10). Os profetas contudo, foram os que mais escreveram sobre este assunto, estabelecendo os fundamentos da compreensão de Pedro e Paulo.
      A expressão " DIA DO SENHOR" aparece por 19 vezes no AT. podemos vela em dois dos principais profetas e em seis dos profetas menores. Obadias, Joel, Amós, Isaías, Sofonias, Ezequiel, Zacarias e Malaquias.
      Mas vamos focar primeiro o nosso texto no que diz Isaías e Zacarias.
      Isaías
      Isaías 2.12 traz a primeira menção do DIA DO SENHOR nesse livro. O capitulo ressalta a futura instauração do REINO de DEUS (2.2-4), a impiedade de Israel naquele momento (2.5-9), e o futuro dia de ajuste de contas (2.10-22). Nos juízos descritos em 2.10-22, o profeta parece enxergar algo além do que é mais imediato, penetrando no futuro distante da mesma forma como fizera com o reino escatológico em 2.1-4. Vemos muitos indícios do REINO do milênio em 2.1-4 (leia também Apocalipse 20.1-6). O monte SIÃO sera a principal capital do mundo todas as nações afluirão para lá (2.1-2) a fim de buscar a PALAVRA de DEUS (2.3). DEUS jugará as nações e não haverá mais guerras (2.4-5). Esta ênfase escatológica em 2.2-4 leva-nos a concluir que os juízos em 2.10-22 também são escatológicos.
      Isaías descreve o DIA DO SENHOR como um tempo de humilhação mundial para todos aqueles que são altivos e orgulhosos (2.11-12,17). Em contrapartida DEUS mostrará o esplendor de sua majestade e o povo fugirá para cavernas em busca de proteção (2.10,19,21). Somente o SENHOR será exaltado (2.11,17). A sequência dos eventos e a terminologia de Isaías 2.21 são surpreendentemente semelhantes a descrição do sexto selo de Apocalipse 6.16-17.
      Isaías 13.1-8 fala sobre DEUS utilizando a Babilônia como instrumento de sua indignação para a destruição de Israel (13.5-6). Isto lembra uma das consternações de Habacuque com a possibilidade de DEUS fazer tal coisa (Hc 2.1-4). Isaías tinha o DIA DO SENHOR em mente (13.6), muito embora ainda faltasse 100 anos para o tal dia, que chegou quando a Babilônia destruiu Judá em 586 a.C.
      Isaías 13.9-16, contudo fala sobre implicações para o futuro distante: distúrbios cósmicos (13.10,13; Mt 24.29; Ap 6.12-13; Jl 2.31) e o julgamento de toda a humanidade (13.11; leia 2.11-12). A ênfase em questões mais imediatas volta em 13.19-22, onde Isaías descreve o final da Babilônia. continua...

      Excluir
    2. ZACARIAS
      Zacarias e o primeiro profeta a falar sobre o DIA DO SENHOR após o exílio. Como os juízos exercidos por meio da Assíria e da Babilônia já tinham ficado na história, toda a profecia de Zacarias diz respeito a uma longínqua expectativa escatológica. Seu tema no capítulo 14 é o DIA DO SENHOR e suas consequências, onde se afirma que antes de melhorar (14.1-14), tudo irá piorar (14.2,5). DEUS então interferirá contra as nações e lutará por Israel (14.3-5,12-13). Trata-se de uma descrição da volta de Cristo no Armagedom (Jl 3; Mt 24; Ap 19), afim de estabelecer o seu reino no MILÊNIO e reclamar seu lugar de direito no trono de Davi.
      Zacarias sempre descreve o DIA DO SENHOR como o dia da ira e da fúria de DEUS, não como um dia de bênçãos. Podemos então concluir que se trata de um tempo em que DEUS intervém como justo JUIZ, afim de impor e executar seu decreto de castigo. Após o DIA DO SENHOR escatológico cumprir os decretos divinos, DEUS reinará sobre a terra e abençoará seu povo. As bênçãos vinculadas ao DIA DO SENHOR são cronologicamente posteriores a ele e não concomitantes. continua...

      Excluir
    3. MALAQUIAS
      O grande e terrível dia de Malaquias 4.5 (Jl 2.11,31; Sf 1.14) está descrito em 4.1-3. trata-se de um dia de juízos, com ose vê claramente pelas referências a fornalhas, fogo, restolho e cinzas. Este trecho aponta para o fim da GRANDE TRIBULAÇÃO, quando será derramada a ira do CORDEIRO e do DEUS TODO PODEROSO (Ap 6.16-17; 16.14).

      O CUMPRIMENTO PROFÉTICO
      O DIA DO SENHOR é uma frase Bíblica utilizada pelos profetas de DEUS. Como com ela, descreviam tanto o futuro imediato com a derradeira consumação escatológica. O leitor deve interpretar cada ocorrência em seu contexto e, então, determinar se a visão do profeta se referia a um ato imediato de DEUS ou a um derradeiro acontecimento escatológico.
      Dois períodos do DIA DO SENHOR ainda aguardam cumprimento sobre a terra:
      (1) o julgamento que encerra A GRANDE TRIBULAÇÃO (II Ts 2.2; Ap 16-18) e (2) o juízo final sobre a terra que levara a um novo mundo (II Pe 3.10-13; Ap 20.7-20.1). a utilização da expressão DIA DO SENHOR, no AT, fornece-nos base para uma interpretação mais precisa de Atos 2.20, I Tessalonicenses 5.2, II Tessalonicenses 2.2 e II Pedro 3.10. cada uma dessas passagens possui uma ênfase escatológica. O NT conserva a mesma expectativa futurística para o DIA DO SENHOR (Fp 1.10; II Ts 2.2). Os escritores do NT, portanto, interpretam esse dia com olhos para seu seu cumprimento escatológico.

      Excluir
  92. "O DIA DO SENHOR"
    O DIA DO SENHOR é uma das principais fibras que formam a tessitura da profecia bíblica. Sem compreendê-lo claramente, os planos de Deus para o futuro ficam obscuros. A expressão aparece em quatros passagens incontestes do NT (At 2.20; I Ts 5.2; II Ts 2.2 e II Pe 3.10). Os profetas contudo, foram os que mais escreveram sobre este assunto, estabelecendo os fundamentos da compreensão de Pedro e Paulo.
    A expressão " DIA DO SENHOR" aparece por 19 vezes no AT. podemos vela em dois dos principais profetas e em seis dos profetas menores. Obadias, Joel, Amós, Isaías, Sofonias, Ezequiel, Zacarias e Malaquias.
    Mas vamos focar primeiro o nosso texto no que diz Isaías e Zacarias.
    Isaías
    Isaías 2.12 traz a primeira menção do DIA DO SENHOR nesse livro. O capitulo ressalta a futura instauração do REINO de DEUS (2.2-4), a impiedade de Israel naquele momento (2.5-9), e o futuro dia de ajuste de contas (2.10-22). Nos juízos descritos em 2.10-22, o profeta parece enxergar algo além do que é mais imediato, penetrando no futuro distante da mesma forma como fizera com o reino escatológico em 2.1-4. Vemos muitos indícios do REINO do milênio em 2.1-4 (leia também Apocalipse 20.1-6). O monte SIÃO sera a principal capital do mundo todas as nações afluirão para lá (2.1-2) a fim de buscar a PALAVRA de DEUS (2.3). DEUS jugará as nações e não haverá mais guerras (2.4-5). Esta ênfase escatológica em 2.2-4 leva-nos a concluir que os juízos em 2.10-22 também são escatológicos.
    Isaías descreve o DIA DO SENHOR como um tempo de humilhação mundial para todos aqueles que são altivos e orgulhosos (2.11-12,17). Em contrapartida DEUS mostrará o esplendor de sua majestade e o povo fugirá para cavernas em busca de proteção (2.10,19,21). Somente o SENHOR será exaltado (2.11,17). A sequência dos eventos e a terminologia de Isaías 2.21 são surpreendentemente semelhantes a descrição do sexto selo de Apocalipse 6.16-17.
    Isaías 13.1-8 fala sobre DEUS utilizando a Babilônia como instrumento de sua indignação para a destruição de Israel (13.5-6). Isto lembra uma das consternações de Habacuque com a possibilidade de DEUS fazer tal coisa (Hc 2.1-4). Isaías tinha o DIA DO SENHOR em mente (13.6), muito embora ainda faltasse 100 anos para o tal dia, que chegou quando a Babilônia destruiu Judá em 586 a.C.
    Isaías 13.9-16, contudo fala sobre implicações para o futuro distante: distúrbios cósmicos (13.10,13; Mt 24.29; Ap 6.12-13; Jl 2.31) e o julgamento de toda a humanidade (13.11; leia 2.11-12). A ênfase em questões mais imediatas volta em 13.19-22, onde Isaías descreve o final da Babilônia. Continua...

    ResponderExcluir
  93. Fernando A. Lima, (tenho lido esse Blog). Fiquei curioso pelo Pós-Tribulacionismo; já ensinei o Pré-Tribulacionismo, mas devemos ter as mãos limpas para estudar a Palavra sem os "óculos teológicos". Postei algo que possa lhe interessar em meu Blog. Fique à vontade para publicar aqui. Só lhe peço que cite a fonte; Ok? Fica na paz

    http://pastorfelipemiranda.blogspot.com.br/2014/05/a-ligacao-entre-conquista-de-jerico-e-o.html

    Pr. Felipe Miranda

    ResponderExcluir
  94. Fernando A. Lima, (tenho lido esse Blog). Fiquei curioso pelo Pós-Tribulacionismo; já ensinei o Pré-Tribulacionismo, mas devemos ter as mãos limpas para estudar a Palavra sem os "óculos teológicos". Postei algo que possa lhe interessar em meu Blog. Fique à vontade para publicar aqui. Só lhe peço que cite a fonte; Ok? Fica na paz

    http://pastorfelipemiranda.blogspot.com.br/2014/05/a-ligacao-entre-conquista-de-jerico-e-o.html

    Pr. Felipe Miranda

    ResponderExcluir
  95. Graça e Paz, Fernando Lima,

    Desculpe minha franqueza, mas as colocações do Sr. George no debate, tem sido um tanto desconexas, com a realidade dos fatos escatológicos.

    É impossível um pregador principalmente de Escatologia, "não admitir que existe Vinda de Jesus, antes do cap. 19 do Apocalipse". Basta comparar o cap. 6:12 com o de Mat. 24:29,30 e 31, que ele verá aí a próxima Vinda do Senhor!!!
    Apocalipse 6:
    12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
    13 E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
    14 E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
    15 E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
    16 E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, E ESCONDEI-NOS DO ROSTO DAQUELE QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO, E DA IRA DO CORDEIRO;
    17 PORQUE É VINDO O GRANDE DIA DA SUA IRA E QUEM PODERÁ SUBSISTIR?

    Outra coisa: O George diz:
    Quando Cristo descer à terra, ele destruirá os exércitos do anticristo, juntamente com ele e o falso profeta e após 75 dias da Sua Vinda estabelecerá o Milênio (?).
    --------------------------------

    Será que o cidadão poderia me apresentar livro, capitulo e versículo da tua cronologia???

    Abraços

    ResponderExcluir
  96. Quem disse que MATEUS 24 não se refere à Igreja? Claro que sim! Afinal DISCÍPULOS de Cristo (representam a IGREJA e não Israel). Veja para quem Jesus disse essas palavras logo no verso 3: (Mateus 24:3) "E, estando [JESUS] assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele OS SEUS DISCÍPULOS em particular, dizendo:Dize-nos,
    1 - quando serão essas coisas,
    2 - e que sinal haverá da tua vinda
    3 - e do fim do mundo?

    Essas 3 perguntas são respondidas aos DISCÍPULOS de Cristo inclusive, ao se referir à IGREJA através dos discípulos, Ele diz: "Então eles OS ENTREGAÇÃO para serem perseguidos e condenados à morte, e VOCÊS serão odiados por todas as nações por minha causa." Mateus 24:9

    * Fernando, meu Blog: www.pastorfelipemiranda.blogspot.com.br

    Me envie seu endereço de e-mail ou Skype, pois preciso lhe passar um resumo de apocalipse nessa visão Pós. meu e-mail: pr.felipemiranda@hotmail.com

    Pr. Felipe Miranda

    Fiquem na Paz

    ResponderExcluir

Seguidores